domingo, 21 de abril de 2013

Como curar uma depressão

Hoje passei o dia morta de sono. Sem energia. Pouco animada. Não sei se terá sido por dormir pouco. Não sei se terá sido por ele sair de casa com o sol a nascer e saber que só o vejo depois de o sol se pôr. Se terá sido por acordar cedo e enfiar-me numa sala com mulheres lindas e magras todas com bebés.  Não sei se estava com uma crise existencial, do estilo "quem sou eu, o que quero, para onde vou". Devia ter ido correr para animar, devia ter ido até à praia ou andar de bicicleta para recuperar energias e apanhar um bocado de Sol. Devia ter ligado uma música animada ou tentar combinar alguma coisa. Não - meti-me na cama de tarde, dormi uma sesta (inédito!) e pus os meus pais a perguntarem-me mil vezes se estava bem, porque este não é, de todo, comportamento normal em mim.
- Estás caladinha.
- Estás apática.
- Que tens?
- Estás branca.
- Parece que estás sem energia hoje!
Ok. Ok. Percebi. Mas deu-se o milagre. Dormi a sesta e acordei nova. Ou terá sido o Benfica a ganhar? Ou o Big Brother? O que é certo é que hoje percebi pela primeira vez os benefícios da sesta. Deitei-me uma pessoa apática e cheia de dúvidas existenciais e, passada uma hora, era uma pessoa com vontade de rir novamente e animada. E lembrei-me tanto do meu avô materno. Lembro-me de chegar a casa dos meus avós à hora de almoço, almoçarmos os três a ver as notícias, conversarmos todos um pouco e, de seguida, o meu avô resmungar um "até já". Todos os dias, religiosamente, dormia a sesta. Trinta minutos. Sempre. Trinta minutos apenas chegavam para regressar sorridente e dez anos mais novo. Hoje finalmente percebo-o.

Entretanto, para quem estiver a rir-se com o Big Brother, venha ajudar à festa aqui no Facebook. Precisamos todos de animar e não há nada como um Big Brother para isso.

2 comentários:

  1. Eu sou defensora da sesta, acho que todo o mundo devia adoptar a tradicão espanhola

    ResponderEliminar
  2. Ai, o que eu gostava das minhas sestas, principalmente ao Domingo. Agora que tenho um bebé, acabaram-se... deve ser das coisas que mais falta me faz.

    ResponderEliminar