segunda-feira, 8 de abril de 2013

Decido eu ou decides tu?

Todos os anos é a mesma dúvida: qual vai ser o destino de férias? Temos que conciliar os destinos mais românticos com as férias em família, ou ainda com os lugares que queremos conhecer com os amigos. Num bom ano, os astros estão alinhados e conseguimos estar um pouco com todos: tiramos uns dias para fazer umas férias a dois, outros dias para estar em família, e ainda conseguimos passear um pouco com os amigos. Com a família, a decisão costuma recair sobre os pais, o que facilita todo o processo.

Os processos mais morosos costumam sempre, portanto, as escapadas românticas e as férias em grupo. As datas, o destino, as agências de viagens, o orçamento, e o programa têm que agradar a todos. Depois, aqui em casa, costuma funcionar assim: eu sugiro meia dúzia de destinos "de sonho", descrevo os lugares que desejo ardentemente conhecer desde que nasci (sim, admito que costumo exagerar na descrição dos destinos), e apresento orçamentos que vi, por alto, na internet. Cortamos logo três das propostas, ou porque os valores são exorbitantes, ou porque entretanto estalou lá uma crise qualquer, ou porque nos apercebemos que é uma má altura do ano para viajar até lá. De seguida, tentamos perceber, em função do tempo disponível e do orçamento, aquele destino que se adequa àquilo que realmente queremos. Por norma, tenho a sorte de poder dizer que a última palavra costuma ser minha - mas não se iludam, porque acho que o faz, não por simpatia, mas porque prefere que seja eu a tratar das burocracias. Espertinho...

Os destinos podem ser "cá dentro"- tanto podemos ir até Odeceixe, Vilamoura, Gerês (dos meus sítios preferidos no país) ou Alfândega da Fé, - como podemos meter-nos num avião e ir conhecer algum destino novo. Este ano? Vai começar agora o debate. O que sei previamente é que não quero embarcar em grandes despesas, sinto que não é altura para tal. Mas também quero conhecer uma grande cidade e apanhar um sol. Vamos lá ver o que arranja. E vocês, já têm destino de férias?

12 comentários:

  1. este ano já gozei as minhas férias de eleição (Japão)...

    a ver se sobra alguns trocos para lá para outubro fazer uma escapadinha...

    ResponderEliminar
  2. Japão? Está no topo dos meus destinos de sonho.
    Que tal, Sandra? Aconselha?

    ResponderEliminar
  3. Tenho amigos que vão fazer a volta ao mundo em 40 dias. Já eu vou acompanhá-los... pelo Google Maps.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo14:21

    Eu e ele já decidimos o nosso destino das férias deste ano, algo adequado à actual conjuntura, com um destino diversificado mas com uma praia à mistura!! ;-) estou só à espera que os nossos amigos se decidam se nos acompanham!! *** R.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo14:30

    As minhas férias são as de sempre: Madeira... faça férias cá dentro. Confesso que já ando fartinha disto, mas para quem não conhece aqui fica a dica. Bjs

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15:07

    Sul de Espanha, mais barato- alojamento e restauração

    ResponderEliminar
  7. Eu não costumo ter férias a não ser por convite dos pais do meu namorado, por isso o destino é sempre o que eles escolhem e agradeço sempre muito por isso!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo18:19

    Milão e Veneza, em Maio. Em Agosto, férias de praia, possivelmente costa alentejana e Algarve. Em Outubro, Amesterdão ou Barcelona. Adorava ir para outras paragens, ando a sonhar com a Islândia, neste momento, mas para já só mesmo arredores de Portugal, é para o que dá e já não é mau.
    Anabela Dias

    ResponderEliminar
  9. E decides sempre tu. não é verdade?! pois...da-lhes (aos homens) muito trabalho pensarem

    ResponderEliminar
  10. Anónimo11:02

    Eu vou no fim deste mês para Cabo Verde, Ilha da Boavista :) Mal posso esperar! Dos destinos com praia, fora da Europa e do Norte de África, é o mais em conta!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Anónimo23:04

    Pessoal do sul venham ao norte que é lindo.
    Matosinhos terra de gente e mar, praias lindas com parque para as crianças
    bons restaurantes de peixe fresco para todos os gostos e para todas as bolsas, pensões residenciais hoteis .muito bons, acesos para se chegar a qualquer destino, a 15 minutos da Póvoa ou Espinho a 40 minutos de Guimarães Braga Barcelos e Coimbra que não fica longe enfim podem ir e voltar no mesmo dia.Temos uma orla marítima que é um colosso, parque da cidade e o Porto, Aveiro,venham nos visitar que não se arrependem.






    .

    ResponderEliminar
  12. Anónimo16:32

    Eu vou começar pela Madeira, e depois talvez Rep. Checa, ou se o verao for fraquinho, um destino de praia.

    ResponderEliminar