segunda-feira, 8 de abril de 2013

Dúvida de etiqueta: chats no contexto profissional

Fui tendo, ao longo da vida, diferentes emails conforme as diferentes finalidades e utilizações: o email do trabalho, o email pessoal que apenas utilizava para efeitos profissionais, o email pessoal de sempre com um nome ridículo escolhido enquanto adolescente, outro email pessoal com nome normal. Acontece que o email pessoal que utilizo para efeitos profissionais acabou por juntar contactos da faculdade, professores, colegas, médicos ou até o meu orientador de mestrado. E o mais estranho de tudo é que muitos costumam estar online no chat do email. Estranho, porque não concebo trocar palavras num chat com pessoas com que só lido profissionalmente. Parece-me demasiado informal. Tal como não troco sms com essas pessoas - telefono -, também me parece demasiado pessoal falar no chat - por norma, o meio de contacto são os emails. Seguindo o mesmo raciocínio, opto sempre por não adicionar estas mesmas pessoas no Facebook.

Não sei o que a Paula Bobone teria a dizer sobre estas minhas regras de etiqueta auto-criadas e auto-impostas, mas são por estas que me pauto, bem ou mal. Para isso, opto sempre por me colocar offline nesse email. Sempre ou quase sempre, porque a verdade é que há dias aconteceu-me levantar o manto de invisibilidade para trocar duas palavras com uma amiga. Falámos um bocadinho, apenas, e já outra janela piscava. Era o meu orientador. Senti-me a corar, como se estivéssemos num lugar demasiado íntimo, no qual não devêssemos estar. Perguntou-me só como estava, muito educadamente. Respondi e devolvi-lhe uma pergunta, também duma forma que me pareceu ser educada. Não obtive mais resposta. Esperei. Nada. Se fosse uma amiga ou amigo, saberia perfeitamente lidar com a situação. Com alguém com que lido apenas no contexto formal, não sabia como reagir. Tinha que desligar.

"Despeço-me? Vai parecer demasiado? Não me despeço? Vai parecer que sou rude?". Tenho, portanto, uma sugestão a fazer aos Senhores das etiquetas e das boas maneiras: acrescentem nos seus manuais dicas de educação nos chats, por favor! Os subtítulos seriam: i) pessoas com que temos confiança; ii) pessoas com que lidamos apenas no contexto profissional. Que tal? Pode ser? Siiim?

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. "Sofro" do mesmo problema, ainda por cima tenho agora um professor-orientador, que como estou a desenvolver um projecto está a acompanhar-me e combinamos diversas reuniões para ver como está o desenvolvimento do projecto, já me enviou sms para o telemóvel a dizer que ia chegar um pouco atrasado, eu fiquei a olhar para o telemóvel, sem saber bem o que responder xD

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que o pior pio quando essas pessoas vêm falar connosco... é na hora de despedir. Cumprimentos? beijinho? Bom fim de semana? Pois... Aí é que está...

    ResponderEliminar
  4. É fácil, basta bloqueares os contactos "indesejados" apenas p o chat. Não sei qual o email q usas, mas normalmente tem esta função. Bjocas ;)

    ResponderEliminar