sexta-feira, 5 de abril de 2013

Eu vou. Alinhas?

Acordei com uma mensagem da minha irmã: "temos um bilhete a mais. Alinhas?"
O bilhete a mais é para uma corrida que se aproxima. Cinco quilómetros. "Apenas?", acrescentarão vocês. "Cinco quilómetros, cinco!!", repetirei eu. A verdade é que tenho corrido, desde há um ano, mais ou menos de forma assídua, mas continuo a não ser grande atleta. Também digamos que, quando comecei, estava no pior nível que possam imaginar. A primeira vez que tentei correr na idade adulta, após anos e anos sem aulas de Educação Física (única altura em que corria), aguentei cerca de dois minutos seguidos a correr, apenas. Lembro-me de irmos os dois e ele insistir comigo "força, tens que correr pelo menos cinco minutos seguidos!!". Para mim, cinco minutos era o tempo que durava uma eternidade. Não conseguia.

Mas se há coisa que não me considero é desistente. Não sou nem quero ser. Tinha metido na cabeça que ia conseguir aguentar mais tempo seguido a correr. A minha meta sempre foi a resistência e não a velocidade, pois nesse campo até me sentia confortável - corria relativamente rápido durante 100 ou 200 metros, mas depois ficava a arfar. Pensei que, se a Rosa Mota conseguia (outra asmática), eu também havia de conseguir. Falei com o meu alergologista - "posso correr?". "Pode e deve", vociferou-me ele. E insistiu que, por ter asma, devia fazer o dobro do desporto de qualquer outra pessoa. O dobro, porque tinha metade da resistência.

Comecei a correr, a insistir, a tentar ultrapassar o cansaço, a tentar controlar a respiração e a mente. Continuava a aguentar seguido apenas um cinco minutos. Mas passados dois dias estava de volta à estrada a tentar aguentar seis. E passado uns dias, sete. Hoje, um ano depois, continuo a não ser nenhuma atleta. No entanto, tenho orgulho em saber que já consigo correr trinta minutos seguidos, quando estou inspirada. Há dias que correm pior, mas forço-me a melhorar. Phones nos ouvidos, ligo a minha música e tento melhorar a última prestação. Apesar de tudo, entrar numa corrida continua a ser talvez demais para mim. Sei que são só cinco quilómetros, mas tenho medo de ser esmagada na multidão, ou empatar os restantes membros da equipa. Assim, é algo a ponderar nas próximas horas... Ir ou não ir? Eis a questão.

7 comentários:

  1. Vai. Fazes 30 minutos a correr. O resto fazes a pé. Quando faltarem 10 metros corres outra vez para a fotografia.

    ResponderEliminar
  2. Força nisso Pippa, medo de quê? Não te inibas. :)

    ResponderEliminar
  3. Guigas14:34

    Ir, claro!!! Sem hesitar! :P

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:31

    Porto ou Coimbra?
    Eu vou à segunda :)

    ResponderEliminar
  5. Claro que é para ir!!! Quando não conseguires correr mais,vais a andar :)O importante é cortar a meta.
    http://mysweethearthome.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Ir, como é óbvio! Se já teve tanta força de vontade.. se andar um bocadinho a meio não tem problema nenhum! Se teve força de vontade para ir aumentando a sua resistência ao longo do tempo também tem força de vontade para tentar fazer a corrida, mesmo que pare umas quantas vezes..
    Espero que vá! Boa sorte!

    ResponderEliminar
  7. Eu amanhã supostamente também vou correr os "5 km mais felizes". Mas algo me diz que no fim da corrida a felicidade vai ser pouca x)

    ResponderEliminar