segunda-feira, 8 de abril de 2013

"Nunca fales de política, futebol ou religião"

Disse eu a mim própria quando comecei a escrever este blog. O que é certo é que já falei de futebol e de religião. E, estes dias, ando cheia de vontade de discutir aqui política. Tento controlar-me por um simples motivo: criei o blog para ser um "sítio feliz", um espaço descontraído e optimista, como eu própria tento ser. Assuntos mais pesados, temas sérios, stress, muito stress, prazos a cumprir, ou cabeças a fumegar são comuns num dia de trabalho, por isso aqui neste espaço tento apenas relaxar e criar uma espécie de "bolha de felicidade". O mesmo princípio sigo com amigos que não partilham das minhas visões políticas, futebolísticas ou a nível de religião - opto por não tocar nesses temas ou, pelo menos, tocar apenas o mínimo possível.

No entanto, preciso apenas de fazer um desabafo, sob pena de ser assolada por um bloqueio criativo, e não conseguir pensar em mais nada para escrever. E o desabafo é: eu gostei de ouvir o Pedro Passos Coelho ontem. Gostei da convicção do discurso. Gostei que afirmasse peremptoriamente que, apesar do duro revés, não pretende aumentar a carga fiscal. Gostei que acrescentasse que não pretende recorrer já ao segundo resgate. E não vislumbrei qualquer vitimização no seguimento da decisão do Tribunal Constitucional, mas sim a forte convicção de quem acredita realmente no que diz. E Pedro Passos Coelho acredita (tal como outros juristas, até porque há sempre interpretações para todos os gostos) que as normas do Orçamento de Estado para 2013 em questão não eram inconstitucionais. Há aí alguma tentativa de se vitimizar? Se há, não a vi, lamento. E gostei de o ouvir, tal como gostei (muito) hoje de ouvir o 1.º Vice-Presidente do PSD, Jorge Moreira da Silva, a responder às declarações do José Seguro. Nos antípodas disto, as declarações deste último, e o comentário de ontem do José Socrátes pareceram-me típicas de quem cá está alheado da realidade.

Pronto. Desabafei. O blog regressa à normalidade, ao modo descontraído e aos temas mais comuns, dentro de momentos. ;)

28 comentários:

  1. Uma boa discussão política também anima a vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é verdade! Vamos ver se hoje isto anima, então. ;)

      Eliminar
  2. Acho que quando se fala em futebol se deve dizer qual o clube de que se é adepto.
    Acho que quando se fala em religião se deve dizer qual a própria religião.
    Acho que quando se fala em política se deve dizer se se é ou não militante e de que partido e qual o partido em que se votou nas últimas eleições.
    Estou à espera :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que não. ;)

      Eliminar
    2. Agora um pouco mais a sério. Eu não o ouvi. Aliás, fiz questão de não o ouvir. Mas acredito que, quem o tenha em boa consideração, tenha ouvido boas coisas, uma boa atitude. Do mesmo modo, quem o deteste terá ouvido tudo de mau e que se estaria a fazer de vítima. Eu acho que a generalidade das pessoas ouviram o que queriam ouvir. Tal como eu, que desliguei a televisão passados dois minutos de ele começar a falar.
      E agora a declaração de (des)interesse: não sou militante de nenhum partido; votei no CDS e estou moderadamente arrependido.

      Eliminar
  3. Eu prefiro nunca falar...a menos que esteja quase quase a sufocar com o que me apetece dizer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje eu estava quase... ;) Mas tão cedo não volto ao tema.

      Eliminar
  4. Ah não me importo nada quando ouço falar de política, sempre e quando não me tentem convencer de nada. É como falar de religião :)

    Mas confesso que não acredito numa única palavra ou perdigoto que saia da boca de um político. Zero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não tento convencer ninguém, mas neste dia só pensava nisto, tive que desabafar. E fiquei logo outra! ;)

      Eliminar
  5. Anónimo09:28

    Olá Pippa, concordo inteiramente consigo. Apesar de estar muito desiludida com a generalidade dos políticos, acho que o PPC teve um bom discurso, adequado à realidade que atravessamos, sem demagogias. O grande problema dos governos PSD foi sempre esse, não saber comunicar, não ter nenhuma máquina a trabalhar para fora, para a opinião. Não diz o que as pessoas querem ouvir. Espero que tenham coragem, de uma vez por todas, tocarem nos pontos essenciais e derrubarem os interesses que tanto têm prejudicado o nosso país e comprometido o nosso futuro. Para isso têm que correr com muitos barões e com tudo o que isso implica, interesses, corrupção, favorecimentos pessoais e partidários e muitas coisas mais... Acho que neste momento já estou a delirar, com o impossível.... RCM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com a parte da falta da máquina de comunicação: fazia falta. Muita. Porque a forma é mais importante que a substância, para muita gente.

      Eliminar
  6. Os blogs deveriam ser para falar sobre tudo o que nos apetece.
    Trata-se apenas da opinião pessoal de cada um e ninguém deveria "stressar" por causa disso! Neste caso é a tua opinião e há simplesmente que respeitar :)
    Quanto a este tema, sou da opinião que a actuação do TC tem sido de quem não compreende a verdadeira situação a que o País chegou e que infelizmente neste momento está dependente da ajuda externa, pelo que tratar as regalias dos funcionários públicos como algo de intocável não me parece uma política correcta e com futuro para o País.
    Apesar disso, sou da opinião que o Passos Coelho tentou sacudir a água do capote quanto a potencial adopção de medidas futuras em função da decisão do TC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, é só a minha opinião. Vale o que vale.
      E se não servir para mais, serviu para confrontar com as vossas opiniões e espicaçar-vos. :)

      Eliminar
  7. Não gosto dos discursos de Pedro Passos Coelho. Ele fala, fala e não diz nada. Leva muitos minutos a adormecer as pessoas para depois dizer aquilo que importa. Além disso revela pouca segurança. Quando falou no Domingo (curiosamente - ou não - minutos antes de um jogo de futebol) gaguejou muitas vezes. E nunca tem culpa de nada. A culpa é sempre dos outros. E o que me leva a não gostar dele e de tudo aquilo que faz é o facto de não cumprir com quase nada do que cumpriu no programa eleitoral. Faz o oposto e culpa o anterior governo. Isso é o mais fácil de fazer.

    Também acho que ele empurrou os problemas todos para o TC. Ou seja, se isto ficar ainda pior e não houver mais dinheiro para ninguém será por culpa do TC e não do governo que fez dois orçamentos inconstitucionais, sendo que um deles ainda conseguiu luz verde por parte do TC. Há que salientar que juristas indicados pelo próprio PSD são da opinião de que o orçamento é inconstitucional.

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno, Bruno, Brunooooo.
      Vamos concordar em não concordar? ;)
      beijinho

      Eliminar
  8. Bom...a verdade é que não há alternativa suficientemente credível. E se falarmos de responsabilidades: a A.R. tem o dever de fiscalizar as acções do governo, o Cavaco já tinha tido um governo muito contestado mas foi eleito outra vez como P.R. (dois mandatos seguidos), Soares foi eleito quatro vezes (se não me engano), o que também lhe dá alguma responsabilidade na bagagem que arrastamos(sim, porque este problema não surgiu agora qual cogumelo solitário).
    Se continuarmos assim arrisco-me a dizer, com alguma tristeza e grande irritação,que ainda havemos de ter o Sócrates como P.R.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo15:42

    Antes não tivesse desabafado!
    Que desilusão!
    Escreva antes sobre os "outros" temas. Pode ser que me esqueça desta sua escorregadela!
    moz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14:31

      Que estupidez... você paga para ler este blog? Não, pois não... então tem que ler o que a autora lhe dá na real gana escrever. E se não gosta, tem bom remédio, deixe na roda do prato

      Eliminar
    2. Obrigada por me perdoarem por este deslize. :p
      De qualquer maneira, proponham temas e tenho todo o gosto em abordá-los!

      Eliminar
  10. Estudei Direito. O actual Presidente do TC foi inclusive meu professor. A função do TC é aplicar a lei. Não pode estar a olhar p a situação do país, tem de aplicar a lei e mais nada. O problema não está aí.
    O mundo das leis é quase um conto de fadas. E a Constituição é a Terra do Nunca. Depois de terminar o curso, tive de encarar a realidade e cheguei à conclusão que da teoria à prática vai uma longa distância.
    A lei fundamental pura e simplesmente não se aplica, porque existem uma série de outras leis feitas à medida e por quem está no poder e que facilmente contornam a lei-mãe que é a Constituição da República.
    Se a Justiça funcionasse no nosso país, independentemente da decisão do TC, os governantes teriam de arranjar soluções que não violem os nossos direitos. Continuo a dizer: mais do que um problema económico ou financeiro, o problema deste país é um problema de justiça. Se ela funcionasse não estaríamos na situação a que chegamos porque quem endividou e roubou este país estaria agora na cadeia.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Joao16:46

    A CRP temm uma forte conotação socialista, oq é que estavam a espera? A maioria dos portugueses é intrinsecamente socialista porque tem pouco dinheiro. Em PT, economia liberal é quase um sinónimo de inferno. Pedir a um portugues para competir num mercado aberto é como pedir para saltar de uma falésia. Os tribunais vao ter sempre uma posição conservadora em relação às questões e no caso do TC profundamente socialista ou pro direitos sociais. Querem que as coisas fiquem sempre na mesma, como no antigamente. Para se fazerem omoletes é preciso partir algumas cascas. Claro que só um atrasado mental é que gosta deste período de recessão e de austeridade, mas não há outra hipótese. O estado ficou obeso, com demasiadas contas para pagar e agora toda a gente leva com isso. Há que cortar e claro que dói. Mas há alternativa realista? E sublinho o realista, porque se me dizem que a alternativa é o programa de governo do PS então vou ali e já venho..

    ResponderEliminar
  12. Quando escrevo sobre política, que é usando já não aguento mesmo mais, há sempre alguém que vai para lá enxovalhar-me e até insultar-me. Mas eu fico aliviada e durmo com a consciência tranquila. :)

    ResponderEliminar
  13. Pippa escreva! Escreva sempre! Este blog é seu não é?! Quem não quiser ler passa para o post seguinte!
    Escreve-lhe uma socialista que ouviu em deferido ( pk já nem tenho paciência para ouvir em directo) o PPC e achou que estava no mínimo a ser tomada por estúpida! Quanto ao Moreira da Silva nem me aquece nem me arrefece!
    O José Sócrates no Domingo não ouvi. Ouvi e vi algumas partes da entrevista de dia 28 de Março e acho que disse coisas que fez bem em dizer, mas que neste momento não interessam a ninguém (leia-se tudo o que disse sobre o Presidente da Republica) e depois disse outras, que não fez bem em dizer agora, pk ninguém acredita e ainda outras que eu pessoalmente preferia não ter ouvido! Não sou de todo uma anti-Sócrates pk por principio na política não deve existir o prefixo "anti" isso é para o "futebóis" e assim! Mas como socialista não fui apoiante dele em 2005 e mto menos em 2011, mas não vou na cantiga do "Sócrates o "infortúnio" de Portugal! Porque sou uma cidadã atenta, sei o que se passa em Portugal e no
    Mundo e não sou, nunca serei apologista da pura demagogia, do enxurrilho de insultos, e de dizer mal porque todos dizem! São políticos, mas antes disso são homens, pais, maridos, tios, avós de alguém!!
    Gosto mto de a ler, como já lhe disse!
    Escreva....escreva sempre! ;)l

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:09

      pois,,, mas antes de serem tudo o que os designa como pais, maridos, etc, são uma cambada de ladrões e deviam era estar todos presos e com todos os bens confiscados,,paa sentirem o que a maioria dos pais hoje em dia sente ao querer alimentar um filho e não poder.
      O Sr PC é um aldrabão de 1ª, que prometeu mundos e afins e até á data só realizou o inverso( temos é que verificar se a familia dele também sofreu com cortes ou se seguiu o exemplo do Dr. Sócrates e distribuiu aumentos de pensões e subsidios).
      O sr.PP é que agora já tem a pastinha que lhe convinha ( para andar a passear á custa do zé povinho e não dá as caras, nem se esforça por aplicar as medidas que bradava aos sete ventos como os cortes á etnia cigana, que recebe subsidios quase até para respirarem ( como se isso fosse um favor)t~em direitos de isenção para tudo; casinhas á borlinha e aquele que se mata diariamente para receber 500/600 euros ainda sofre cortes para alimentar estas chulices....

      Eliminar
    2. Anónimo16:11

      haaa e com isto tudo,,, Pippa escreva sempre,, viva a liberdade de expressão :)

      Eliminar
  14. Anónimo19:19

    A Pippa é uma jotinha laranjinha, mimadinha etc!
    nunca mais leio este blogue!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou mimada, mas quem fez birra foi o Anónimo. Pois é. :p

      Eliminar
  15. Anónimo02:43

    só por essa resposta continuo a ler ahah

    ResponderEliminar