sábado, 27 de abril de 2013

Os nossos recantos

Ontem era dia de rumarmos até à zona de Alfândega da Fé. No entanto, à última hora surgiram alguns imprevistos e optámos por rumar a uma zona do país que nenhum de nós conhecia bem: a Beira Litoral. E quem diz Beira Litoral, diz, no nosso caso, o Luso, a Curia e a Serra do Bussaco. Ele já tinha ido ao Bussaco, mas eu não conhecia (grande falha, eu sei!!). E, se a zona de Sintra é sobejamente conhecida e elogiada por tudo quanto é Português ou estrangeiro, esta zona é igualmente imponente, mas parece ter caído um pouco no esquecimento. É pena!

Na Curia conhecemos o Palace Hotel, que teve o seu esplendor no início do século XX, na década de 20 e 30. Mal avistámos o Hotel, com a sua entrada solene, marcada pelo vasto jardim à francesa e o lago, imaginei reis, rainhas e toda a realeza a rumar às famosas termas. Imaginei-os a saírem na Estação com as suas aias e criados, e a fazer depois o mesmo percurso que nós. O Hotel respira História, Passado e imponência. Sentimo-nos mínimos perante a fachada altíssima e os seus vitrais, ferros forjados e bustos alinhados elegantemente esculpidos. A entrada do Hotel tem uma impressionante escadaria em caracol, o ascensor em madeira e o relógio onde, antes de nós, tantos viram já o tempo passar. Sei que também também um spa, mas não visitámos. Cá fora, vimos ainda a Piscina Paraíso - a primeira piscina daquela dimensão no País quando foi inaugurada -, os estábulos, e tivemos ainda contacto com os animais. Quando os vi, gritei logo "Bambi!!", mas ele fez-me o favor de corrigir (maldito National Geographic que o tornou um perito em animais do pior): "Não é um veado, é um gamo. Repara nas pontas dos galhos, são uma espécie de mão. Além disso, são mais pequeninos." Mas para mim ficaram Bambi na mesma. Quando me consegui arrastar de ao pé deles, fomos ainda visitar as cabras, as galinhas, o perú, os faisões, e, por fim, os cavalos. Apetecia-me ficar ali a viver, mas não podia ser.

Depois, viajámos para o Bussaco. Perdemo-nos na Serra, no cheiro a natureza (tão bom!!) e aproveitámos para conhecer também o Palácio Hotel em estilo Neo-Manuelino - se o meu trabalho de casa não me atraiçoa. Se, na Curia, imaginava a realeza a fazer o mesmo percurso que eu, décadas antes, aqui imaginei logo contos de fadas, romances e muitos passeios dados de mãos entrelaçadas, no meio dos jardins. Ali, vive-se amor. Comentei isso com ele. Respondeu-me: "um dia celebramos aqui as bodas de prata, que dizes?" Pois digo que sim, claro.

Adorei o dia. Adorei conhecer um Portugal que não conhecia. E aconselho o percurso a todos! Fui dormir com o coração mais preenchido, porque foi realmente um dia de conto de fadas. Mas vou deixar que as fotografias falem por si.
Todos os caminhos vão dar onde...? Ao Luso, claro está. Esqueçam Roma!
O sítio das comemorações das minhas bodas de prata. Já me imagino na varanda, com um vestido de manga comprida, claro - que nessa idade não vai haver braços tonificados para acenar aos convidados.
Esquecem o bailado. O "Lago dos Cisnes" está aqui na Curia. Abençoado e tudo, ora reparem na luz.
Rosas de Santa Teresinha. Acho-as tão fofinhas!
Imaginei a realeza a preparar-se para mergulhar na piscina vestida a rigor, com os seus fatos de banho devidamente
tapados até aos pés - que respeitinho era muito bonito.
Este caminho cheirava tão bem, que dava vontade de enfrascar o ar  e trazer para casa.
Uma miúda qualquer que por lá andava a explorar o bosque. Ah esperem, era eu.
"Cucu! Sou um gamo e não um veado, mas chamem-me Bambi, que eu não sou esquisitinho."
Com o pôr-do-sol, o Hotel ganhou uma luz ainda mais bonita.
Para todo o lado onde nos virávamos, a cor era esta.
As pedras pediam: "Não colha flores ou ramagens". Cumprimos!
Não conseguem ver a realeza e os burgueses todos pimpões a fazer este percurso?
"Yamie, comidinha."
"Chega de fotografias. Vamos embora!"

2 comentários:

  1. O Luso é lindo lindo lindo de se ver!!! Adorei :)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:13

    Buçaco ou Bussaco? Podes dizer das duas maneiras mas a mais aconselhável é Buçaco!

    ResponderEliminar