sábado, 6 de abril de 2013

Pão com queijo

Os almoços/ lanches com os meus antigos colegas eram sempre interessantes e com temas diversificados. De vez em quando lá vinha um tópico a debate e cada um tinha que dar a sua opinião, mais ou menos séria. A verdade é que em trabalho poucas palavras trocávamos - tínhamos sempre muito trabalho, deadlines a cumprir e mal tínhamos tempo para respirar - mas estas horas eram um verdadeiro escape. Saía sempre do restaurante/ café, de volta ao trabalho, revigorada e bem-disposta.

Lembro-me duma conversa em particular que tivemos sobre um tópico idiota que nem sei como começou. Perguntou-se o que escolheríamos se tivéssemos que ficar numa gruta e só pudéssemos levar um prato. Um prato, apenas. Enquanto todos pensavam no seu prato preferido, ouve-se um rápido: "pão com queijo!". "Pão com queijo?", perguntámos? "Era isso? Podias morrer ali e a tua última refeição ia ser um pão com queijo?". Ele ria-se. "Sim, perdoem-me não ser uma pessoa requintada, mas era feliz assim. Adoro pão com queijo e adoro ao ponto de saber que nunca me ia cansar. Doutros pratos melhores sei que me ia cansar. O segredo está na simplicidade."

O pão com queijo vem-me muitas vezes à cabeça. Quando alguém me fala de alguém, que é lindo e espectacular, inteligente e requintado, e viajado, e isto e aquilo, penso no pão com queijo. Afinal, se tivermos que viver para sempre com alguém, vamos querer alguém que adoremos, mas também que nunca canse, certo? E julgo que o segredo estará realmente na tal simplicidade. E, sim, o meu amigo é um poeta e acho que ele nem sabe a profundidade daquilo que disse.

E para vocês, qual seria o vosso prato eterno? ;)

12 comentários:

  1. Deve ser por isso que por vezes se vêem homens fantásticos com namoradas/mulheres que são autênticas songamongas. Simplicidade sim, mas simplórios(as) não. Há que ter algum requinte, inteligência, humor e carácter nas doses certas.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do texto, disse muita coisa importante em poucas palavras! Eu preferia pão com fiambre =)

    ResponderEliminar
  3. Avho que me vou lembrar sempre do pao com queijo tambem :)

    ResponderEliminar
  4. Eu sou tão feliz a comer uma tosta de queijo...

    ResponderEliminar
  5. Pois, Pippa, mais uma vez gostei imenso do seu texto, da forma como começa e da "analogia" que estabelece com a relação homem/mulher. Assim sendo, o meu prato eterno seria viver com alguém que me adorasse para que eu o pudesse adorar também... Mas nem sempre a vida nos corre de feição... Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Cerelac ou Muesli. Cerelac, eu como todos os dias de manhã. Muesli, como sempre que o Cerelac acaba. E não me canso.

    Romântico à Forca

    ResponderEliminar
  7. Por acaso adoro pão com queijo, mas possa, eu queria ter lá na gruta era sushi isso sim..adoro...disso nunca me farto, ou porque não como o que gostaria por ser um cadinho caro...ahahah bjoka

    ResponderEliminar
  8. Special K com leite ou Cerelac. Forever!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo19:25

    Pão torrado com manteiga. E mozzarella com oregãos (se há coisa que adoro é comer torradas com mozzarella derretida, polvilhada com oregãos)

    ResponderEliminar
  10. Eu e o teu amigo somos almas gémeas. Juro.

    M.

    ResponderEliminar
  11. Adoro a simplicidade com que escreves que de tão simples que é nos faz pensar em certas coisas e reavaliar o valor que damos a certos momentos, que se calhar não são assim tão banais quanto isso! Inspirador, de facto ;)

    http://sophiedamoda.blogspot.pt/

    ResponderEliminar