quarta-feira, 17 de abril de 2013

Quando gostam de nós...

Hoje tive uma reunião antes do almoço. E foi daquelas que correm tão bem que, quando olhamos para o relógio, já passaram três horas e ninguém reparou. Confesso que, para mim, o único indício da passagem do tempo tinha sido um ronronar do meu estômago, que começou a dar um ar da sua (des)graça lá para o final. E a reunião começou bem desde o primeiro segundo, ao abrirem-me a porta: a outra mulher presente tinha uma camisa igual a uma que eu tenho - felizmente não fui com ela vestida. Senti logo uma certa empatia. Sentámo-nos, pegámos nas respectivas agendas e eram iguais. Mesma cor e tudo. Sorrimos. De seguida, cada uma pegou na sua caneta. Iguais. Mesma marca, cor e modelo. Não resisti e gracejei um "tem bom gosto". Arrependi-me logo de ter falado, mas ela riu-se de forma tão genuína e descontraída que o meu embaraço por ter verbalizado o pensamento, sem querer, foi ultrapassado.

A nós juntaram-se mais pessoas. Conversámos bastante tempo e, a dada altura, alguém perguntou em que dia calhava a última Quinta-feira deste mês. Ora, eu, que sei sempre quando são os feriados com meses de antecedência, qual típica Portuguesa, gritei logo um estridente "Calha num feriado, temos que  antecipar para Quarta-feira, dia 24!". E, enquanto escrevo isto, horas mais tarde, percebo que a reunião correu mesmo bem e que realmente houve empatia, porque o comentário do homem mais velho, em resposta à minha rápida constatação foi um simpatiquíssimo "Muito bem, estou impressionado! Fez rápido as contas. Mulheres que sabem contar é raro, nos dias que correm."

Pensem comigo: quem é que não sabe que para a semana é feriado na Quinta-feira? Quase toda a gente sabe antecipadamente, certo? A minha resposta foi algo normalíssimo, pelo que constato apenas algo muito simples: quando gostam de nós e estamos em estado de graça, tudo o que dizemos é acertado. E acho que foi isso que aconteceu hoje. Se não gostassem de mim, tinham pensado o contrário "Feriado? Olhem esta, já sabe os feriados de cor. Aposto que não quer é trabalhar" - sim, porque, infelizmente, é assim que muitas vezes as pessoas são: confiam na primeira impressão, apenas e, a partir daí, analisam todo o comportamento do interlocutor em função da imagem que criaram. Com estes, é preciso apenas ter sorte e cair em graça! ;)

8 comentários:

  1. Já dizia o ditado "mais vale cair em graça do que ser engraçado". E é bem verdade!


    Cafezinha
    querocafecomleite.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente. É preciso é ter sorte com as pessoas com que nos deparamos. :)

      Eliminar
  2. Anónimo02:17

    Tens uma vida boa :) Gosto da escrita

    http://deporcaaprincesa.blogs.iol.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!! A vida é normalíssima. Nem todos os dias são como este. ;)

      Eliminar
  3. Ahaha, que giro. Adoro coincidências :) Se bem que não iria achar piada a estar numa reunião com uma camisa igual à de outra mulher...

    Aproveita essa fase :)
    Beijinhos Pippa <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também foi estranho ver! O que vale é que não a vesti ontem. Uff!

      Eliminar
  4. Ainda bem que correu tudo bem =)

    ResponderEliminar