sexta-feira, 5 de abril de 2013

Quero ser agricultora*

Lembram-se da D. Adélia (aqui)?

Pois eu tenho-me lembrado imenso dela nesta última semana. Tudo começou quando fomos ao Leroy Merlin comprar uns cabos e outras cenas cujo nome desconheço. Ele andava entretido a escolher o melhor cabo e a melhor "cena" para esconder o fio do televisor e eu sentia-me um peixe fora de água - não percebia nada do que via à volta. Até que algo me chamou a atenção: um cantinho com um jardim cheio de plantas! Fui até lá, quase que hipnotizada. Nunca liguei muito a plantas, mas pareceram-me mais convidativas que aquele labirinto confuso com mil cabos todos iguais.

Quanto lá cheguei, ele era frutos vermelhos, ele era ervas aromáticas, ele era todo um mundo novo ali arrumado naquele pequeno jardim/horta. E veio-me à memória a D. Adélia, minha antiga empregada, a tratar da minha floreira de casa, a plantar flores, a regar com carinho e a tornar a minha casa um sítio mais florido. Subitamente, fiquei com um desejo enorme de tentar repetir a façanha dela. Fiquei com um desejo enorme de criar um canteiro com salsa, tomilho, manjericão, hortelã, alecrim ou ainda frutos vermelhos, tudo bem dividido e organizado. Apesar de não perceber patavina do assunto (e, como tal, perdoem-me os entendidos que tiver dito aqui algum disparate), julgo que não será nada que, com algum estudo, não consiga. Adorava poder dizer que tinha uma casa em parte auto-sustentável, mesmo no meio da cidade. Já alguém experimentou algo do estilo? E que tal?

Quem sabe se, num futuro próximo, não vos posso mostrar fotografias parecidas com estas:

* Nota: se correr bem e sobrar, prometo também posso mandar umas ervas aromáticas ou frutos vermelhos excedentários ao Sr. Romântico à forca, que anda hoje a cravar morangos publicamente no seu blog, e há que ser solidário com os outros.

7 comentários:

  1. Eu quero um cantinho destes há imenso tempo. Mas no meu apartamento não dá, porque nem sequer varandinha tenho. Mas na casa da mami já lá fiz a minha horta de ervas aromáticas! Espaço é coisa que não lhe falta, e ela dispensou-me um cantinho ;)

    cacaucaramelo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Parece-me uma boa ideia =) Eu perco a paciência com essas coisas sensíveis muito rápido por isso nunca me dediquei a elas!

    ResponderEliminar
  3. Para algumas ervas aromáticas qualquer parapeito de janela com sol chega. Como aqui em casa só a hortelã sobrevive, ele é hortelã na sopa, nas sobremesas, na sangria, no risotto...
    Já tentei salsa, coentro e manjericão mas essas insistem em morrer.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23:57

    Adoro a ideia, força nisso :)
    Depois queremos novidades (e fotos :p), pelo menos eu quero eheh
    Eu não moro numa cidade, por cá há mais espaço para ter um pouco de tudo, mas gosto muito das opções para quem vive no meio da cidade.
    Raquel P.

    ResponderEliminar
  5. Sempre tive essa vontade também!! Mas nunca tentei realizar porque temo que não vá ter muito jeito para as plantinhas :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  6. Anónimo11:25


    Ideias para a sua ideia :)
    http://stufaconcept.com/
    boa sorte!

    ResponderEliminar
  7. Olá,deixo aqui este blog onde fala precisamente desta sua ideia http://eupoupomais.blogspot.pt/2013/04/dica-10-passos-para-criar-sua-horta-no.html?m=1

    ResponderEliminar