segunda-feira, 29 de abril de 2013

Serviço público

Geralmente não falo de marcas aqui, mas hoje vou abrir uma excepção. E vou abrir uma excepção, porque me parece uma espécie de serviço público. E porque, se não tivesse acontecido comigo, nunca adivinharia, nem teria onde me informar.

Pois então vamos lá à história. Em minha casa, somos clientes ZON há muitos anos. Há tantos anos que já nem os consigo contar. E fomos sendo uns clientes felizes e satisfeitos com o serviço prestado. No entanto, há dois meses, fui confrontada com a publicidade à Campanha Tv Net Voz Vodafone RED (a €24,90) e comecei a ficar intrigada. Fui consultar o site e percebi que podia ter maior tráfego de internet (30Mbps, quando eu tinha apenas 12), continuar com telefone fixo ilimitado e ter mais de 100 canais por praticamente metade do preço. Sim, porque eu estava a pagar €40,60 por mês!!

Fui à Vodafone, consultei as condições e fiquei convencida. Liguei logo para a ZON apenas para cancelar o serviço.
- Boa tarde. O meu número de cliente é o xxxxx, e estou a ligar para cancelar o contrato.
- Boa tarde. Pode dizer-nos os motivos que a levaram a pretender cancelar o contrato?
- Sim, claro. Estou a pagar €40,60 e descobri que na concorrência posso ter o mesmo serviço por €24,90. Refiro-me à Vodafone.
- Bem, pelo que vejo é uma cliente antiga. Será que pode aguardar um pouco em linha para lhe apresentarmos uma nova proposta? Gostamos de manter os nossos clientes satisfeitos. (...)
Lá esperei uns minutos. Ofereceram-me, pela mesma mensalidade, 100Mbps, possibilidade de recuar no tempo 7 dias, possibilidade de gravar os programas, etc etc. Recusei e insisti que a minha intenção era poupar. Quanto aos serviços de que dispunha, podia manter o que tinha. Pensei que o assunto tinha ficado encerrado e aguardei o cancelamento do contrato.

Passado uns dias, ligaram-me.
- Boa tarde. Estou a falar com a Pippa?
- Sim, é a própria.
- Queríamos apresentar-lhe uma nova campanha. Tem cinco minutos?

Eu tinha os cinco minutos. E cada minuto valeu a pena. Resultado? Vou passar a pagar €25,90 por mês. Com 147 canais. 30Mbps. Telefone fixo ilimitado. Possibilidade de recuar no tempo 7 dias, para ver os programas que quiser. Cartão MyZon, para ir ao cinema. Possibilidade de aceder aos HotStop da Zon de graça. E ainda uma funcionalidade qualquer para aceder ao telefone fixo no computador, mesmo no estrangeiro, e ligar desse número de graça - tenho que estudar esta opção, que não percebi bem como funciona. E estou a contar isto tudo, por um motivo muito simples: que eu saiba, esta promoção não foi divulgada em lado nenhum!! Eu ia pagar €40 até ao fim da vida se não ligasse para lá a chateá-los. Por isso, caso estejam na mesma situação que eu, peguem no telefone... Acho que vale realmente a pena!

12 comentários:


  1. Isso são campanhas de retenção de clientes, Pippa. Por isso não são divulgadas. Porque ainda existem muitos clientes antigos que pagam mensalidades como a tua e mais elevadas até e com menos serviços incluídos.
    Mas é sempre bom espalhar a palavra para que essa inforação chegue a mais pessoas :)

    ndnan.blogspot.pt

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  2. O meu problema é que preciso da fibra para ter net em casa, porque caso contrario, não tenho net, ou tenho mas com muitos problemas e vai-se a baixo muitas vezes e às vezes nem consigo ligar mesmo. Pois, vivo numa zona tramada. E já agora, esses 25,90 são só por 3 meses ou é fixo? bjoka

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  3. E já agora Senhora Pippa, para quando um livro seu? Sim, seu, já deveria ter publicado um livro porque sei que iria ser um sucesso. Há tanta gente e publicar livros por tudo e por nada, e até alguns sem muito interesse...você tem muito jeito para isso...pense no assunto....uma beijoka

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  4. Falando por experiência própria, eu estou sempre atenta à concorrência em diversos produtos/serviços de forma a conseguir ter um melhor preço.
    Também sou cliente Zon e quando vejo que na concorrência tem melhores ofertas do que a que me estão a fazer, faço logo uma chamada e rapidamente tentam fazer-me uma proposta de forma a manter-me como cliente. Já percebi que estas entidades preferem não perder o cliente e baixar os preços. Assim nós é que ficamos a ganhar :)

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  5. Anónimo22:57

    OBRIGADÃO!

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  6. Ui! É que é já amanhã que vou fazer o telefonemazinho:)
    Obrigada

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  7. Pois já tinha reparado nessas campanhas de retenção de clientes. Eu tive problemas com a Meo. Quando quis cancelar ofereceram-me logo 50% de descontos nas próximas 3 mensalidades.
    O pior é se quisermos ir viver para o Alentejo, a 100 km de Lisboa. Foi um calvário para arranjar preços minimamente competitivos e agendar instalação.

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  8. Vale sempre a pena reclamar e dizer que se vai mudar para a concorrência =)

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  9. Sílvia Silva02:08

    Eu não sou cliente Zon mas conheço muito bem essa aplicação HotSpot. Estive em NY e utilizei no telemóvel de uma amiga. Trata-se de uma app que se decarrega para o telemovel e depis telefona aprtir da aplicaçao, de qualquer parte do mundo, como se estivesses a falar de tua casa. Resultado de roaming pagas ZERO, caso telefones para a rede fixa podes ficar o tempo que quiseres ao telefone e pagas ZERO. Fiquei fã da app, estive uma semana fora e consegui manter o meu trabalho cá a andar e sem pagar a roubalheia do roaming. Há outra coisa, isto também se aplica a portugal, caso o teu tarifário móvel te cobre pelas chamadas para a rede fixa, podes sempre usar a app e ligar como se fosse de tua casa. Investiga porque vale realmente a pena. Ficou a dica!!!

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  10. Cláudia Sousa16:43

    Este post veio mesmo na altura certa! Li no dia em que foi publicado e fiquei "com a pulga atrás da orelha", pois tinha a certeza que a última vez que "renegociei" o contrato dos meus pais com a ZON tinha sido em Abril do ano passado. Lá fui procurar a folha de instalação e vi que tinha sido alterado a 30 de Abril de 2012. E por coincidência, ontem à noite dois jovens representantes da Vodafone estiveram aqui em casa a apresentar a sua proposta! Hoje resolvi ligar para a ZON, imbuída de um espírito regateiro (:p) para que me fizessem uma contra-proposta aceitável ou cancelava o serviço...qual não é o meu espanto, quando a senhora me aconselha a ligar para o Apoio ao Cliente, em dias úteis (das 9h às 17h) para falar com uma equipa especializada para ver o que era possível fazer (que não trabalha aos fins-de-semana e feriados), porque ela apenas me podia oferecer uma proposta com desvantagens, uma vez que poupava 5€ na mensalidade, mas ficava com menos canais e velocidade de Net* Até ao final desta semana volto a ligar, porque com a SportTV e TV+NET+PHONE, estamos a pagar mais do dobro do que pagavas inicialmente! ** Obrigada pela dica...fiquei com a motivação que precisava para tomar uma atitude!!*

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  11. Telefonei para lá, uma vergonha, só me ofereceram um contrato em que pagava mais 3€ do que pagava actualmente e atenção que o contrato que tenho actualmente é o mesmo que o teu! (sem o serviço timewarp) Acho ridiculo e inadmissivel.
    Pedi a morada para a qual devia enviar a carta com a documentação necessária ao cancelamento. Enfim.

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  12. Anónimo19:27

    BOA NOITE!PELO O QUE VEJO GOSTAO DE PAGAR POR UM SERVICO QUE NAO TEM,OU SEJA AXAS QUE TEM FIBRA E NO ENTANTO TEM E UM CABO DEGITAL.PORQUE A ZONE NAO TEM E NEM NUNCA TEVE FIBRA,OS UNICOS QUE TEM FIBRA SAO A MEO E A VODAFONE.E JA A VODAFONE TEM UM EXCELENTE SERVICO DE FUBRA EU NAO ESTOU ARREPENDIDO DE TER VODAFONE.MAS AXO QUE NAO SE DEVE FALAR MAL DE UM SERVICO QUE NAO CONHECEMOS.E JA SE VOS APARECER COMERCIAS DA VODAFONE A VOSSA PORTA,POR FAVOR NAO OS TRATEM MAL ESSAS PESSOAS SAO ESTAO A FAZER O SEU TRABALHO.NAO FASSAM O QUE VI A POUCO TEMPO UM SENHOR TRATAR MAL UM DESSES COMERCIAIS.PENSSEM NISSO E RESPEITEM QUE TA A FAZER O SEU TRABALHO.

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