terça-feira, 22 de outubro de 2013

22 passos para a felicidade

Felicidade. Todos os dias, ao chegar ao trabalho, cruzo-me com uma pequena frase, “grafitada” por alguém inspirado, que me ordena “sê feliz”. Alguns interpretarão como um conselho. Outros poderão ler como uma sugestão. Eu vejo como uma ordem, e gosto que seja assim – “hey, tu aí!! Sê feliz. Já!”. E, sinceramente, gosto mesmo destas duas palavrinhas que alguém desconhecido me resolveu deixar, a mim e a todos os que por ali passam. “Sê feliz”. E eu aceno, compenetrada, e faço por isso. De qualquer maneira, nem de propósito, ontem uma amiga minha dizia-me que tinha lido um texto com 22 passos para a felicidade e que tinha concluído que não cumpria todos. “Então quais são esses passos?”, quis saber. Resumiu-me os que se lembrava, como termos sempre os mesmos horários, vermos os problemas como desafios, termos a capacidade de sonhar em grande, praticar frequentemente exercício e estarmos rodeados de bons amigos. “Parece-me fácil”, respondi-lhe.
- Fácil? Eu ando com os horários trocados. Não tenho feito desporto nenhum. Qualquer problema é, para mim, uma tempestade. Não podia estar mais longe da felicidade. Para ti é mais fácil, porque és uma otimista.
De qualquer maneira, comecei a pensar naqueles “passos” e pareceram-me demasiado abrangentes e pouco concretos. Para mim, tratam-se, isso sim, de requisitos mínimos para uma vida saudável. Os pilares duma vida mais ou menos normal. A felicidade, para mim, passa por detalhes mais específicos, como ouvir boa música, ler bons livros, ver bons filmes e séries, chegar a casa e ser brindada por saltos e lambidelas pela minha cadela, namorar, viajar, escrever, jantar com os amigos, dançar, ir à praia, uma boa refeição, fazer desporto acompanhada, estar com a família… “Não guardar rancor”, “tratar todos com bondade”, “ver problemas como desafios”, “expressar gratidão pelo que já tenho”, “não procurar culpados”, “viver o presente”…. Digam-me: não fazem parte, isso sim, do mínimo indispensável para uma vida razoável? Ser feliz é, para mim, mais que isso. É cultivar a alma. É cultivar o coração. É desenhar sorrisos. E a vocês, o que vos faz realmente felizes?

2 comentários:

  1. Só te posso dizer Amén, pelas palavras aqui escritas .
    Sempre achei que fosse utópico demais pensar e agir conforme manda a lei da felicidade.
    Não há dúvidas, de que sentimos nos mias levedem levar a vida assim ( não é que não haja problemas, há e muitos por sinal ) .. Mas paz interior é outro nível .
    Bem haja pipa .

    :-*

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:56

    Totalmente de acordo ;) nunca fui pessoa de seguir essas frases feitas e genéricas para ser feliz, assim como nunca leio o meu signo, porque acho sempre que o lá está escrito encaixa em todos em geral. Felicidade são pequenos bocadinhos que podemos considerar "nossos" e só nossos! ***** R.

    ResponderEliminar