quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Alice no país dos livros

Alice Munro nasceu no dia 10 do sétimo mês do calendário gregoriano. E foi também no dia 10 do décimo mês que, 82 anos após aquele dia 10 do seu nascimento, recebeu o galardão máximo da Literatura, o Nobel. Sim, Alice Munro sagrou-se hoje uma escritora mundialmente (re)conhecida, e terá provado aos professores da faculdade que abandonou que o curso de Jornalismo e Inglês afinal se revelaram dispensáveis. Sagrou-se uma escritora mundialmente (re)conhecida e terá provado aos seus vizinhos que ter crescido numa quinta, com um pai agricultor e que cria raposas, não foi impedimento para nada. Mais: tudo terá até contribuído para que hoje lhe fosse atribuído o prémio de € 925.000,00. Viram bem: novecentos e vinte e cinco MIL euros. Novecentos e vinte e cinco mil euros pelo seu estilo de “Chekhov canadiano”, como os críticos a descrevem, descrevendo ainda os seus universos muito próprios, a partir de personagens aparentemente vulgares, em geral adolescentes, mulheres, com histórias muito complicadas pela vida moderna, pelas ruturas amorosas, pelas crises familiares, ao qual consegue dar uma dimensão trágica e simbólica e atribuir-lhes um destino e um amor simbólico. Novecentos e vinte e cinco mil euros.

Para mim, este dia contribuiu para descobrir quem é Alice Munro (confesso a minha ignorância). Pesquisar na internet tudo o que existia sobre os seus livros e biografia. Decidir que no final do dia passo na Fnac a comprar um destes livros: "Fugas", "O amor de uma boa mulher", "A vista de Castle Rock", "Demasiada felicidade", "O progresso do amor" ou "Amada vida", porque estou curiosa. Para me apetecer chorar de revolta pelo Murakami ainda não ter ganho. Será por ser mais novo e ter ainda muitos anos pela frente? Ah, e para sonhar eu também com os novecentos e vinte e cinco mil euros. Ou só novecentos e vinte mil euros. Sim, cinco mil seriam para pegar na malta toda que me lê e irmos todos comer e beber para festejar. ;)

5 comentários:

  1. Confesso que também não a conhecia. Sonha, porque pode sempre se concretizar!

    nadinhadeimportante.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Que fique registado que te leio. Ok?! ;)
    Nao conhecia essa autora. Mas o nobeis da literatura costumam ser assim um bocado para a filosofia e não me despertam interesse :/

    ResponderEliminar
  3. Existem tantos e tão bons escritores que nunca ganharam o Nobel (e alguns deles só o conseguirão se houver uma versão Nobel Walking Dead) que é impossível ficar raivoso quando não ganha um dos que eu gosto particularmente.

    Sobra sempre mais curiosidade para descobrir o galardoado, em especial a Alice que me diz quem conhece a obra que é craque nas "short-stories" um dos meus formatos favoritos.

    ResponderEliminar
  4. Só por isso já vale a pena ler-te, mas será que vou ter de esperar muito por esse jantar?

    ResponderEliminar
  5. Chegaste a comprar algum livro da autora? Agora fiquei curiosa :)

    ResponderEliminar