segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Não percebo a Liliane Marise

Eu sei que talvez fosse preciso acompanhar a telenovela em que ela entrou. Eu sei que talvez fosse preciso ir seguindo a evolução da personagem e vê-la contextualizada na história. Eu sei que talvez fosse necessário assistir primeiro a alguns vídeos no youtube. Eu sei que talvez fosse até preferível ir ao concerto para perceber. Talvez. Mas como não consigo ver os vídeos todos – vi só dois –, como não segui a personagem nem fui ao concerto, digo apenas, do alto da minha total ignorância (assumo): não percebo a Liliane Marise. Primeiro, porque as músicas me parecem básicas e sem qualquer especial requinte ou até marotice. Depois, porque não consigo ver a personagem sem me lembrar da pessoa por detrás daquele papel. Acho também que uma cantora pimba que se preze tem que ser curvas e ser mais “cheiinha” que a Maria João Bastos. Pode parecer redutor, mas geralmente são caraterísticas associadas, se pensarem bem numa Ruth Marlene, numa Ágata, se pensarem numa Micaela ou numa Romana. Depois, porque associo uma cantora pimba a uma voz de bebé, muito suave. Associo cantoras pimba a uma sensualidade de menina, mesmo quando já podem votar e tirar a carta há mais de uma década. A Maria João, feliz (para ela) ou infelizmente (para a personagem) não reúne estas características. Sei que se pretendia algo novo, mas a mim a personagem nunca convenceria. Precisava de um ar mais roliço, uma voz mais de menina e um ar mais rústico que a Maria João nunca terá. Talvez me tenha passado ao lado alguma coisa, mas não percebo a personagem, não percebo. Só que, a acreditar nas notícias de ontem, sou a minoria. 7.500 pessoas, a acreditar no que li nos jornais, quiseram vê-la na Meo Arena. Não houve uma casa cheia, tal como a ênfase dada pelos jornalistas da Tvi de cinco em cinco minutos parecia fazer crer. No entanto, mesmo que o concerto tenha, afinal, enchido em pouco mais de um terço da capacidade total (de 20.000), continua a ser um fenómeno inexplicável, para mim. Se alguém me quiser explicar, sou toda ouvidos.

8 comentários:

  1. Anónimo19:07

    cocaínada como a maria joão bastos é nunca vai conseguir ser roliça..

    ResponderEliminar
  2. Não és a única minoria, eu também!


    nadinhadeimportante.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro estas pessoas que falam do que não sabem/vêem! Ela é muito gira e fofa e não é por não ser badocha que não é boa cantora está bem? Eu vi todos os episódios da novela e ela já tem um lugar reservado no meu coração...
    Além disso, só quem não percebe português não percebe a profundidade das letras! Pancadinhas (de amor) para ti! :p:p

    (espero que estejamos a falar daquela personagem de cabelo pintado de cor-de-rosa e leggins muitaaa parolas)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adriana Matos18:40

      Eu também gosto dela, apesar de ser um bocado exagerada, verdade seja dita.

      E também não é preciso dizer que as letras têm profundidade, porque de facto não têm.

      Eliminar
  4. Eu adorei a personagem "Liliane Marise"
    Acho que foi a melhor cantora pimba alguma vez conhecida! Pelo show que ela dava, pela caracterização dela, pelas letras das musicas, pelas coreografias e pelo carinho que demonstrava pelo "seu povo".

    Grande interpretação da Maria João Bastos :)

    http://coisasmodernasdatania.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. A Liliane Marise é mais um exemplo de que o que vende neste país infelizmente é a pimbalhada - seja ela a sério ou apenas uma personagem... É uma pena.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo23:55

    Finalmente que leio uma opinião semelhante à minha. De facto, também não vejo a novela, mas, mesmo assim, deveria criar alguma empatia com a personagem (muitas vezes primeiro gostamos da personagem e só depois, como consequência, passamos para o programa), mas nunca aconteceu. Li que a entrega tinha sido muita e que era muito cansativo, sim senhor, mas sou sincera "vejo" outras (melhores) atrizes a fazer melhor. Não considero que seja um papel muito marcante, um papel de uma vida para nós, espectadores.

    ResponderEliminar
  7. Padeço do mesmo mal e também já o comentei no blogue...

    ResponderEliminar