terça-feira, 15 de outubro de 2013

Somos transparentes

Dizias-me que não podia mentir, porque a minha cara mudava e percebias logo.
- Há algo em ti que fica diferente quando mentes. Basta olhar para aí e sei logo se estás a mentir ou não.
Lembro-me não só deste diálogo, mas do sítio em que ele ocorreu. Da cara que me fizeste ao dizer-me isto. E até do calor que senti dentro de mim. Eu era transparente, para ti. E tu vias dentro de mim. Talvez por isso, nas piores alturas da minha vida, se não te conseguia contar o que se passava, se estava preocupada e não te queria preocupar também, fugia. Aproveitava o facto de estudar noutra cidade para deixar de telefonar um ou dois dias, e fugir às vossas grandes conversas. Mas nem aí...! No dia do meu exame mais importante, meti-me em casa a estudar e decidi que só ia contar no fim, para não vos preocupar (sempre foram tão pais-galinha...). Telefonema certeiro teu, na véspera:
- Andas tão caladinha... Diz-me só 'sim' ou 'não' e eu não faço mais perguntas: o teu exame é amanhã?
Novamente o tal calor dentro de mim. Como é que me estavas a ver através do telefone? Este é só um episódio, mas toda a vida pareceste ter um dom: ver dentro de mim e saber sempre aquilo em que estava a pensar ou aquilo que me preocupava em cada momento.

Este fim-de-semana algo aconteceu novamente. Uma conversa muito estranha que puxaste à mesa e que o fez rir, ao meu lado, e dar-me pontapés debaixo da mesa:
- Um dia que queiram ter filhos já sabem que podem contar connosco para tudo,
não sabem? Vocês trabalham muito, mas nós podemos levar ao infantário, ir buscá-los, ficar com os vossos filhos uns dias. Sabem disso.
Nós tínhamos estado a discutir os nossos horários de trabalho e a incompatibilidade com crianças antes daquele almoço, precisamente, e com alguma tristeza, claro. Eu tinha chegado à conclusão que um dia, com as horas que trabalho, ia ser uma mãe ausente e ia ter filhos criados quase sozinhos.

O calor. Lá estava o calor dentro de mim. O sentir que estava a ser vista por ti como se fosse transparente. Tens um dom. Tens mesmo um dom. Será que ser mãe é isto - ver através dos filhos?

8 comentários:

  1. relações assim não há muitas! Eu consigo esconder as coisas! Não sou assim tão transparente para os meus pais!!!

    ResponderEliminar
  2. Eu sou assim...a té pelo telefone e pelo tom de voz a minha mãe percebe se estou bem ou não..e pela cara das minhas filhas percebo se estão a mentir...são sempre apanhadas !
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Eu não consigo esconder nada da minha mãe, nem por telefone! Parece que me estás a descrever :p Já tenho o problema de ser realmente transparente mas para ela, parece quase que me lê a mente!

    ResponderEliminar
  4. Guigas10:30

    A-d-o-r-o! :)

    ResponderEliminar
  5. Eu acho isso surpreendente. A minha mãe é igual. Espero quando for mãe ter essa capacidade =)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo13:36

    Adorei o texto!!!
    Eu acho que consigo esconder mas depois...
    Ainda à 2/3 meses escondi durante 15 dias uma big noticia que queria dar pessoalmente aos meus pais!!!
    Cheguei a casa deles e disse-lhes que iam ser avós. A minha mae disse-me que já estava à espera :) Como é que ela soube? Sacana!!!

    Agora ja dei a noticia a toda a gente e ela foi a unica que não ficou espantada!!! E eu nunca tinha comentado com ninguem,a não ser com o pai acerca de termos filhos.Toda a gente ficou espantada com a noticia menos a minha mae :)

    ResponderEliminar
  7. Tal como a minha mãe... não lhe posso esconder nada.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo23:42

    Que texto tão bonito Pippa.... comovi me :) beijinhos Maria

    ResponderEliminar