segunda-feira, 25 de março de 2013

A minha dieta

Há um ano, depois de entrar nos trinta e de ver fotografias minhas na praia, de bikini, com apenas vinte anos, dei por mim a pensar que, por muito que a balança não tivesse acusado grandes variações aos longo dos anos, o que era certo é que eu tinha vindo a pesar mais e mais, de forma discreta e progressiva. Se, ao entrar na faculdade, pesava uns 56 kgs, doze anos depois pesava 63 kgs. Foi tão subtil que nem fui dando por isso. A verdade é que a minha roupa dessa altura (skinny jeans incluídas) ainda me servem, por isso fui dizendo a mim mesma que estava sempre igual. Mas não estava. E as fotografias que encontrei diziam-me isso mesmo. Na altura, fazia imenso desporto: dançava, ia ao ginásio, jogava ténis, nadava aos fins-de-semana, fazia abdominais em casa, andava muito a pé. E ao ver as fotografias fico irritada, e apetece-me gritar à miudinha tímida da foto: "Tens um corpo perfeito!! Endireita as costas e ganha confiança!!". Sim, porque não tinha noção da barriga lisinha que tinha e achava-me gorda e mal feita, nessa altura. Estúpida e mal agradecida.

Pois então, há um ano, depois de perceber que, se continuasse assim, ia chegar aos quarenta anos com 70 kgs (!!), decidi que ia consultar uma nutricionista e mudar para sempre os meus hábitos de alimentação. Tinha lido no blog da Maçã que esta tinha ido recentemente a uma nutricionista e que estava super contente, porque, sem passar fome nem medicamentos, tinha emagrecido realmente pela primeira vez na vida. Teceu-lhe mil elogios e eu fiquei super curiosa, por isso lá lhe mandei email ou mensagem no Facebook (já não tenho a certeza) a pedir o contacto da tal nutricionista. Foi-me prontamente facultado e, uma semana depois, lá estava eu a visitar a Dra Mariana Abecasis.Tudo o que tinha lido no blog da Maçã confirmei. Encontrei uma nutricionista que, além de lindíssima, simpática e acessível, se tornou quase uma amiga e uma confidente. Fazia-me bem ir às consultas, saía de lá cheia de força de vontade e motivação. Falámos em pequenas alterações de hábitos, muito simples, que podiam fazer toda a diferença. Fizeram. Fui lá umas seis vezes, tendo sido a última em Setembro. Pelo meio, ainda aconteceu, por coincidência, encontrarmo-nos duas vezes no supermercado ao pé do meu escritório, ambas na secção dos legumes. Parecia que era fiscalização dos meus hábitos! Foi de rir. Em Setembro, pesava menos uns kgs, mas - mais que isso - tinha os níveis todos alterados, tinha perdido imenso volume e tinha muito menos massa gorda. Mais que os 4kgs a menos, o meu corpo estava dez vezes melhor.

No entanto, um ano depois, reparo que tenho negligenciado estes pequenos truques e esqueci a força de vontade. Este fim-de-semana pesei-me e assustei-me. Até que recordei o que tinha comido: McDonald's na Sexta, pizza Sábado, gelados, chocolates, amêndoas de Páscoa, o "melhor bolo de chocolate do Porto", mais bolos, batatas fritas. Acabou. Acabou. E estou a escrever isto no blog, porque preciso de assumir um compromisso público: estando escrito, sei que vou cumprir. Voltei a lembrar-me de todos os ensinamentos da Dra. Mariana e vou voltar a cumprir. Preciso da vossa força, ok?

E desse lado, mais alguém é um alarve como eu?

26 comentários:

  1. e nao podes escrever aqui algumas dessas dicas para quem tambem quer emagrecer? :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso escrever as que me foram recomendadas, mas varia de pessoa para pessoa. Se quiseres, envia-me email ou mensagem no Facebook e respondo-te, ok, Ana?

      Eliminar
    2. Pippa Coco podes enviar-me por e-mail a dieta e as dicas que te foram passadas pela doutora Mariana? vanessapctdias@gmail.com

      Beijinho

      Eliminar
  2. Respostas
    1. ahaha Adorava ter o tapete! Não podia era atender o telefone a correr, porque ia estar estranhamente a arfar...

      Eliminar
  3. Quando se tem força de vontade consegue-se manter a forma =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho força de vontade e muita fome. Às vezes é uma luta desigual. ;)

      Eliminar
  4. Anónimo15:15

    Força, quantos anos tens? Se fosses uma criança, agora és uma adulta! Com esta idade, precisa da sapatadinha nas costas para te sentires melhor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os adultos também gostam de sapatadinhas nas costas, não gostam?

      Eliminar
  5. Me!!! Eu também ando muito alarve ultimamente e como nunca fui de engordar quando era mais nova estou habituada a comer de tudo e mais alguma coisa sem engordar uma grama mas desde que entrei nos 30 o caso mudou de figura e agora tenho mesmo que modificar certos hábitos se não quero virar uma lontra!
    Bj S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o que me aconteceu a mim: tinha a mania que não engordava nem que comesse dois chocolates e dois pacotes de batatas fritas por dia. Foram tempos... ;)

      Eliminar
  6. Alarve?! Nunca! Diria mais uma espécie de mini (?!) lontra dada à comelice. Sou tal e qual tu: mac, pizzas, amêndoas, bolachas, fritos e fritos e mais fritos. Puff. E isto que ainda não me dediquei aos gelados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai amêndoas.... Agora com a Páscoa é que vai custar resistir, não é?

      Eliminar
  7. Força! Tens o meu apoio deste lado ;)

    cacaucaramelo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. A primeira parte deste post podia ter sido escrita por mim, com algumas alterações nos valores. Agora estou na parte dos cuidados alimentares, com uma série de restrições, mas há dias em que só me apetece chafurdar em doces e porcarias. A meta é perder uns 5 kg...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quero descer dos 60 e manter-me por lá. Se chegasse aos 55, melhor ainda. ;)

      Eliminar
  9. Fernanda12:52

    Olá. eu também através do blog da Maçã fui às consultas da Drª. Mariana, e acho-a uma querida( girissima) e de facto aje quase como uma nossa confidente. Também andi lá o ano passado e fez algum resultado, só que a minha idade é diferente, 54 anos, e o dinheiro não abunda mas este ano e com o passar dos anos pensei que oa ser cada vez mais dificil emagrecer e lá voltei, fazendo um grande esforço financeiro mas com a certeza que com ela irei emagrecer, ou pelo menos peder aquilo que está a mais. Por isso força e em frente jovem.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernanda, após um ano mantém a força de vontade toda? Eu confesso que ando com menos, daí ter escrito o post a automotivar-me.
      Mas espero dar-lhe também muita motivação com as minhas palavras. :)

      Eliminar
  10. Anónimo20:28

    Eu faço ginasio há anos( 4h por semana). Tenho 32 anos,1.68 e peso 57 kgs e pouca celulite tenho. A genetica, a alimentação, ginastica, cremes , motivação,1.5l agua,comer 3 em horas consigo ser muito elegante.
    Eu controlo o meu peso 4 em 4 dias e ao sabado é o dia das loucuras.
    Quando quero emagrecer, diminuo a quantidade e basta-me. Desde do inicio de Março que tomo gotu kola( TOP) para a celulite e chá nº5 tb é otimo
    Há 1 ano que tb faço pilates e é otimo para barriga(experimenta)
    Quando tenho apetite como logo 2 bolachas e não deixo o estomago vazio8 nem que tenha comido há 1 hora).
    Assim ate parece fácil mas há semanas que tb falho mas vale a pena o esforço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, isso é que é força de vontade!!! Deves ter um corpo espectacular. (invejaaaaa)

      Eliminar
    2. Assim ate parece facil? Nao parece nada facil... e eu q pensava q bastaba cortat nos hidratos e guloseimas...ui PIppa, boa sorte ;)

      Eliminar
  11. Anónimo22:08

    Bom, quase tudo igual. Tinha 57 kgs aos 20, estava com 64 kgs 35, no ano passado, conheci a Dra. Mariana em Julho de 2012 e cheguei aos 60 kgs. Entretanto perdi-me e voltei para 63 kgs. Estou muito solidária, portanto.

    ResponderEliminar