quarta-feira, 13 de março de 2013

Adoro dias especiais: o novo Papa

Fumo branco. O Papa estava escolhido.
As expectativas. As apostas aumentavam.
A minha mãe ligou-me "o brasileiro acho que não será".
Não foi. Foi um argentino, de Buenos Aires, nascido em 17 de Dezembro de 1936. Jorge, de seu nome.
Mas podia ser chinês. Queniano. Tailandês. Americano.
Papa que é Papa passa a ser de todos. Passa a ser um cidadão do mundo e dos nossos corações.
Eu vi-o, a espreitar, sorridente e dei por mim a chorar. Porquê? Porque sou assim, uma torneira lacrimal. Porque me emociono com dias especiais. Porque sou incapaz de ver uma noiva entrar na igreja e não ficar com um nó na garganta e os olhos embaciados. Porque sou incapaz de ver um bebé recém-nascido e não ficar com o coração apertado. E porque, nestes dias, me deixo levar pela alegria colectiva. Vivo a alegria dos outros como sendo a minha.
Quanto ao Papa, emocionar-me-ia fosse ele preto, branco ou mestiço. Porque aquilo que mexeu comigo ao vê-lo nem foi tanto a pessoa em si escolhida (era, para mim, praticamente desconhecido), mas sim a expectativa e a esperança num futuro melhor.
Sou Católica e fiquei optimista. Muito optimista.
Gostei do facto de se autodenominar "Francisco", sem numerações - típicas da realeza -, gostei que demonstrasse sentido de humor, gostei que fosse jesuíta e que seja sul-americano e antigo professor.
Estou optimista.
Espero que a Igreja se volte a reforçar e que actualize a sua posição perante assuntos delicados como o casamento homossexual, o aborto e a contracepção.
Papa Francisco, conto contigo.

5 comentários:

  1. Na penúltima frase falas na actualização da igreja mas este novo Papa já deu a entender, em declarações passadas, que mantém as ideias do seu antecessor em relação aos assuntos delicados de que falas.
    Vamos esperar para ver mas não sei não.

    Era bom haver uma evolução nas ideologias da igreja para ajudar algumas pessoas que têm a visão toldada a ideias antigas e desactualizadas a abrir os seus horizontes.

    http://avidadew.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Estou contigo Pippa. Também me emocionei e gostei do pouco que vi e soube sobre este novo Papa. Especialmente do nome que escolheu. Eu sabia que este ano havia de ser dos Franciscos! :)

    ResponderEliminar
  3. Ao que parece ele é bastante conservador....era bom que as ideias da igreja fossem "actualizadas" para aproximar os jovens.....

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10:18

    Também me emociono com estes acontecimentos, nem sei bem porquê, mas a verdade é que a emoção toma conta de mim. Fui ver o Papa Bento XVI quando veio a Portugal e quando o vi ao vivo e a cores comecei a soluçar e eu própria estranhei a minha atitude.
    Suponho que é como dizes, são momentos especiais, de importância histórica, que nos levam a ter esperança num futuro melhor e a transparecer os nossos sentimentos mais sinceros.
    Que se prolonguem esses momentos e nos façam ser melhores a cada dia... :)

    ResponderEliminar
  5. "Opõe-se ao aborto e à eutanásia, mantém a posição da igreja relativamente à homossexualidade e condenou fortemente a legislação para permitir o casamento gay na Argentina, introduzida em 2010" just saying

    ResponderEliminar