quinta-feira, 21 de março de 2013

Ajuda-me, se és homem.

Basta vaguearmos um pouco pela blogosfera e percebemos que o mal é comum: poucos homens ajudam em casa. Poucos dividem as tarefas ou fazem mais para além de comer o que as mulheres lhes dão ou levar o lixo. É uma queixa recorrente nas mulheres: "ando desesperada, ele não faz nada para me ajudar!!"

No meu caso, não me posso queixar muito, mas talvez porque eu própria sempre fui um bocado homem nisso. Nunca fui a verdadeira fada do lar, com grandes pratos todos os dias à mesa, flores recém-cortadas numa jarra no centro da mesa, saborosos sumos de frutas naturais que comprei antecipadamente, sobremesas de cortar a respiração, tudo bonito e pronto para receber a Caras numa sessão familiar. Não. Nunca fui essa mulher. Se já viram as Donas de Casa Desesperadas, eu sou a Susan, digamos assim - para aqueles que nunca viram, é a menos prendada. Talvez por isso, Mr C. (para não chamar sempre "ele", que já me cansa) começou desde cedo a ajudar-me, a dar dicas para o jantar, sugestões ou até a ir ao supermercado.

Atenção: começou desde cedo a ajudar-me, mas não é o homem perfeito. Não! Só cozinhou uma ou duas vezes desde que o conheço (sendo que uma delas até foi registada aqui no blog). Quando arruma a cozinha, tem nojo de tocar no esfregão da loiça. Tem nojo de tocar em pratos de comida, pega com ar de absoluto terror e põe na máquina de lavar a loiça a suster a respiração. E tão-pouco repara se não se varreu ou se não se passou um pano na banca ou na placa do fogão. De qualquer maneira, participa e acompanha-me para onde, quando estou a arrumar ou a cozinhar. Se quero aspirar a casa, pega no aspirador e adianta-se. Sabe lavar a roupa, separar por cores e até já deu uns toques no ferro de engomar. Tudo em regime auto-didacta, sem que eu tenha pedido ou dado dicas. O rapaz até se desenrasca nisso, apesar de também não ser o "fado" do lar.

Agora o que me leva a escrever hoje é querer saber como é nas vossas casas. Contem-me: quem faz o quê? Dividem tarefas? Têm vontade de insultar a sogra, porque não o educou atempadamente? Ou são uns fados do lar? Se sim, como conseguiram? Mais: como é que acham que se consegue pôr um homem a arrumar mais em casa? Quero saber tudo. :)

PS: a ideia é dizerem todos, em uníssono, que os vossos namorados, maridos vos ajudam em tudo, para poder esfregar na cara dele, aqui em casa, que afinal ajuda-me pouquíssimo! ahah

16 comentários:

  1. O meu rapaz vinha muito mal habituado, mas é muito bom parceiro. Lava sempre a louça, ajuda com as gatas, aspira tudo... enfim, as únicas coisas que ele realmente não faz é cozinhas (só nos dias especiais) e passar a ferro.

    ResponderEliminar
  2. O meu fofi qd veio para as minhas mãos não sabia fazer nadinha!!!! Habituado a uma casa de mulheres, nunca precisou de fazer fosse o que fosse! Mas como tem muita boa vontade, já aprendeu a fazer tudo numa casa. Ensinei-o a passar a ferro e quando estou na cozinha eu sou a Chef e ele o aprendiz! Já sabe fazer um arroz seco!!! Portanto não posso dizer que ele ajuda em casa porque é mentira. O meu homem faz tanto em casa como eu!
    Julgo que a maioria das mulheres tem aquela necessidade, que deve fazer parte do nosso código genético, de agradar, de mimar o seu homem. E então guardam para si algumas tarefas que são só delas (treta!!!).
    Aliás, neste preciso momento estou aqui toda alapada a escrever e o meu fofinho está na cozinha a arrumar a louça, pk ouço a bater com os tachos!:)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo22:38

    cá em casa tá tudo dividido. como passo mais tempo em casa a roupa e a loiça sou eu que trato. ele aspira e cozinha SEMPRE que está em casa, melhor do que eu até. não passamos a roupa a ferro, é menos uma dor de cabeça, é preciso é estar sempre a massacra-lo para arrumar a roupa, que anda espalhada pela casa toda, mas tirando isso a coisa costuma correr bem.

    ResponderEliminar
  4. O meu namorado é quem faz a maior parte das refeições porque gosta de cozinhar. Agora para arrumar é outra história bem diferente. Tenho de andar atras dele para arrumar a roupa, as toalhas o banho, entre outras coisas, porque para ele podiam andar espalhadas pela casa que nao fazia mal nenhum!

    ResponderEliminar
  5. Cá em casa quem faz tudo sou eu, aliás porque sou separado...
    Mas quando era casado, sempre fiz tudo o que podia ser feito, lavar a roupa , por a roupa a secar, cozinhar ( quase nunca deixei queimar o quer que fosse, mas isso a vocês mulheres também já aconteceu...), loiça na máquina, arrumar, limpar, passar a ferro, mudar fraldas, biberons, só não amamentei por razões óbvias...
    Aliás na minha opinião, quem não faz estas tarefas domésticas (seja homem ou mulher), é puramente por preguiça e egoismo, não é preciso tirar nenhum curso (excepto talvez cozinhar, que admito é preciso ter algum jeito...)

    Por isso meninas apertem com eles :)

    Um fado do lar

    ResponderEliminar
  6. Eu como vivo sozinho, sou eu que faço tudo :P

    ResponderEliminar
  7. só não passo a ferro, de resto faço tudo e às vezes até é ela quem me ajuda e não o inverso.
    e aquele mito do "assim já temos mais tempo e estou menos cansada, afinal é só mito..."

    ResponderEliminar
  8. A arrumar ainda não sei bem do que é capaz, mas cozinha maravilhosamente e adora inovar e fazer coisas diferentes :)

    ResponderEliminar
  9. Anónimo10:17

    Bem… tenho de dar a mão à palmatória, o meu marido, é a verdadeira fada do lar. Eu gosto de ver as coisas, minimamente, limpas e arrumadas mas… confesso que ele é bem mais exigente. Por norma é ele quem sabe o que tem de se fazer para jantar (nunca almoçámos em casa), ou seja, quando chego, quase sempre, já tenho a carne ou peixe que é para confeccionar. E como não tenho de pensar o que vou fazer, nem me custa nada preparar o jantar, e claro, também tenho a ajuda dele. A nível de roupa, costuma ser ele, sempre, a colocar a máquina a lavar e sim, separa tudo muito bem. Quanto a passar a ferro, ele costuma dizer-me: “Antes de vestir esta roupa, ainda vou ter de a passar novamente”, isto, claro, quando tenho sido eu a passar… mas, aqui, já é para pegar comigo mas, sim… passa muito bem.
    E… aspira-me a casa, pois eu DETESTO!
    E depois há as crianças… “Quero o pai para me dar banho!”; “Quero o pai para me vestir!”; “Quero o pai…” ; “Quero o pai…”, ou seja… uma verdadeira chatice;-).
    CG

    ResponderEliminar
  10. Bem, o meu marido é uma óptima fada do lar...... na casa da sua mãezinha!!! E nós não vivemos na casa dos pais dele.
    PortantoS, eu fico fula porque ele sabe fazer tudo em casa, cozinhar, limpar, passar a ferro, (só não confio em por a máquina da roupa a lavar, porque já me estragou alguma roupa, para ele não existe dividir roupa por cor e tecidos, tal como para a mãezinha dele que me deu cabo de varias peças de roupa uma vez que tive com a minha máquina da roupa avariada e na minha ingenuidade levei para casa dela para lavar, como não consegui por a lavar tudo naquele dia, deixei em casa dela, grande erro que me saiu caro, as minhas camisolas lavadas a 90º).
    Ele em casa da mãezinha fazia tudo, porque ela não gosta de tarefas domésticas e ele foi aprendendo.
    Mas agora na nossa casa, só faz alguma coisa, se eu o obrigar e me chatear com ele, porque por iniciativa dele, tá quieto.
    No entanto, quando vamos a casa da mãezinha, lá anda ele de aspirador na mão. A mãe dele é reformada, vive numa aldeia e tirando algumas coisas do campo, não faz mais nada do que passar dias no sofá e ao telefone com as amigas e não tem nenhuma doença incapacitante, é só mesmo preguiça. Cá nervos...

    ResponderEliminar
  11. O meu namorado é extremamente organizado... Se vê algo desarrumado, arruma (mas faz questão de me chamar a atenção). Não tem problemas em agarrar no pano do pó, no aspirador, de fazer a cama, ou até mesmo de lavar a loiça! E eu agradeço. Quanto à culinária (que não é de todo o meu forte) nem vale a pena perguntar-lhe o que quer para o jantar porque a resposta é sempre 'qualquer coisa' caso contrário é 'frango com qualquer coisa'; e esta sim é a minha grande dor de cabeça!

    ResponderEliminar
  12. puzzle16:06

    Não sei não, mas não acho esta amostra nada representativa..
    Já vivi em alturas diferentes com 2 homens distintos:
    O 1º não sabia fazer nada, porque a mãe os educou(a ele e o irmão) nesse sentido, e comigo aprendeu a fazer tudo mas por necessidade e a muito custo. Claro que ele reconhecia em teoria e no abstracto que tinhamos de partilhar tarefas, o homem é igual à mulher, mas na prática como ele tinha uma vida profissional muito absorvente, estava sempre à espera que eu tratasse de tudo..
    O 2º já sabia fazer tudo e bem, porque embora a mãe lhe tenha dado exactamente a mesma educação da do 1º (que a meu ver é pior que nenhuma), já morou muito tempo sozinho.
    Cozinha bem, trata da roupa impecavelmente mas a casa parece sempre que passou por lá um furacao. O casaco fica na primeira porta/cadeira que vir, as chaves e carteira em cima da toalha da mesa de jantar, a roupa suja no chão do quarto, o jornal em cima do lavatório do Wc, etc... Organização é coisa que não existe e ainda me diz que eu é que sou exagerada.
    Resumindo e concluindo, ambos são muito arejados de cabeça mas acho que não está na sua natureza nem atribuem importância à organização do espaço onde vivem.. Acho também que se tiverem 2 mãos e 2 braços que tratem de tudo agradecem.. até porque na cabeça deles essas pequenas coisas que dão trabalho são coisas desnecessárias que faço porque quero. Tipo: Limpar estores 1 vez por ano, organizar a pilha de papeis que às tantas já não deixa ver a secretária, etc...
    Em relação ao dia-á-dia vao desenrascando mas estou certa que se eu (que não gosto de cozinhar) cozinhasse e eles lavassem a louça, todos os dias, para eles seria o ideal... e claro que mesmo sendo isso para mim muito desgastante (porque não gosto), eles teriam a consciência tranquila porque na cabeça deles estão a fazer a metade..

    ResponderEliminar
  13. Anónimo17:06

    A criatura desenrasca-se. Faz se eu pedir. Quando faz por livre recriação o resultado não é grande coisa(eu nunca me queixo, aplaudo, mas...) O problema é que ele depois diz: limpei o quarto, não notas a diferença? Hum... sim, oh obrigada, está muito melhor (mentira)! Mas depois chega-se perto dos tachos e é um chefe 5 estrelas, só que ir às compras que é bom... não vai e quando vai compra o mínimo. Diz que não gosta de pensar muito no que vai cozinhar amanhã... que palerma. A parte boa é que é um amor. Pronto... eu desculpo!

    ResponderEliminar
  14. Eu e o Mr. N temos um acordo desde antes de sequer sonharmos com uma casinha nossa: ele é terrivelmente alérgico ao pó, eu detesto limpar casas de banho. Eu faço alergias aos detergentes da loiça e afins, ele evita a vassoura e o aspirador, portanto ficou logo tudo dividido à partida. Quanto à cozinha, há pouco tempo nem sabia o que era um refogado. Depois "tropeçou" nos programas do Henrique Sá Pessoa e descobriu que nasceu para aquilo, que só não gosta de fazer coisas aborrecidas. Como eu também gosto de cozinhar, há sempre coisinhas boas lá em casa e convites para jantares (: A única coisa que me tira do sério é que deixa o pijama na casa de banho, o casaco no sofá ao chegar, a caixa de cereais vazia em cima da bancada... Gosta de deixar vestígios, vá.

    ResponderEliminar
  15. aqui o meu homem arruma as coisas dele e eu as minhas. tem o hábito de deixar os sapatos espalhados pla casa, mas eu tb não os arrumo! costuma pôr a loiça na máquina....despejar o lixo.....cozinha de 3 em 3 meses....loool não é o fado do lar, mas eu tb não. Detesto trabalhos domésticos, e às vezes até sou mais desarrumado do que ele :p

    ResponderEliminar
  16. O meu e mesmo um fado do lar! Um pouco desarrumado, mas pronto, ninguém e perfeito, e já vai muito melhor na arrumação! Cozinha, faz as compras, passa a ferro, aspira, lavar a casa de banho e que não! Ps. Desculpem a falta de assentos!

    ResponderEliminar