quarta-feira, 20 de março de 2013

As mulheres, a maquilhagem e os namorados

Estava eu a vaguear por sites de jornalismo reconhecido internacional, quando me deparo com esta notícia: aqui (ok, talvez não seja um site de jornalismo, mas sim um site de uma revista feminina portuguesa... apanharam-me!). De acordo com a mesma, 80% das mulheres não deixa que os namorados as vejam sem maquilhagem.

Para evitar que os namorados as apanhem como vieram ao mundo, isto é, com a cara lavada, diz o mesmo estudo que algumas mulheres acordam sorrateiramente antes dos seus mais-que-tudo e vão colocar um pouco de maquilhagem antes. Acredito que, depois disto, voltarão para a cama no mesmo modo sorrateiro com que saíram e, só então, acordem "oficialmente". A maioria das mulheres sondadas no estudo revela ainda sentir-se nua se não estiver maquilhada e um terço admite até que mesmo para ir ao ginásio não abdica de um pó, um blush ou uma máscara para os olhos.

E achei o estudo interessante, até porque, por coincidência, discuti este assunto no último Sábado.  Estávamos nós a passear a nossa cadela-tosquiada-e-perfumada-mais-dondoca-que-a-dona, eu cheia de sono, cara lavada, sem maquilhagem e encontrámos uma amiga nossa por acaso. Diz-me ela a dada altura:
- Pippa, que vergonha encontrar-vos com esta cara.
- Que cara?
- Estou de cara lavada, nem pus nada antes de sair de casa. Estou com uma cara...
- Eu também estou! Estou completamente solidária.
- Mas em ti não se nota!
- Em ti também não.
- Nota, nota...
- Não nota!
- Em ti é que não se nota nada.
Até que ele, já certamente já cansado de nos ouvir discutir o mesmo tema, tenta calar-nos:
- Em vocês não se nota praticamente a diferença de estarem maquilhadas ou não, ficam quase iguais!
Mas foi pior a emenda que o soneto. A nossa amiga quis detalhes.
- Mas como assim? Explica!
- Primeiro, vocês nunca se maquilham muito. É uma diferença muito subtil. Depois, têm as duas uma pele boa, não se apanha nenhum susto ao ver-vos sem nada. E depois, têm as duas bom aspecto sem nada, não enganam ninguém quando se pintam, no dia-a-dia.
- A sério? Que fixe!
Ela ficou toda derretida. Eu concordava totalmente que ela era naturalmente bonita, por isso só achava estranho ela não ter essa noção.

Passado um pouco despedimo-nos e vínhamos os dois no carro embora.
- Achas mesmo que eu fico bem sem maquilhagem? É que sinto-me nua. (faço parte da maioria, portanto.)
- Claro! Já te disse mil vezes!
(Disse, é verdade. Mas às vezes gosto de me fazer de esquecida.)
- Mas não fico muito mais branca, com os olhos pequeninos, de rato de esgoto?, insisti.
- Não. Ficas quase igual, ficas gira na mesma. És bonita ao acordar. Sempre te disse isso. Nem precisas de te maquilhar, quase, só se for para realçar o bonita que és.

Nesse dia, o mesmo homem conseguiu elevar o ego de duas mulheres, sem saber. É que, passado um bocado, estava a minha amiga a escrever-me:
- Ganhei o dia! Ainda por cima estava deprimida, por isso é que saí de casa.
- Vês? E encontrámo-nos sem combinar nada.

Não admiti na altura, mas o que é certo é que também eu ganhei o dia. É que chamarem-nos bonitas quando estamos com cara de rato de esgoto eleva o espírito a qualquer pessoa! E sim, eu sou daquelas mulheres que chegaram a pôr pó antes de irem ao ginásio. Foi já há uns anos, mas aqui me confesso. Não se repetiu, mas fiz. É que, digam o que disserem, quem é bonita pode ser bonita sem maquilhagem, mas um homem vai ser reparar mais numa mulher se estiver com uma cor saudável (pó e/ou blush), um olhar à BettyBoop (máscara) e uns lábios chamativos (baton). Depois pode gostar dela ao natural, mas reparar nela, no meio dum mar de mulheres... é outra história!

Concordam? Fazem parte da maioria do estudo?

14 comentários:

  1. Eu não faço de todo parte dessa maioria.. detesto maquilhar-me e a minha pele também não acha lá muita piada. Gosto de pessoas ao natural e acho que é assim que devem de estar.
    Claro que uma pessoa se deve arranjar, principalmente se for a um "evento" ou para o trabalho, mas sempre muito simples.
    Quanto a idas ao ginásio isso, acho sinceramente, uma parvoíce as pessoas maquilharem-se... é que maquilhagem e suor não são duas coisas que eu acho que combinem.. enfim.
    Gostei do texto =)

    ResponderEliminar
  2. Para mim, nós não somos bonitas ao acordar- ponto um. Ponto dois - Quase todas as mulheres são bonitas sem maquilhagem. Ponto três - quase todas nos sentimos muito mais bonitas e confiantes com maquilhagem - nem que seja só ligeira e ninguém dê grande conta disso, a não ser nós mesmas. Ponto quatro - não faço parte do estudo. Gosto de me maquilhar, mas tanto eu como ele conhecemo-nos bem na nossa faceta natural, sem maquilhagem (no meu caso, claro!), cabelo oleoso e horrendo depois de noites na almofada e cara cheia de olheiras e inchada de dormir. E ninguém me venha dizer que isso é bonito, não é. Mas é natural - e isso tem de fazer parte da nossa vida. Vamos viver sempre de aparências? Um disparate, a meu ver. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo inteiramente!! Também sou horrorosa quando acordo... Mas ele também e ficamos 'quites'. Além disso, até passar pelo menos meia hora, estamos os dois com tanto sono que ninguém repara!

      Eliminar
  3. Hoje saí de casa todo despenteado e sentou-se uma jeitosa ao meu lado no autocarro. A partir de agora, não me penteio mais. Ah e também não faço parte do estudo.

    Romântico à Forca

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13:33

    Eu pecadora, também me confesso, coloco blush antes do ginásio. Tenho sorte porque não transpiro muito, logo dá para cometer este pecadozinho... ***** R.

    ResponderEliminar
  5. Concordo, mas sou da opinião que maquilhagem antes do parceiro acordar é exagero...

    ResponderEliminar
  6. Gosto de me maquilhar, mas a única coisa sem a qual me sinto realmente nua é lápis nos olhos. O resto é tudo secundário. Agora acordar antes do parceiro para se ir maquilhar é ridículo!

    ResponderEliminar
  7. Nope. Só me maquilho diariamente para ir para a faculdade mas é pq tenho tempo. Senão tiver, não tenho problemas nenhuns em ir sem make up, muito menos me dou ao trabalho de me maqilhar qdo vou ter com o meu namorado. Além do mais, sempre achei ridículo levantar-me uns minutos antes para me ir maqilhar e voltar para a cama. Ninguém me levanta da cama para essa futilidade. Se um homem está comigo, tem que me ver no meu pior para apreciar o meu melhor. Simple.

    ResponderEliminar
  8. olha quue ganharam mesmo o dia.. eu sou como tu, rimel , base e baton e tá bom..Mas há pessoas que fico horríveis sem maquilhagem e com ela parecem outras..

    ResponderEliminar
  9. Até começar a trabalhar só me maquilhava em dias de festa, depois era só nos dias em que tinha de trabalhar... Até ao dia em que vi umas fotos de umas férias em Novembro! Medo! Muito medo! Desde esse dia que me maquilho todos os dias (menos para ir p a praia!!). Já fui maquilhada ao ginásio, mas porque ia na hora do almoço! E quando fui ter as minhas 2 crias claro que me maquilhei! Trabalho de parto também é trabalho! Estava inchada mas com a tez luminosa! :) Jamais me apanharão a levantar-me mais cedo para me "iluminar", gosto mais de dormir!!

    ResponderEliminar
  10. Não me incluo nessa maioria. Pelo menos, por enquanto. Guardo esses "excessos" de zelo com a aparência para mais daqui a uns anos!

    ResponderEliminar
  11. Eu nao me incluo simplesmente porque nao tenho paciência para me maquilhar todos os dias! Mas sem que fico bem melhor maquilhada!

    ResponderEliminar
  12. Não me maquilho para que o meu marido me veja mas também não acredito nessas merdas que eles dizem do "ai és linda com e sem maquilhagem". Se isso fosse verdade, por que motivo eles NUNCA olham para as mulheres não maquilhadas que passam na rua? Só os vejo olhar para as atirar para o magras e maquilhadas e arranjadas. De resto? Nem reparam. A galinha da vizinha é sempre melhor que a nossa....

    Já diz a minha psico que eu tenho um problema de confiança/desconfiança :)

    ResponderEliminar
  13. Pois eu prefiro dormir e nunca me passaria pela cabeça acordar antes do meu homem para me maquilhar, e depois voltar para a cama!
    Acho que acordamos umas vezes com melhor ar, outras com cara de sono mesmo hahahaha
    De resto amo maquilhagem, e tenho prazer em me maquilhar, de acordo com com o contexto e sem exageros. E uma coisa que faço para mim e para me sentir bem, mais bonita e confiante.
    Não prescindo deste prazer e volto a dizer, faço-o muito mais para mim que para os outros

    ResponderEliminar