quarta-feira, 13 de março de 2013

As vantagens de ser invisível*

Mais um filme de adolescentes? Não, o filme parte do pressuposto de que já todos passámos por lá e sabemos o que é ter essa idade, pelo que nem aprofunda os dilemas típicos da idade. Pisca o olho à adolescência e apressa-se a chegar ao essencial: contar a história.

O filme é sobre o quê, afinal? Para mim, é sobre o aprendermos a ter forças para sermos felizes mesmo quando os dados do jogo parecem estar a nosso desfavor. É sobre ter todos os motivos do mundo para se viver apenas com traumas e com fantasmas e, apesar de tudo, procurar, contra todas as probabilidades, um lugar onde nos encaixarmos. É sobre o reaprender a viver. Sobre o amor. Sobre a força. Sobre o poder da amizade. "Aceitamos o amor que pensamos merecer", diz-se a dada altura. E o filme é sobre isso, também - sobre as expectativas que temos dos outros em função da nossa própria ideia de nós mesmos. Sobre o merecermos mais e nem o sabermos.

E a banda sonora? Um best of do rock alternativo dos anos 80 e 90, que vai desde os New Order, Cocteau Twins, Sonic Youth até aos incontornáveis The Smiths, que eram, nessa altura, sinónimo de ser "cool". Mas todos estes grandes se calam com humildade e cedem a passadeira vermelha para ouvir David Bowie e o seu "Heroes", que entoa, mágico, nos meus dois momentos preferidos do filme. "We can be heroes", canta David. E os nossos heróis fecham os olhos, ouvem a letra e a melodia, pela primeira vez. E sentem-se infinitos.

Em suma? Um filme forte, com personagens fortes - suportados por um grande desempenho do trio principal de actores, apesar da tenra idade - e com uma sucessão de frases marcantes. Destaco as cenas do túnel como as mais fortes, talvez por terem sido momentos em que os três pontos fortes do filme se juntaram: os óptimos actores, os diálogos rápidos e bem construídos e a excelente banda sonora.

Gostei muito e aconselho. Espero que gostem também!

* mais aqui
ler ao som disto ;)

2 comentários:

  1. Já vi e adorei! É um bom filme mesmo :)

    ResponderEliminar
  2. Vi o filme há relativamente pouco tempo e tive a mesma opinião. Gostei imenso. Vai para a listinha de filmes bonitos e marcantes! :)

    ResponderEliminar