quinta-feira, 21 de março de 2013

Canção do engate para maiores de 18!

Admirava imenso o António Variações e o facto de ter vivido tão à frente do seu tempo. E sempre gostei muito da voz do Tiago Bettencourt e da interpretação que dá às músicas. Esta versão da "Canção do Engate" que agora junto já me tinha conquistou.
No entanto... (Há sempre um "mas" quando se começa rapidamente com elogios, não é? E este post não é excepção.) Ora, no entanto, parece-me que a dicção do Tiago desta vez não é a melhor, principalmente no refrão, e pode levar a que se entenda a letra da música da forma errada. Se assim não é, expliquem-me porque é que ouvi ontem, no elevador do shopping, uma miúda com ar angelical e ternurento, de mãos dadas com a mãe, a cantar, muito convicta, o seguinte refrão: "Vem-te amor, não é o tempo, nem é o tempo que o faaaaaz! Vem-te amoor, é o momento em que eu me dou, em que te dáaaas".
A mãe, atrapalhada, explicava.
- Maria, é "vem quiúuuuu aaaamor".
- Não é, mamã!! É "veeem-taaaaamoooor"
O elevador ficou suspenso num silêncio mais frágil que uma loja de porcelanas a ser visitada por uma excursão de elefantes. Eu sorria para a miúda, a tentar disfarçar que estava perdida de riso.
- Maria, cantas como eu digo e acabou a conversa.
- Ohhhh. O que tem como eu digo?
- Maria, acabou a conversa!
Vim para casa com a sensação que foi pior a emenda que o soneto. A esta hora estará a miúda a cantar aos gritos na escola a sua versão da versão da Canção do Engate. Boa sorte!! É o que lhe desejo.
E agora se puderem oiçam a versão original da música cantada pelo Variações. Reparem lá na pausa diferente e ponderada que faz no refrão. ;)

10 comentários:

  1. Coitada da criança :P

    le-laissez-faire.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Fartei-me de rir.

    Gosto imenso do Tiago.

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Ahahah, os miúdos têm maneiras incríveis de nos envergonhar!! O meu nunca fez uma tão flagrante, que me lembre, mas são tão espontâneos e embaraçosos, por vezes, que tem piada... quando estamos de fora, claro! :P

    Uma vez, assisti a um episódio no Jumbo e desse nunca mais me esqueço. Era fim-de-semana, há uns anos atrás, portanto as caixas estavam CHEIAS de gente. Duas caixas ao lado daquela onde eu estava, havia um puto dos seus 4 anos, para aí, a fazer uma birra. Estava a mãe a arrumar as compras e ele a espernear e a gritar, nem sei bem pelo quê, queria qualquer coisa que ela não lhe comprou. Às tantas, grita: "Se não compras, vou dizer a toda a gente que tu chupas na pilinha do meu pai!"

    Olha... Ainda hoje me dá vontade de rir!! Imagina montes de gente, as caixas cheias, o barulho natural desse movimento a cair num silêncio sepulcral de repente. Ahahahah, toda a gente a fazer um esforço enorme para não se rir e a pobre mulher vermelha vermelha que só ela. Até fiquei com pena!

    ResponderEliminar
  4. já me ri um molho com este post xDD bela maneira de começar o dia.. eu acho que se tivesse no elevador não me conseguia conter XDD

    ResponderEliminar
  5. prefiro a versão do tiago bettencourt.. coitadinha da menina, eu deixa va cantar olha q'esta..

    ResponderEliminar
  6. hehehehehehehe...coitada da criança! ainda não tive oportunidade de ouvir a nova versão, mas logo à noite já ouço

    ResponderEliminar
  7. Anónimo17:48

    Ahaha. Nunca tinha reparado! agora sempre que ouço o refrão parto-me a rir xD

    Catarina

    ResponderEliminar
  8. catia19:36

    Sinceramente...mil vezes o meu querido antonio variações, tem muito mais sentimento...esta falta-lhe qualquer coisa...mas sempre da para rir com esse pormenor!!
    Ja agora..parabéns pela forma como escreve,ja não passo um dia sem vir aqui..em bastantes coisas temos algo em comum! E comento sempre com um dos homens ca de casa (o outroé um cão) .
    Um dia que escreva um livro de certeza que vou comprar!!

    ResponderEliminar
  9. ouvi dizer que António Variações compôs esta canção para Lisboa, mas não consigo encontrar referências sobre isso. será verdade?

    ResponderEliminar