sexta-feira, 8 de março de 2013

Nós, mulheres

Que este é o nosso dia, já todas sabemos.
A razão de ser do mesmo, podem encontrar em mil lugares, como aqui. Por isso, não pretendo dar uma lição de História já repetida e aprendida.
Se o mesmo dia faz sentido, se será discriminação positiva ou não, também será um debate interessante que poderão acompanhar nalguns outros blogs, como aqui.
O que este dia representa, conselhos para as mulheres, dicas para os homens nos mimarem, ideias de programas para hoje também andarão a ser divulgados um pouco por toda a internet.
Mais que História, debate sobre as razões de ser do dia ou conselhos para o mesmo, aquilo em que hoje mais penso é o que significará educar uma mulher nos dias de hoje. Tendo eu crescido numa família maioritariamente de mulheres, sempre me imaginei também eu, um dia, mãe de meninas. Tendo crescido com uma irmã mais nova, com primas muito próximas, com um avô que morreu quando tinha apenas 6 anos e outro, quando tinha 17, acabei por me aproximar mais das mulheres da família. Aprendi a dar conselhos no feminino, apenas, a ouvir somente relatos femininos... resumindo, aprendi tudo da perspectiva da mulher.
Talvez por isso, quando, em casa, damos por nós a imaginar um futuro com filhos, é normal eu sugerir apenas nomes femininos, porque isso sempre foi o natural para mim. Quanto a ele, crescido numa família maioritariamente masculina, imagina-se apenas com filhos. E começámos, assim, um debate sobre as diferenças entre educar um filho ou uma filha.
Eu sempre achei que o crescimento feminino era mais fácil, talvez porque era o único que conhecia. Via as mulheres como seres sensíveis, românticos, sonhadores, tímidos e cheios de inseguranças, cuja função dos pais seria bastante simples: dar força, segurança e amor, muito amor. Em compensação, via os homens como seres estranhos, que ficavam, a dada altura, com pêlos faciais espalhados, voz estranhamente grossa, que começavam a andar em grupo, a arrotar, fumar, beber e a gozar com tudo para ficarem bem vistos junto dos amigos. A função dos pais seria complicada: para mim, os rapazes, por norma, ouviam apenas os amigos e faziam o contrário do que os pais sugerissem.
Ele dizia-me que isso era antes. E que agora os papéis tinham sido invertidos. Na opinião dele, as novas mulheres são agora quem tem que dar o primeiro passo em tudo. São as conquistadoras, as que escolhem quem querem, as que vestem roupa provocadora e que mandam mensagens aos rapazes escolhidos. Entende ele que, hoje em dia, são as mulheres que começam a fumar, a beber e sair à noite mais cedo. E que os rapazes, hoje em dia, são mais sensíveis, sonhadores, tímidos e cheios de inseguranças. Diz-me que, por tudo isso, se vai sentir mais seguro com um filho em casa.
Ora, quando, há algumas semanas atrás, fomos sair à noite com amigos, ele dizia-me ao ouvido "repara bem à volta e vê se não são as miúdas que estão vestidas de forma provocadora, a beber, a fumar e com ar mais confiante que os rapazes da idade delas". Eu dizia que não, não, impossível. Até que comecei a reparar melhor. E saiu-me um "talvez". Talvez realmente os papéis se tenham invertido.
Não sei o que se passou, mas algures nesta luta pela emancipação e igualdade entre sexos, parece-me que, realmente, os lugares se terão invertido um pouco e temos, agora, mulheres mais decididas, mais seguras de si. Mulheres que sabem o que querem e quem querem. Mulheres que não precisam de ser tratadas com especial força ou segurança. Mulheres que não precisam dum determinado dia internacional que as lembre, porque não se sentem inferiorizadas. Mulheres menos sonhadoras, mais práticas e realistas. Mulheres destemidas.
A verdade é que vai ser diferente educar uma mulher nos dias de hoje. Não se trata de educar uma futura princesa (como a minha mãe tantas vezes me dizia), mas de educar uma mulher que pode vir a ser a futura Primeira-Ministra. Se os papéis se inverteram? Sim. Se vai ser mais difícil educar uma mulher nos dias que se aproximam? Acredito que sim. No entanto, continuo a sentir que é um desafio que era capaz de enfrentar com todo o prazer. Mais tímidas ou decididas, sonhadoras ou realistas, é esta maneira de pensar que compreendo e acho-nos a nós, mulheres, fascinantes. Por isso, fazendo ou não sentido, sendo ou não discriminação positiva, eu gosto de festejar o Dia e quero dizê-lo a todas as mulheres que me lêem: tenham um dia muito feliz!

PS: Queridas amigas com meninas - D., I., e B. - força com as vossas futuras Primeira-Ministra, Nobel da Medicina, C.E.O. de uma grande multinacional, _______ (preencher com o que quiserem). Pode não ser a tarefa mais fácil, mas vai valer a pena. E têm sempre aqui a tia para vos ajudar. Sempre.

8 comentários:

  1. Anónimo11:59

    Sou mãe de um rapaz com 11 anos. Quando engravidei sonhava com uma menina, mas fiquei feliz na mesma quando soube que era um rapaz. Entretanto já tive dois abortos espontâneos e sonhei sempre que ia ser uma rapariga. Não sei porquê, talvez por tudo o que escreveste, acho que sim, que somos especiais, MUITO! No entanto tenho que concordar com o teu companheiro, acho que é mais fácil educar um rapaz. Tenho amigas próximas que têm filhas e ás vezes comparamos situações e também já chegamos a essa conclusão. Fico pasma com coisas que o meu filho conta sobre as colegas de escola. Fico pasma com sms's que ele ás vezes recebe das colegas. Ele próprio fica pasmo... Sim, tão mais decididas mas também perderam um pouco o "self-respect", contudo quero acreditar que será uma questão de educação. Os filhos são o espelho dos pais (quase sempre). Foi um prazer, mais uma vez, ler o teu post. És inspiradora. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Concordo inteiramente com o teu namorado. Mas não é de agora. Eu sempre achei que um rapaz deve ser mais fácil educar. E sempre quis meninas, ainda assim. Mas olha... calhou-me um rapazinho lindo ;) daqui a 10 anos, quando chegar à adolescência, veremos como é! :P


    P.S. - passa no meu blog, tenho um desafio lá para ti :)

    ResponderEliminar
  3. Vou preencher o espaço _____ com "mulher" ou "mãe".
    Mais do que a realização profissional o importante é a realização pessoal e o exemplo que deixamos para os nossos.
    "Pode não ser a tarefa mais fácil, mas vai valer a pena."

    Romântico à Forca

    ResponderEliminar
  4. Feliz dia da mulher

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o teu namorado.! As miúdas são cada vez mais ariscas, mas ainda assim ainda existe muita injustiça para com as mulheres.:)
    Bom dia da mulher.:)

    ResponderEliminar
  6. Concordo em parte com o que o teu namorado diz, mas também penso que isso já parte da educação que os pais dão aos filhos seja menina ou menino, por isso quando fores mãe vais com certeza saber bem o que fazer =) Tem um feliz dia!

    ResponderEliminar
  7. Eu sou mãe de meninas, acho que tudo tem a ver com a forma como são educados, eles e elas, tudo começa em casa na forma como os pais se demitem ou não de dar o seu melhor contributo nessa mesma educação. É sem qualquer espécie de falsa modéstia que te posso dizer que já me "habituei" a ouvir quem conhece as minhas filhas dizer-me "Bem, tens umas meninas tão bem educadas." É evidente que é um orgulho, porquê disfarçar?
    Acho que hoje a preocupação (dos pais) é o que eles (filhos) têm e não o que são...e isso estraga muita coisa!

    ResponderEliminar
  8. Adorei o post :)
    Como mãe de um menino, e com várias amigas mães de meninas digo-te que o teu companheiro tem toda a razão! Regra geral, é mesmo assim como ele diz! Feliz dia da mulher para ti também :)

    ResponderEliminar