sexta-feira, 1 de março de 2013

papa nicolaou

Enquanto todos falam do Papa com "P" grande e se despedem do Grande Bento XVI, que agora é nosso Papa Emérito, eu tinha o dia de hoje marcado para o outro papa com "p" pequeno.
Peço desculpa por ter juntado os dois na mesma frase, mas dizem que o outro Papa com "P" grande tem sentido de humor e julgo que não se iria importar. Afinal de contas, estamos a falar dum exame que deve ser realizado todos os anos e que se destina a promover e zelar pela saúde da mulher e do que mais precioso tem: a capacidade de gerar uma vida.
Ora, tinham-me marcado um médico ginecologista (uma curiosidade - não é que "ginecologia" significa "ciência da mulher"? não interessa para nada, mas achei bonito). Repito: um médico. Um homem. A analisar a minha... "beleza interior", digamos assim. Disse que não tinha mal. Até que vim para casa a pensar nisso.
"Um homem. Hmm..."
Comecei a enumerar as vantagens e desvantagens.
Vantagens: dizem que são mais meiguinhos e cuidadosos.
Desvantagens: é um homem. É um homem. Um homem.
As desvantagens ganharam e pedi para me marcarem numa médica. Fui preconceituosa? Fui. Porquê tanto desconforto? Não sei bem. Supostamente não é coincidente com a minha maneira de ser, porque confio 100% nos médicos e no seu profissionalismo.
Mas não sei... saber que ia estar naquela cadeira, já de si desconfortável, naquela posição que todas as mulheres conhecem, a ser vista e revista por um total desconhecido...
Se me perguntassem antes, diria que era absolutamente indiferente. O que é certo é que na hora "H" vacilei. Sou uma fraca. Uma fraca.
Em compensação, sou uma fraca com um útero e uns ovários muito bonitos e perfeitinhos. Ah bom.
Alguém tem ginecologista homem? É muito "desconfortável" ou é igual? Gostava de saber se foi estupidez minha. (o mais certo é ser, mas pronto.)

23 comentários:

  1. Esta é para as mulheres mas do que tenho ouvido dizer, os homens são de facto mais cuidadosos e meigos.

    ResponderEliminar
  2. Tenho um ginecologista homem, desde sempre, e adoro!! Uma ginecologista mulher é que me faria confusão...não sei bem porquê...
    Não é nada desconfortável, é super profissional mas ao mesmo tempo sinto-o como um "amigo"... e enquanto ele faz todos os exames e mais alguns (incluindo a citologia), vamos conversando da vida, dos filhos, das férias, do trabalho, da crise...é um médico, ponto!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15:11

    Sempre fui adepta de ter uma MÉDICA ginecologista, no entanto,
    houve uma fase na mh vida em que precisava de ouvir uma 2ª opinião. Recorri a um MÉDICO ginecologista aconselhado por uma colega de trabalho e na altura tudo me pareceu bem (pensava eu, para os meus botões, que era apenas um médico, como o meu dentista por isso não tinha nada a temer), mas o que é certo é que na sala de espera, comecei a sentir um friozinho na barriga, mas não dei parte de fraca e aguentei! Lá fui ter a minha consulta. Não senti grande "diferença profissional" entre o médico e a mh médica que sempre me acompanhou, mas de facto é muito desconfortável estar naquela cadeira com um médico HOMEM à nossa frente.. Passou td na mh cabeça lol os pensamentos mais estranhos que alguma vez tive lol.. Conclusão, quando saí do consultório pensei.. Volta Srª DRª estás perdoada :)

    ResponderEliminar
  4. Ela tem um médico e já fui com ela uma vez. Não lhe faz confusão nenhuma. Já eu, que fiquei numa divisão ao lado, tive de ouvir "agora vai sentir frio", "agora pode doer um pouco", "agora isto, agora aquilo". Fez-me mais confusão a mim, do que lhe faz a ela.

    Romântico à Forca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bem, eu vinha cá comentar para dizer precisamente que sempre fui "analisada" por um homem e que até prefiro. Vejo-os como médicos e até me esqueço do sexo. True story. :)

      Entretanto, o macho já cá veio opinar tudo. Chato pah!

      Bjinhos

      Eliminar
  5. eu tenho um ginecologista, homem, que analisa a minha "beleza interior" com a mesma atitude com que o meu dentista analisa a minha dentuça - a indiferença de quem já viu mil dentuças e em modo "boa sorte com isso, vais precisar!" enquanto diz "se magoar é só fazer um sinalzinho, sim?".
    nunca tive uma ginecologista mulher para poder comparar, mas não tenho mesmo nada a apontar ao facto de ser um homem.

    parabéns pelo blog e pelas visitas! fiquei fã desde o primeiro post que li! :)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15:23

    Não que possa dar uma opinião, porque este comentário é ara deixar uma dúvida? Pippa, com que idade se deve começar a ir ao ginecologista? E como dizer/pedir à mãe? (isto porque ainda vivo com ela)

    ResponderEliminar
  7. eu não tenho, sempre quis ser analisadas por mulheres, porque já com as mulheres fico constrangida que fará se fosse um homem...

    ResponderEliminar
  8. A primeira vez que fui ao ginecologista era um homem já de uma certa idade e não me fez confusão nenhuma. Ultimamente tenho ido à médica de família e ela é que me faz os exames todos. Nenhum dos dois me incomodou até agora!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo16:30

    Tenho um ginecologista homem e não trocava por nada. Já fiz citologia com uma médica mulher e ela foi muito menos cuidadosa. Foi também ele que fez o parto dos meus dois filhos e é um excelente médico. Acho que é isso que interessa.

    ResponderEliminar
  10. Olá Pipa, a primeira vez que fui a um ginecologista foi a uma mulher, (apesar de como tu ter marcado para um medico inicalmente, quando pensei bem na situação pedi para alterar)
    Fui examinada de todas as maneiras, pois disse-lhe que era a primeira vez que ia a esta especilidade!!!
    Fui tao mal tratadinha.. e a cara da medica era de tão enfadada ... começou logo mal quando entrei e me perguntou se vinha por algum seguro (sim ia pela multicare)
    Toda a consulta foi tao traumatizante, que cheguei ao fim e pensei NUNCA MAIS PONHO OS PÈS num ginecologista.!

    Os anos passaram, e tive que voltar a ir, e desta já nao fui em enganos, andei a pesquisar pela internet as opinioes sobre medicos genicologista pela zona do Porto, e descobri em alguns foruns e blogs que ate existem umas mulheres em condições (eu fui logo ter azar)
    Marquei mesmo a segudna consulta para um homem, e nunca mais troquei!!! Um profissionalismo 5*, nao quer saber se bem do seguro, de privado, do publico o que seja... Fez os exames com uma pericia (tinha muito a ensinar a outra colega, que parecia uma anormal) e esta é a minha experiencia. Existem bons e maus em todo o lado é preciso ter sorte, ou então toca a pesquisar!

    Tudo de bom*

    ResponderEliminar
  11. Reza a história que o ginecologista homem é mais delicado. Conheço quem seja seguida por um homem e não tenha qualquer motivo de queixa seja do que for, sendo o senhor ainda elogiado pelo seu profissionalismo. No entanto quando (quase) fui vista pelo padrasto de um amigo que me conhece de pequenina e me cumprimenta quando passa por mim na rua... Realmente rezei a Alá para que na hora da verdade fosse uma médica. E felizmente foi... Caso contrário teria sido constrangedor!

    ResponderEliminar
  12. Homem, sem dúvida, desde que não seja giro e ja tenha alguma idade. As mulheres em geral são brutas, não fazem cerimonia nenhuma e para mim "à vontade não é à vontadinha"! Agora se o médico for uma brasa... aí já é desconfortável. Just saying.

    ResponderEliminar
  13. Também escolhi uma mulher porque me mete um pouco de confusão.
    Mas uma amiga da minha irmã vai a um homem e namora com o filho dele, não sei se já conhecia o filho ou só conheceu depois, de qualquer forma fico sempre a imaginar os jantares naquela casa :)

    ResponderEliminar
  14. eu já fui a um ginecologista homem e não me senti nada desconfortável. Mas a verdade é que me tinham dito que ele virava pró outro lado, pode ter ajudado!ehehehe
    Agora vou a uma médica....sinceramente não me faz confusão, o pior de tudo é mesmo aquela cadeira medonha!
    beijinhos e parabéns pelos 100mil, tu mereces ;)

    coisasquetaiseafins.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Nunca fui a um homem. Já tive duas mulheres como ginecologistas. Prefiro a segunda, q é a q me acompanha agora. É mais profissional, mais simpática, mais meiga. Isso de serem mais meigos tem a ver com ser profissional, n com o sexo do médico.

    ResponderEliminar
  16. Eu já tive as duas experiências (entenda-se: ginecologista mulher e homem) e, de longe e sem qualquer sombra de dúvida, escolho o homem. O 'incómodo' de estar naquela cadeira de pernoca aberta é o mesmo, independentemente de ser homem ou mulher. Por outro lado, e pela experiência adquirida, o homem percebe mais daquilo onde está a mexer :p

    ResponderEliminar
  17. Anónimo22:08

    Tenho um ginecologista homem e nao o trocava por mulher nenhuma looool é mto simpatico e os homens deixam.nos sempre mais à vontade... As mulheres as vezes quando querem ate conseguem ser mazinhas.

    Rita

    ResponderEliminar
  18. Okidoki23:37

    Já experimentei 2 médicas e estou há alguns anos a ser consultada por um médico e não o troco por nada! É muito mais cuidadoso, explica muito bem o que vai fazer, coloca-me muito mais à vontade. Já as outras 2 médicas eram menos "friendly", não me deixavam descontraída e eram mais "brutas"...Por isso, nada de preconceitos e medos. Experimenta ;)

    ResponderEliminar
  19. Eu tenho ginecologista homem há muitos anos é o Álvaro Malta que já foi director da maternidade Alfredo da Costa, é um pouco velhote e sinto-me bastante (dentro do possível numa consulta de ginecologia) confortável com isso! Uma vez fui a uma ginecologista mulher e era uma bruta do pior não gostei mesmo nada! Com o meu ginecologista homem posso ser mais piegas e tudo que ele não diz nada e é super cuidadoso :)
    Bj S
    Bj S

    ResponderEliminar
  20. Anónimo11:57

    Eu já tive uma ginecologista e era uma bruta, dizia imensas vezes "ai, não percebo estas mulheres, afinal somos todas iguais!", "vá lá, não seja maricas que isto não dói nada"...e era mesmo bruta a fazer os exames. Entretanto troquei para um ginecologista do HSM que é um querido, super atencioso e delicado com as mulheres. E digo sinceramente, não mudo por nada.

    ResponderEliminar
  21. Já fui a um ginecologista masculino. E era jovem e bem giro, diga-se! (Fiquei mais impressionada eu com ele do que ele com a minha "beleza interior", evidentemente). A consulta foi normalíssima, fiz a citologia e ele muito delicado e profissional. Homem ou mulher, interessa é a competência! Por falar nisso, está na hora de lá voltar...

    ResponderEliminar
  22. Pepper09:53

    boas! Apesar de ser uma leitora do teu blog, não costumo interagir! Hoje não resisti! eu já tive dois ginecologistas homens e duas mulheres e acredita que os homens são bem melhores. Da próxima vez não vou hesitar em manter-me fiel aos medicos..As mulheres são incomparavelmene mais brutas...

    ResponderEliminar