terça-feira, 26 de março de 2013

Telempatia*

Ontem, ao contar a história da minha amiga V., expliquei que sentimos logo empatia mal nos conhecemos e que, talvez por isso, fomos ficando amigas ao longo dos anos, mesmo sem nos termos voltado a encontrar - apenas aconteceu três anos mais tarde. E o que é engraçado é que, agora que a conheço bem, percebo que ela tem realmente um 6.º sentido muito apurado e consegue sempre perceber, nos primeiros minutos, como é que a pessoa que está do outro lado é. Não sei se terá a ver com o facto de ser psicóloga, mas até hoje acertou sempre nas análises de personalidade que partilhou comigo.

Hoje, mesmo não sendo eu dotada da capacidade de análise que a V. tem, quero relatar novos casos de empatia recém sentidos, por pessoas a quem só conheço as palavras, nada mais, e quero também aventurar-me nas análises de personalidade. Na primeira parte, estou a roubar deliberadamente a ideia do Eduardo, no seu post de hoje (nem lhe pedi autorização, mas espero que me permita a ousadia). Na segunda parte, estou a (tentar) inovar. Pois então vamos lá a isto.

1. O Eduardo, do Romântico à Forca (ou não tivesse eu roubado a ideia dele). Tem sempre uma piada na ponta da língua e a verdade é que basta ver o nome dele nos comentários e já dou por mim a rir. Posso estar muito enganada, mas imagino que seja aquela pessoa que, à primeira vista, goza com tudo e parece levar as coisas na desportiva, mas que, na verdade se preocupa bastante com os outros e é afinal um marido dedicado e muito presente. Por norma, as pessoas que não se levam a sério são uma surpresa positiva, porque são sempre melhores do que querem dar a entender. Foi fácil sentir empatia, porque tem um sentido de humor super apurado, e conjuga-o com uma escrita impecável.

2. A Carolina, do Alguém que me cale. Diz que tem 23 anos. Pela maneira como escreve, eu dava-lhe mais. Fala do trabalho, do chefe tirano, do casamento que está prestes a acontecer, fala de forma apaixonada (mas sem sinal de lamechice, pois a Carolina parece ser muito prática) do namorado, fala de forma atenciosa do futuro sogro, fala da mãe, fala do futuro e das preocupações. A Carolina parece despachada e parece ser aquela pessoa que diz logo o que pensa sem grandes contemplações. Acho fácil sentirmos logo empatia por ela, porque assemelha-se àquela amiga que todos gostávamos de ter.

3. O Bruno, do Homem sem blogue. Consegue falar sobre tudo. E quando digo tudo, quero dizer que já pensei se ele não pegará no Dicionário, todos os dias, atirará o dedo à sorte para uma palavra e se não escreverá quatro parágrafos sobre essa palavra. Porque a verdade é que consegue desenvolver de forma exímia qualquer assunto, num verdadeiro Prós e Contras blogosférico. Não sei como tem tantas ideias, o blog não pára há quase um ano e os posts parecem pipocas a estalar quentinhas! Diz que é jornalista. Eu não sei como lhe sobram tantas ideias, depois dum dia a escrever. É daqueles casos em que só pode ser "natural" nele - nasceu para escrever. Deve ser aquele amigo que ganha os debates todos.

4. A Suricatte. Fala do seu MorMeu e das filhas com uma ternura tão grande, tão grande, que imagino que seja a amiga-mamã, aquela amiga a quem pedimos conselhos sobre tudo, com quem nos abrimos e que nos faz um bem imenso à alma.

5. At last but not least, o Ricardo, d'O Arrumadinho. Não comenta muito outros blogs, mas quando o faz, demonstra um lado diferente do que é exposto no blog dele: um lado mais engraçado, com sentido de humor e mais relaxado. Acaba por ser um pouco de tudo o que escrevi nos pontos anteriores: consegue discutir qualquer tema (sendo que, ultimamente, tenho gostado muito de ler o que escreve sobre assuntos mais "sérios", como a política e a sociedade) numa escrita impecável e fluida, parece ainda ter um lado apaixonado e ternurento, sabe cozinhar, adora o lado bom da vida (viagens, restaurantes, concertos, música, cinema, livros,...), é um desportista nato, gosta de correr e tem há pouco o Manolo, um cão que parece um castiço. Deve ser aquele amigo tão completo que os restantes agradecem o facto de já estar casado - é menos concorrência.

PS: Queria também falar na 100manias. Dizer que me consegue fazer rir às gargalhadas. Que é super leal e amiga do amigo. Só que, neste caso, a empatia que sinto é real e não se fica pelo blog, por isso não seria justo - a análise que faria seria com total conhecimento de causa, ao contrário dos outros casos. ;)

* De acordo com o "Eduardicionário":
(tele- + empatia) 

s. f. Forma de identificação intelectual ou afetiva de um sujeito com uma pessoa que se encontra à distância ou que não se conhece pessoalmente.

13 comentários:

  1. "[...] e conjuga-o com uma escrita impecável"
    E depois eu é que tenho sempre uma piada da ponta da língua.
    Mas pronto, fiquei aqui a babar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não era piada, escreves muito bem, nunca te apanhei um erro ou má pontuação! E se não sabes, devias saber. :)

      Eliminar
    2. Anónimo18:43

      Êpa ! Alto lá, paisano Eduardo, Romântico à Forca. Essa palavra Telempatia tu apropriaste do livro Despertar do Xamã, de Foster Perry. E ela tem outro significado, ou seja "mistura de pensamento e sentimento." Que feio, ó gajo. Tens alma de político.

      Eliminar
  2. Não estava nada à espera e não sei te que diga. É um orgulho enorme ter sido escolhido por ti e a forma como falas sobre mim é uma novidade. Achei piada aquilo do dicionário. Ficou uma bela ideia :)

    A verdade é que tem sido "mais ou menos" fácil alimentar o blogue porque ainda não é extenso e porque há muito a dizer. E tudo na vida pode ser usado como tema. Ao ler o jornal, por exemplo, posso recordar-me de muitas coisas da minha vida. De muitos temas. Em relação à escrita, o profissional ajuda-me a alimentar o blogue mas é diferente do que escrevo no meu espaço.

    Quanto aos debates de amigos. Um dia descobres mas digo-te já que não faço nada para os ganhar. Mas adoro conversar.

    Se me permites, vou falar de ti. Ou daquilo que julgo conhecer em ti.

    Pareces uma mulher muito segura de si mesma. Revelas confiança com o que és e com o aspecto que tens. Mostras também ser uma boa amante (para mim este termo inclui tudo aquilo que um(a) companheiro(a) deve ser) que se preocupa com a relação. Pareces ser daquelas pessoas com quem se pode conversar sobre tudo e sobre nada sem que a conversa corra o risco de ser enfadonha. Resumindo, és daquelas pessoas que fazem falta a todos os grupos de amigos.

    beijos

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizes que é +- fácil alimentar o blog, mas nem toda a gente consegue inspirar-se em tudo da mesma forma que tu. E isso é realmente um dom.
      Quanto ao que me escreveste, achei mesmo querido. E espero que tenhas razão. :)
      beijinho

      Eliminar
  3. Anónimo14:29

    Pippa, sei que o meu pedido nada tem a ver com este post, mas será que pode/podes (a senhora/tu??) fazer uma publicação acerca da reportagem de ontem, da TVI, intitulado "O Sexo dos Anjos"? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trata-me por "tu", por favor.
      Vou ver se encontro a reportagem, porque não a vi. Fiquei curiosa.

      Eliminar
  4. Chego aqui e sou surpreendida por esta Telempatia!! Surpresa agradável claro. É bastante engraçada a forma como me descreves, concordo com muito do que dizes. Parece que o blog transmite realmente quem sou, fico contente por isso, embora ainda não soubesse que as minhas palavras me fazem mais velha :p
    É também engraçado o facto de as pessoas que escolheste pôr aqui fazerem parte do meu círculo mais próximo por estas bandas. Especialmente a Suri que é também a minha amiga-mamã, e concordo inteiramente com a descrição que fizeste dela. Obrigada pelas tuas simpáticas palavras. Gosto muito de passar por aqui, e conhecer-te melhor.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que concordas. :)
      Vamos continuando a ler-nos e a conhecer-nos desse modo!
      beijinho

      Eliminar
  5. Ora Bem!!! Faltava eu cá vir parar a mummy/amiga desnaturada que já não te comenta tanto como antigamente, porque já não precisas tanto de mim, vi-te por aqui nascer e vi-te crescer, mais segura por estas bandas e estás a fazer um caminho muito bonito, sinto um orgulho imenso quando vejo ali no quadradinho que fui das primeiras a chegar e agora olha só tanta gente. Tu escreves tanto rapariga que a minha pedalada não chega para te acompanhar!
    Isto ao fim e ao cabo para te dizer que é um mundo pequeno. Ontem o Eduardo chegou a minha casa e eu fiquei intrigada como teria sido que ele me tinha encontrado. e reparei na Telempatia que ele falou e fixei o termo que achei engraçado;) Hoje chego a casa do HSB e ele fala de ti e cá venho logo de seguida, chego aqui e tenho este imenso carinho à minha espera. Nem sei o que te dizer, para te ser muito honesta, sempre pensei que era mais eu a seguir-te a ti do que tu a mim, fizeste-me muito feliz agora. MorMeu e as minhas meninas são o meu mundo. E agora tenho este mundinho...falaste logo em duas pessoas que já estão no meu coração há muito! O Bruno é o meu irmão mais novo que tem sempre a palavra certa ou para me fazer chorar, ou para me fazer rir(se eu o tivesse) e a Carolina é a minha filhota mais velhinha...já não passo sem nenhum dos dois e um gosto para mim era poder um dia abraça-los pessoalmente, assim como a ti, quem sabe?! Isto já vai longo, sou uma fala barato! OBRIGADA por tudo Pippa, do fundo do meu coração!

    jinhossssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada, Suri!
      E estavas enganada quando dizias que eras mais tu a seguir-me do que eu a ti. Todos os dias passo no teu cantinho e gosto sempre mesmo muito de ler.
      Quanto à parte final, gostava que um dia isso acontecesse! Como dizes... "quem sabe?" :)
      beijinho grande

      Eliminar
  6. Estava intrigada qual era a razão para ter tido mais visitas estes últimos dias, tendo em conta que não tenho escrito... Aqui está a resposta! ;) Adorava fazer-te rir mais vezes, não tenho escrito tanto como gostaria mas faço planos de que isso mude. Tenho privilégio de me poder inspirar na tua dedicação ao blog e vou fazê-lo ;) Um beijinho enorme

    P.S. A descrição do HSB é certíssima, tenho o prazer de poder usufruir dessas qualidades!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que escrever mais, porque é um pecado não o fazeres! Ok? ;)
      beijo grande

      Eliminar