segunda-feira, 18 de março de 2013

Um presente com significado

Hoje recebi dois presentes de não-aniversário, como fizeram questão de insistir. Sim, porque não faço anos hoje. A pessoa em causa não pode estar comigo no dia de aniversário e, então, decidiu tratar disso antecipadamente. "Mas não é de aniversário - repetia - imagina que hoje é um dia normal! É só uma lembrança".

A lembrança não foi lembrança nenhuma. Pôs-me logo emocionada, porque senti que fui "ouvida". Senti que foi escolhida mesmo para mim, com base naquilo que eu já disse que gostava e com base naquilo que define quem sou. Recebi dois dvds dos meus filmes preferidos de sempre, para poder ver e rever sempre que quiser, enquanto espero que a terceira parte da história estreie entre nós (já estou a dar pistas, por isso, já devem saber qual é). E recebi também um livro da National Geographic, com fotografias lindíssimas e surpreendentes, que marcam a história das reportagens da vida animal. Em dois segundos que folheei o livro já vi fotografias espectaculares. Depois se conseguir coloco aqui alguns exemplos.

E fiquei emocionada, como disse, por sentir que alguém me "compreendeu". Sei que isso é a parte mais difícil quando se compra algo para alguém: pensar na pessoa, pensar no que ela realmente gosta ou em coisas que lhe tocam, que signifiquem algo (de preferência, não gastando muito). Conheço pessoas que conseguem fazer isso de uma forma exímia. Conseguem perder um minuto a pensar na pessoa a quem o presente se destina, conseguem fazer uma caixa com pequenas lembranças que simbolizam algo, por exemplo, e escrever ainda duas notas que simplesmente mudam tudo. E a verdade é que, digam o que disserem, é esse minuto que perderam a pensar em nós que significa tudo.

Uma vez estava a ter uma conversa com ele sobre isso. Eu dizia que os melhores presentes eram os que tinham o tal "significado". Ele dizia que preferia presentes bons a presentes com significado, e que nem sabia o que isso queria dizer. Disse-me que gostava de coisas boas, da marca X, Y ou Z e que mais valia não se inventar para além disso. Não sei se é isso que distingue homens e mulheres, mas sei que vou sempre ficar mais tocada por coisas com significado, sejam caras ou não. Até pode ser só uma fotografia que nem me lembrava de ter tirado, um postal, um cd gravado com músicas especiais. Não é preciso gastar-se nada! E digo-o de forma o mais sincera possível.

Amanhã, dia do Pai, é isso que vou tentar fazer: dar ao meu pai algo baratinho, mas com significado (até porque não ando a nadar em dinheiro neste momento). E espero acertar e fazer o meu pai sorrir. Já comecei a preparar. Amanhã conto, não vá ele ler o blog. :) E vocês, vão dar alguma coisa ao vosso pai amanhã? Se sim, já sabem o quê?

3 comentários:

  1. Anónimo16:27

    Before Sunrise e Before Sunset :) estou desejosa que chegue o Before Midnight.

    ResponderEliminar
  2. Esse são os presentes que sabem melhor =)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo18:20

    Qual o nome do livro?

    ResponderEliminar