domingo, 10 de março de 2013

"Vale zero"

Ontem contei que a minha mãe era muito engraçada sem se aperceber que é, ou sem sequer se esforçar.
Depois dos comentários com que nos brindou à mesa, o telefone tocou. Atendeu, um pouco intrigada por não conhecer o número. Nós não ouvíamos o que diziam do outro lado, mas ouvíamos a minha mãe:
- Olhe, vou ser muito sincera: para mim, vale zero. Zero.
-... 
- Desculpe, mas pediu-me o meu testemunho e estou a dá-lo.
- ...
- A sério? Quase todos os testemunhos são positivos? Até gostava de ouvi-los.
- ....
- Não estou a duvidar. Só gostava de saber o que há para dizer de bom. Fiquei curiosa, porque não imagino que elogio possam ter feito àquilo. Eu não encontro nada.
- ...
-Oh... Não faltei ao respeito. Ligou-me para saber qual foi o meu feedback e eu estou a dá-lo.
- ...
- Mas se é a minha opinião, então não hei-de dizer que, para mim, vale zero?
- ...
- Não concordo. Até lhe digo mais: para mim, ainda fiquei pior depois de utilizar. Acho que estava melhor antes. Aquilo seca a pele, cheira mal. Não vale mesmo nada.
- ...
- Só estou a responder-lhe. Zero. Vale zero. Pode escrever tudo o que disse. Não aconselharia a ninguém.
- ...
- Pronto, ainda bem para os outros. Mas agora ligou-me a mim e isto é a MINHA opinião.
- ...
- Ok. Boa tarde.
- ...
- Adeus.
Desligou. Inspirou. Olhou para nós e apercebeu-se que tínhamos ouvido a conversa toda. Meia atrapalhada, disse-nos:
- Então não é que caí no erro de comprar aquele creme Xpto que andam a anunciar como sendo miraculoso e como tirando rugas, manchas, tudo, tudo? Foi uma porcaria, não faz nada, seca a pele e ainda cheira mal. Detestei. Ligam-me a perguntar a minha opinião. Vocês sabem que eu não gosto de dizer mal, mas também não sei mentir. Se querem saber a minha opinião e detestei, vou dizer o quê? Não percebo... Ainda ficaram chateados comigo por dizer a verdade!
Olhei para a minha mãe e lembrei-me da minha avó, mãe dela. Às vezes, quando vai lá a casa e a comida não está tão boa como de costume, por exemplo, se lhe perguntamos, ela é capaz de responder "realmente hoje não gosto, nem me apetece comer". Só que é tão sincera que é impossível alguém chatear-se. Ela é incapaz de mentir e adoro isso nela.
- Mamã, sabes perfeitamente a quem saíste nisso de dizeres tudo o que pensas, não sabes?
- Pois sei... E acho que não fui a única a herdar isto.
Pois não. Feliz ou infelizmente, sei que também herdei o mesmo gene. Não me queiram dar prendas de que não goste para me testar. Sou mesmo estúpida transparente e não consigo disfarçar e fingir que gostei. Mas, pelos vistos, é hereditário. Que fazer? ;)

8 comentários:

  1. Sou 99% em sincera em quase todas as matérias. Num questionário telefónico também não teria pudor em dar 0 a algo que não tenha gostado. Mas prendas? Isso já é outra matéria. Não consigo fingir entusiasmo quando ele não existe, mas esforço-me por mostrar em palavras aquilo que se calhar a cara denuncia. Acho sempre que se a pessoa passou pela coisa de sair de casa e ir comprar, presumindo que não terá comprado a primeira tralha que lhe veio à mão, merece um "obrigado, é giro" de recompensa. Mesmo que de seguida pegue no talão sem preço e vá trocar. :-P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O agradecer faz parte da educação, claro, mas não consigo é dizer "adorei!!" se sei que nunca vou usar. Nesses casos, digo apenas "ohh obrigada!! não era preciso!!". ;) Há que saber contornar o assunto.

      Eliminar
  2. Se somos 100% sinceros, o melhor é não abrir em frente a quem ofereceu. Dizemos que somos supersticiosos e abrimos só quando não estiver ninguém a ver. ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou então dizemos apenas "ohh nem sei o que dizer!! obrigada", e não se tem que mentir... ;)

      Eliminar
  3. que fazer? seres tu própria! mas muitas vezes a sinceridade traz momentos constrangedores, para evitar isso há que saber "dar a volta", como disseste em cima!

    bijokas

    coisasquetaiseafins.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando é assim, digo só obrigada. :) É melhor!! beijinho

      Eliminar
  4. já me ri um molho com a história, mas concordo a 100% devemos de ser o mais verdadeiros possiveis e ser "nós próprios", o problema é quando as nossas opiniões magoam os demais...
    Tem de se ter cuidado sempre com a forma como se dizem as coisas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, às vezes a forma é ainda mais importante que o conteúdo... ;)

      Eliminar