terça-feira, 18 de junho de 2013

A síndrome da balança

A minha relação com a comida sempre foi uma relação de amor-ódio: amor pela comida, ódio pela balança. De qualquer maneira, o amor sempre falou mais forte e fui ignorando a balança. Dizem-me sempre "não estás gorda, estás... beeem"* ou "tens curvas, mas estás... beeem"*. Nunca "que corpão! como consegues?", portanto. Fui aguentando o "...beeem"*, mas alterei alguns hábitos depois de conhecer a Dra. Mariana Abecasis, o ano passado, e tenho feito mais desporto. Segundo a balança, aumentei a massa magra, diminuí a massa gorda, o que já não é mau. O difícil é realmente (sempre foi) aliar tudo isto à eliminação total dos doces. Os doces têm sido o meu eterno pecado.

No entanto, ao olhar para o calendário, verifiquei hoje que faltam três semanas para ter novamente consulta com a nutricionista do ginásio. Consequência? Vi-me subitamente sem fome. Já me aconteceu o mesmo quando andava a ter consultas com a Dra. Mariana - em dia de consulta, não tinha fome e até era capaz de andar quilómetros a pé. Baptizei estes sintomas de "síndrome da balança", porque acontece-me sempre que sei que vou ser "oficialmente" pesada. Fico sem fome, com vontade de fazer o dobro do exercício e de beber águas e tisanas, como mandam as regras. Por isso, a minha conclusão é que devia passar a marcar consultas todas as semanas!

Alguém pode enriquecer muito comigo, é o que tenho a dizer.


*Ler com uma pausa demasiado grande, como quem hesita antes de concluir o raciocínio.

7 comentários:

  1. Francisco17:48

    Para ja gostava de perguntar as pessoas se gostam de ser dominadas por inibicoes. Nao e que as pessoas devam comer demasiado e ficar tipo baleia, mas posts como estes que partilham situacoes de miudas aparentemente 'normais' a irem a consultas de nutricionismo para emagrecer ou 'ficar com um corpao' fazem-me um bocado confusao, e um bocado aberrante ate perceber quantos milhares (ou milhoes) deixam que a vida seja controlada com inibicoes e complexos. Para que? Para que as pessoas digam 'epa grande corpo'? Isso e oq? Falta de auto-estima? Necessidade de agradar a toda a gente? E uma prisao e oq e digo que nao vale a pena. Alias, para piorar existem estudos que indicam que andar smp em dietas diminiui consideravelmente a fertilidade das pessoas.

    Com isto nao estou a dizer para se andar ai a rebolar e a comer demasiado, apenas para sei la, assumir-se um bocado a verdade que o corpo e apenas o corpo, nao deve ser um prisao do espirito. Leva-se uma vida de privacoes, nunca se come nada de saboroso que este planeta tem para oferecer, para que? Digo ja em primeira mao que 99% nao valem a pena tanto sacrificio pessoal. Comam produtos naturais, pouco processados, nao comam a noite e mantenham-se activos que isso chega. Preocupem-se com coisas mais importantes a serio, isso do peso do corpo e uma perda de tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Francisco, deixe-me esclarecê-lo: fui à nutricionista pela primeira vez há um ano porque estava com algum excesso de peso, mas essencialmente porque tinha o colesterol muito acima dos valores normais. Com trinta anos, achei que estava na altura de repensar, pela primeira vez, a minha alimentação, por mim e para mim. E "repensar" a alimentação passou essencialmente por aprender dicas de alimentação saudável, não por fazer a tal "dieta" e passar fome - nunca o fiz.

      Por isso, obrigada pela preocupação - o seu comentário pode realmente valer para muitos, mas permita-me que lhe diga que não o considero propositado face ao que aqui escrevi.

      Eliminar
    2. Inês19:01

      Excelente comentário, Francisco! :)
      Realmente é muito importante que esta mentalidade comece a 'espalhar-se'. Não que seja o caso da Pippa, como acredito que não é, mas pode haver (especialmente raparigas) que vejam o blog e que, ao ler o comentário, vejam que "ter um corpão" não é o que as fará felizes.

      Eliminar
    3. Anónimo11:31

      Caro Francisco, um(a) nutricionista não serve apenas para que as pessoas emagreçam. Trata casos de excesso de peso, obesidade, magreza, anorexia, bulimia, colesterol elevado, diabetes, ácido úrico, etc ou simplesmente faz uma educação alimentar... é tudo uma questão de saúde. Se há pessoas que estão preocupadas em ter um corpo melhor, é um acréscimo. E sinceramente, fazem bem, desde que não seja uma obsessão doentia. Não quero com isto dizer que uma pessoa magra é obrigatoriamente saudável e uma pessoa gorda não o é (e vamos tratar as coisas pelos nomes), porque não é verdade! Uma coisa não implica a outra. Há imensa gente magra com problemas de colesterol e afins e imensa gente gorda perfeitamente saudável, no presente. O que não quer dizer também que no futuro não venham a ter problemas. A genética também tem muita influência.
      Um nutricionista não tem apenas uma área e local de actuação. Muitas pessoas ainda têm uma espécie de preconceito em relação a esta profissão/estes profissionais. E penso que não tentam, não se esforçam sequer para tentar perceber o que tudo isto envolve e concluir se estão (ou não) errados nesse conceito. Ou seja, mantêm uma opinião tão formada, baseada em quê?
      Nutricionistas são essenciais à população como qualquer outro profissional de saúde.

      Quanto ao "andar smp em dietas", saiba que você mesmo pratica uma dieta. Todos nós praticamos uma dieta. Dieta = hábitos alimentares de cada indivíduo, seja saudável ou não. Agora essas ditas dietas a que se refere, as ditas dietas "malucas", estes profissionais existem para evitar que os leigos (diga-se, desconhecedores) as pratiquem e ponham em causa a sua saúde!
      Este tema é tão complexo, há tanto para se dizer.
      Mas deixo só aqui uma definição... "O Nutricionista é o profissional de saúde que desenvolve funções de estudo, orientação e vigilância da alimentação e nutrição, quanto à sua adequação, qualidade e segurança, em indivíduos ou grupos, na comunidade ou em instituições, incluindo a avaliação do estado nutricional, tendo por objectivo a promoção da saúde e do bem-estar e a prevenção e tratamento da doença, de acordo com as respectivas regras científicas e técnicas." (APN)

      Só mais um apontamento... "Leva-se uma vida de privacoes, nunca se come nada de saboroso que este planeta tem para oferecer, para que? Digo ja em primeira mao que 99% nao valem a pena tanto sacrificio pessoal."
      1º há necessidade de se privar de comida saborosa?! Mas a oferta do que é saboroso é assim tão restrita?! Saiba que há imensos alimentos bem saborosos e saudáveis... tem de estudar melhor o caso.
      2º será que 99% não vale a pena o esforço? Ou você pertence ao restante 1% e tem as perspectivas trocadas?!
      Com todo o respeito,
      Raquel P.

      Eliminar
    4. Francisco13:49

      Para ja se o texto que escrevi transparece algum tipo de tom 'ameacador' ou de confronto excessivo peco desculpa porque nao era de todo o meu objectivo.

      Para responder a alguns comentarios aqui, especialmente em relacao ao papel do nutricionista. Claro que nao estou a dizer que nao desempenham um papel valido e de facto existem varias pessoas que podem beneficiar com o acompanhamento e plano de nutricao.Mas penso que estamos a falar de coisas diferentes. Se existem um problema medico, vai-se a um medico. Acompanhamento de nutricionismo tambem pode resolver o assunto, mas e bastante mais comum e tradicionalmente para um nutricionista criar regimes de dieta de perda de peso. Quase que arrisco a dizer que a maioria das pessoas vao com esse objectivo, oq nao queira dizer que nao possam fazer outro tipo de coisas. Qd eu falo de dieta sao regimes de alimentacao feitos para perder peso.
      Mas repare Raquel P., oq eu escrevi no inicio do meu post foi 'mas posts como estes que partilham situacoes de miudas aparentemente 'normais' a irem a consultas de nutricionismo para emagrecer'. Isto e, eu estava e estou a referir a pessoas que tem corpos normais, ou seja, nao apresentam um excesso de peso muitas vezes para alem do meramente estetico, que recorrem a esse tipo de consultas. Acredite que existem varias pessoas nesta situacao, eu pelo menos conheco varias. Se acho isto correcto? Eu nao.

      Mas mais, o que eu quero pelo menos sublinhar nem e a questao do nutricionismo, e a cultura de inibicao e de complexos que esta associada hoje em dia a imagem e a peso do corpo de uma pessoa. E isso que realmente nao percebo e penso que deve ser em ultima analise combatido. Quanto ao ultimo paragrafo do seu comentario Raquel P. nao percebi muito bem o sentido, o que eu queria dizer e que vejo tanta privacao pessoal para agradar pessoas que normalmente nao valem a pena. Isto e a minha opiniao pessoal. E atencao, oq eu estou a dizer tanto se aplica a homens como a mulheres.

      Eliminar
  2. Anabela17:54

    Hum.. revejo-me tanto neste texto..
    .. tenho de marcar uma consulta também a ver se esse síndrome também me ataca..
    porque é que os doces são tão bons?? hahaha

    ResponderEliminar
  3. Cláudia Sousa10:49

    Não sei se deva, mas vou dizer de minha justiça...
    Revejo-me em muitas coisas que a Pippa escreve (e escreveu!) sobre o assunto.
    A grande maioria das pessoas julga que só deve consultar um nutricionista quem quer emagrecer ou quem o faz tem apenas o intuito de emagrecer. Não concordo nada com esta posição...sou de opinião que as consultas de nutrição deveriam fazer parte das ditas "consultas de rotina", porque grande parte da população "não sabe comer"! Contra mim falo, porque também não sabia, até consultar um nutricionista! Devemos aprender a comer correctamente, quer em variedade, quer em quantidade... cometia vários erros sem saber (mais hidratos do que proteína, barras de cereais ao lanche em vez de pão, etc.).
    A verdade é que ter consultado um nutricionista ajudou-me imenso...sim, é verdade que me privo de algumas coisas diariamente, mas também não abdico de tudo na minha vida...por vezes como doces, salgados e fritos, mas lá está, é às vezes e com moderação! Mais do que uma questão estética, é uma questão de saúde! Alimentação correcta e prática de desporto regular, são aliados imprescindíveis para o bem-estar físico e mental!
    Sinto-me melhor, com mais energia e começo a sentir-me melhor com o meu corpo e com a minha imagem! A procura do "corpo perfeito" não é para agradar aos outros, é para agradar a mim mesma, porque todos nós merecemos estar bem "na nossa pele"... e o estar bem, sentir confiança e orgulho em quem somos, transparece e facilita muito a convivência com o resto do mundo!
    Mas esta é apenas a minha modesta opinião*

    ResponderEliminar