terça-feira, 4 de junho de 2013

Voltar para o ex?

Com certeza muitos já passaram por isto: acaba-se com o/a namorado/a porque as coisas não andam bem. Já só se discute, só se vêem os defeitos um do outro e não já as qualidades. Tudo na outra pessoa irrita, tudo cansa, tudo satura. O que antes era adorável torna-se insuportável. O que era amoroso torna-se horroroso. O que era único torna-se... Acho que perceberam a ideia. O que é certo é que, a dada altura, sem "água vai", o amor e a paixão dão lugar a uma irritaçãozinha que nos faz questionar tudo. A separação. "Preciso de espaço!", diz um deles. O outro dá, mesmo sem entender a súbita e inadiável necessidade. Dá o espaço pedido. Dá uns dias. Dá as chaves de casa. Dá tudo. Desde que as coisas melhorem. Ainda está apaixonado. Passado uns tempos, um livro que ficou perdido lá em casa. "Tens que vir aqui, esqueceste-te do livro". E quem diz livro, diz uma peça de roupa, um cd, um creme ou uma escova do cabelo. "Tens que vir cá". Tem que ser. E o que tem que ser, tem muita força.

Ouve-se o bater da porta. Nada. A insistência. Dentro de casa, o coração bate mais alto que os nós das mãos num contacto repetitivo com a madeira da porta. Abre-se a porta.
- Então? Não ouvias?
- Desculpa, estava ao telefone.
A primeira mentira. Era o nervoso miudinho do reencontro.
- Estás com bom aspecto.
- Também estás.
- Tens ido ao ginásio?
- Tenho. E fui até à praia no fim-de-semana.
- Estás tão moreno. Ficas giro. E não te conhecia essa camisa.
- É nova.
"Então agora que nos afastámos é que anda todo vaidoso?", pensa ela, com uma pontinha de ciúmes.
- E tu mudaste o perfume.
- O outro fazia-me lembrar de ti. De nós.
- Pois... Deixa-me ver esse. Chega aqui.
Aproximam-se. Ele encosta o nariz ao pescoço dela. Deixa-se estar. A sentir aquele perfume, que é só dela. Aquela pele. Tão macia...
- Sai daí. Tira o nariz, diz ela, bruscamente.
Riem-se.
- Oh... Ainda não cheirei bem. Anda cá.

É inevitável. Ainda gostam um do outro. Mas voltar para um ex é sempre difícil. Os problemas de antes? Subsistem. Os stresses não acabaram. E depois da ferida aberta, a relação nunca mais será igual. Depois de vermos o defeito, não nos conseguimos concentrar no resto, na perfeição. O defeito está lá. O namoro não é perfeito. E nem todos conseguem ultrapassar a primeira crise numa relação. Vale a pena? Não valerá? O amor será suficiente para aguentar todos os desencontros? Uns dirão que sim. Outros? Fazem perguntas e esperam as respostas.

8 comentários:

  1. Bem, para voltar para um ex há que saber primeiro que tudo, porque é que se separaram. Que razões especificas levaram à separação. E a razão do "já não gosto de ti" não me convence....nunca me convenceu, porque isso não é uma razão, é uma consequência de algo e é esse algo que é preciso saber.

    Dito isto, poderei voltar para uma ex, se e só se, as razões para a separação já não existirem. Por exemplo: eu separo-me duma namorada porque ela insistia em mostrar falta de confiança em mim, mesmo eu nunca tendo dado razões para isso, ou seja, era uma questão mental dela. Se ela no futuro (seja com ajuda profissional ou não) conseguir ultrapassar isso, então é perfeitamente possivel voltarmos.

    ResponderEliminar
  2. Anna10:57

    Há 5 anos, contra tudo e contra todos, decidi voltar a dar uma oportunidade ao meu então ex. Hoje, ainda estamos juntos. Às vezes corre bem porque tem de correr bem, mesmo não fazendo sentido para ninguém ter-se dado outra oportunidade. Mas ainda bem que dei :)

    ResponderEliminar
  3. Depende o que os fez separar...eu voltei para o meu ex e estamos juntos há quase 5 anos, não mudava isto por nada!

    ResponderEliminar
  4. Voltar para o ex tem muito que se lhe diga... Realmente o que antes nos irritava ou incomodava, não vai mudar.
    Mas, se ainda se ama, se ainda se sente aquela atração tremenda, porque não dar uma nova oportunidade a esse amor?
    Talvez o que nos afastou, desta vez como já sabemos como é, não volte a acontecer.
    Mas claro, há tantas mas tantas incognitas nisto tudo...
    Como sempre o amor é algo que a razão não explica, nem pode!!!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo12:25

    Eu não voltava para a minha ex, principalmente depois do que me fez. Trocou-me por outro.
    Só depois de terminar comigo é que começou a fazer criticas à relação e a dizer que o culpado era eu. Sempre assumi, que podia ter feito as coisas de forma diferente, no entanto, numa relação a culpa não é só de um.
    Durante anos, estava tudo bem, de um dia para o outro tudo mudou. E pior é dizerem que não diziam directamente, mas que iam dando indicações de que as coisas não estavam bem.
    Eu entendo, que o passar as culpas para mim, foi para libertar algum peso na consciência, mas nesta minha situação foi apenas o início de uma série de atitudes muito tristes para quem sempre a apoiou e ajudou nos problemas que teve.
    Há uns tempos atrás, vi-a nos transportes públicos, passou por mim e nem bom dia, nem boa tarde.
    Acredito que se uma relação terminar de forma franca e honesta, há possibilidade de reconciliação, agora no meu caso, se isso acontecer, só peço que me internem num hospício ou me atirem de uma ponte, pq é sinal que não tenho amor próprio.

    ResponderEliminar
  6. Sou da opinião de que:

    -"Quando não dá uma vez não dão duas vezes!"

    Portanto, voltar para "ex" não...

    ResponderEliminar
  7. Marta17:03

    Eu penso que depende do que já disseram em cima: dos motivos para a relação ter acabado. Se forem motivos 'modificáveis' e ambos estiverem dispostos a isso, então a relação pode ter boas chances de dar certo. Neste momento estou precisamente a passar por essa situação. Namoramos 1 ano e passados 3 meses reatamos. Está a correr bem mas ainda só passou um mês, no entanto os dois temos consciência do que estava mal e estamos a fazer um esforço para mudar isso.

    ResponderEliminar
  8. Francisco17:54

    Volta volta esta perdoada! eheh

    Como tudo depende das circunstancias nao e verdade?

    Sempre fui da opiniao que as pessoas 'boas' conseguem fazer esse prodigio que e mudar para melhor. As pessoas erram e (algumas) aprendem com os erros. Essas para mim merecem uma segunda oportunidade. Contudo, o caso complica quando envolve traicoes e tal. Para mim se for algo mutuo, entao ainda ha base para continuar. Se nao for, acho que esta apenas a perder tempo. Nestes casos, para mim, e cortar e andar.

    ResponderEliminar