segunda-feira, 24 de junho de 2013

O que é que sentes?

Ontem, enquanto passeávamos, demos por nós a discutir o significado da palavra "inveja". Para ele, existe inveja simplesmente se desejamos algo que outra pessoa tem, mesmo que de forma subtil e sem outro qualquer sentimento associado. Assim, se vemos uma fotografia de alguém na praia e gostávamos de estar lá, sentimos, pura e simplesmente, inveja. Eu dizia-lhe que, para mim, inveja era algo mais elaborado e profundo que isso: era o sentimento menos nobre que podíamos ter, mais perto da animalidade, porque significaria não gostarmos do que tínhamos e desejar, de uma forma algo doentia, ter o que outra pessoa tem, desejar viver a vida dela, estar no lugar dela. Acrescentei "ter inveja é não gostarmos do que somos, é não acreditarmos em nós e desejar simplesmente ter tudo o que outra pessoa tem, é desistir" e garanti-lhe que nunca tinha sentido inveja de ninguém e que era feliz por isso.

Responde-me ele, a rir-se: "duvido que a definição do dicionário seja tão extensa. Percebo o que é para ti, mas acho que podemos sentir inveja de uma forma mais superficial, apenas porque gostávamos de ter aquele carro ou aquela roupa, por exemplo". Hoje lembrei-me desta conversa e, como sou teimosa como uma mula, fui espreitar ao dicionário. Aqui está a definição:
s. f.
1. Desgosto pelo bem alheio.
2. Desejo de possuir o que outro tem (acompanhado de ódio pelo possuidor).

Afinal, nenhum de nós estava 100% certo. Para o dicionário, além de significar um desejo de ter o que outra pessoa tem, a inveja implica também odiarmos a pessoa em causa - e esta parte da definição desconhecia. Além disso, associa-se o sentimento a um desgosto por não se ter o objecto de desejo. Uma tristeza por não sermos nós no lugar daquela pessoa, portanto. Apesar de não ter acertado totalmente na definição do sentimento, algo continuo a acreditar: é realmente dos sentimentos menos nobres que alguém pode ter. E espero nunca vir a sentir.
A sentir, que sejam borboletas.

3 comentários:

  1. Eu concordo mais com a tua definição, querer algo que outro tem eu chamo-lhe inveja saudável!

    ResponderEliminar
  2. Sim também concordo contigo. Inveja tem uma conotação negativa. Eu prefiro dizer que já cobicei algo, em vez de dizer que invejei.

    ResponderEliminar
  3. Inveja tem uma característica muito própria - a brincar toda a gente admite que a tem, que já a sentiu, que "uma inveja saudável" até pode ser algo que é positivo, enquanto motivação blá blá blá.

    Quando é a sério, quando te pedem para identificares um dos teus defeitos, rara ou nenhuma pessoa admite/refere a inveja.

    Quer dizer que a verdadeira inveja raramente é consciente ou tida como admissível.

    ResponderEliminar