quinta-feira, 27 de junho de 2013

O mocho que queria ser cotovia

Dizem (ao que parece, começou tudo com um estudo da Universidade da Pensilvânia) que a humanidade se divide, dependendo das horas em que nos sentimos com mais energia e motivação, entre Cotovias e Mochos. Os primeiros acordam e saltam da cama mal os raios de sol surgem no horizonte. Gritam os "bons dias" com um sorriso de orelha a orelha, despacham-se logo cheios de energia e são os primeiros a chegar ao trabalho; são os primeiros a acordar os amigos nas férias; e são aqueles que se cruzam com os vizinhos, ao fim-de-semana, já de roupa desportiva, depois de uma hora de corrida, quando aqueles estão ainda a passear o cão contrariados, apenas com um olho aberto. Têm tanta energia que às vezes podem tornar-se irritantes para os Mochos. E quem são os Mochos? Os Mochos são aqueles que, depois duma manhã em que mal falam, em que só os vemos correr para a máquina de café de hora a hora, agarrados à chávena como se de uma tábua de salvação se tratasse, começam a dar um arzinho de si no final da manhã. Subitamente, percebem uma piada. Mais: a dada altura já mandam uma piada também! Vão almoçar, regressam para o trabalho e, a partir das 16h, é vê-los renascer, qual Fénix. De repente, a velocidade com que se atiram às teclas do computador torna-se um espectáculo digno de se ver, começam a correr escritório fora, fazem telefonemas, escrevem emails, marcam reuniões, colocam dúvidas, começam a suspirar com o stress.... e assim se mantêm até tarde. Os Mochos são sempre os últimos a abandonar o escritório. Nas férias, são aqueles que nunca querem ir para casa no fim da noite, têm sempre energia. E são conhecidos, na vizinhança, por, aos fins-de-semana ligaram a música tardíssimo e fazerem festas depois da hora permitida pelo condomínio.

Ora, e onde me encaixo eu? Eu sou um Mocho que quer ser Cotovia. Comecei, depois da faculdade, a tentar acordar cedo. E até acho que tenho bom acordar. Sorrio logo, gosto de ter música, digo "bom dia" sem problemas e tenho alguma energia. O problema é que, apesar de tudo, sempre senti que tinha um pico de energia à tarde/ noite e não de manhã. À tarde é quando começo a stressar no trabalho. É quando quero fazer os telefonemas todos. Quando mando os emails importantes. Quando tiro as dúvidas. Em casa, é à noite que gosto de arrumar tudo. É à noite que tenho mais energia se vou correr. Nas férias, sou a tal que nunca quer ir para casa. Por isso, percebi hoje, a falar com uma colega, que sou, definitivamente um Mocho. Não adianta tentar disfarçar e mascarar-me de Cotovia. A minha colega gosta de acordar às 7h. E começar a trabalhar às 8h! Eu nunca fui assim. Ela gosta de se deitar às 22h. Eu? Jamais. Assim sendo, eu Mocho me apresento. Há muitos irmãos por aí? ;)

8 comentários:

  1. Eu sou cotovia....limpinho !!! loooool

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:06

    Sou tão mocho!!!

    ResponderEliminar
  3. Pois eu acho que sou nem mocho nem cotovia.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo16:43

    Sou defenitivamente cotovia. Entro às 9hoo levanto-me 5h30m para fazer uma caminhada, e ainda antes de começar a tabalhar deito uma máquina de roupa a secar, faço pequeno almoço, preparo lanches, levo a minha filha à escola e chego meia hora mais cedo ao trabalho para tomar um café com calma e ligar todos os PC, luzes etc

    BJS

    Sandra / Funchal

    ResponderEliminar
  5. Joana17:31

    Eu sou Mocho, sem qualquer sombra de dúvida. Detesto acordar cedo e sentir a azáfama do resto da casa a preparar-se para sair. Prefiro acordar a meio da manhã (ou depois :P) e fazer tudo com calma. Depois do almoço sou outra pessoa! E também não gosto de me deitar cedo - gosto de tratar de várias coisas pela noite dentro, quando há mais sossego =)

    ResponderEliminar
  6. Eu sou mais Cotovia, prefiro entrar cedo no trabalho para sair mais cedo =)

    ResponderEliminar
  7. Eu é mais Cotovia ao fim de semana e Mocho durante a semana... Ooops, não deveria ser ao contrário?? Vou baralhar e voltar a dar a ver se acerto. :D:D

    ResponderEliminar
  8. 100% mocho!
    As manhãs matam-me e sou uma apaixonada pela madrugada :)

    ndnan.blogspot.pt

    ResponderEliminar