segunda-feira, 24 de junho de 2013

Que desilusão

Acabei finalmente o terceiro volume do 1Q84, do Haruki Murakami. Depois de tanta intriga à volta da Vanguarda e porque é que se teria tornado uma espécie de seita religiosa (a história do Líder ouvir vozes apareceu como, afinal?), depois de tanto mistério à volta da mãe do Tengo e da personalidade do pai (porque é que ele era tão frio? o que era feito da mãe?), depois de começar a desenvolver a figura da crisálida de ar, da nina e da má (afinal a Fuka-Eri era o quê? e que história foi aquela da Aomame criança dentro duma?), depois de termos começado a simpatizar com o Ushikawa e com a cultura do Tamaru, por exemplo ... achei o fim muito muito desolador e todas as respostas demasiado simplistas e superficiais. É que eu entrei realmente naquele estranho mundo. Acreditei nas duas luas. Acreditei que parte da História se tinha alterado (no primeiro volume, a Aomame entra até na biblioteca para se actualizar com a leitura de jornais antigos, mas depois nunca se desenvolvem mais factos históricos estranhos desta realidade paralela). Acreditei nos pequenos seres a construírem a crisálida de ar. Acreditei nas vozes e no Povo Pequeno. No final, parece que a intenção era, afinal, tornar tudo uma história de amor, mas muito sinceramente o amor entre os dois era o que menos me interessava em todo o livro. Até me considero romântica, mas não queria saber daquilo para nada. Estava mais fascinada com os restantes detalhes daquele mundo e em conhecer a fundo as restantes personagens e as suas histórias. No final, foi quase como se alguém tivesse dito ao Murakami - "ouve lá, não estragues tudo com um final estranho. Pensa em como são as telenovelas da Tvi, em Portugal. Acaba tudo direitinho e de forma simples, certo? Não inventes, faz como eles, que eles é que sabem." E pronto, ele rasgou o fim dramático, confuso que tinha já escrito e seguiu a fórmula mais correcta - um happy ending. Não gostei. Mesmo nada.

Já alguém leu? Gostava de saber as vossas opiniões e se sentiram tão frustrados com o final quanto eu.
Nós até já víamos duas luas, como no mundo descrito no livro. ;)

9 comentários:

  1. Eu só li um livro desse homem e não gostei nada... Os passageiros da noite, acho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Os passageiros da noite" são uma esquizofrenia que o autor sofreu e do qual certamente se arrependeu lol Tb li esse livro e era pavoroso. Felizmente tinha começado pelo "A Sul da Fronteira, A oeste do sol" e fiquei rendida - é uma belíssima história de amor e o autor descreve sentimentos de forma perfeita. Aconselho vivamente. Neste momento estou a ler o "Sputnik, Meu Amor" e estou a adorar :)
      Não desista do autor lol vai ver que vai valer a pena :))

      Eliminar
    2. Anónimo16:10

      O primeiro que eu li dele foi o "Em busca do carneiro selvagem" e fiquei traumatizada AHAHAH
      Tenho o Kafka, o Dança e o 1Q84 à espera que a vontade desperte em mim ;) sendo que este último estava planeado para estas férias... ou esse ou "A rapariga que sonhava com uma lata de gasolina e um fósforo" do Laarson... Dúvidas existenciais...

      Eliminar
  2. Não li, era para ler nas férias. Agora, estou com um pé atrás, bem se calhar os dois.

    ResponderEliminar
  3. Tenho ali o 1o volume para começar mas até perdi a vontade... Final à novela da tvi??!!!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23:04

    Já li muitos livros dele e um "happy ending" é algo completamente estranho no Murakami. Os finais são sempre abstratos, deixam-nos a pensar e mantêm-nos presos ao livro mesmo depois de o termos terminado.
    Li o primeiro 1Q84...tiraste-me a vontade de ler os outros :b

    ResponderEliminar
  5. Pepper09:07

    eu li a trilogia e adorei! foi um final atípico para um livro do murakami, mas não acho que tenha desiludido. Claro que eu sou suspeita, pois tenho todos os livros dele, e, como é óbvio, sou fã incondicional...!

    ResponderEliminar
  6. Só li o primeiro volume e adorei, entretanto tenho outros livros em lista de espera e só depois volto a pegar em Murakami... Acho... Para além desta experiência as outras com ele foram meio complicadas;)

    DM

    ResponderEliminar
  7. Está na lista para ler mas agora com a tua crítica e romântica como sou vou ter que repensar.

    ResponderEliminar