quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A D. Adélia

Durante anos, era eu que limpava a minha casa e tratava de todas as lides domésticas. Custava? Claro, mas estava na faculdade e, como não recebia nenhum salário - fazia só aqueles trabalhos ocasionais de hospedeira, para amealhar dinheiro para as férias -, achava que não era justo serem os meus pais a pagar por algo que eu podia perfeitamente fazer.
Entretanto, acabei o curso e os queridos dos meus pais arranjaram uma senhora, conhecida duns amigos deles, que passou a ir limpar a minha casa uma vez por semana. Chamemos-lhe D. Adélia (nome fictício). A D. Adélia foi presença semanal em minha casa durante algum tempo. E, sinceramente, foi um alívio deixar de contar com ela.
Porquê? Passo a explicar: a D. Adélia conseguiu inverter, de tal forma, os papéis entre nós que, passado uns tempos, sentia que era eu a empregada e ela a 'patroa'. Eu tinha imenso cuidado a deixar tudo arrumado, no dia em que ela vinha, para facilitar a limpeza, mas à medida que foi ganhando confiança, passou a falar mais e a limpar menos. Quando eu chegava a casa, à hora de almoço:
- D. Adélia, desculpe o reparo,  mas ali a banca da cozinha está com pó. Já limpou?
- Limpei, mas esta casa ganha muito pó. A Dra. deixou a janela aberta, não pode deixar, porque suja logo tudo.
- Deixei aberta para arejar. Podia ter fechado...
- Podia, mas aquela janela fecha mal e eu ando aqui com uma dor no ombro e até acho que é por isso. Ela está toda empenada.
- Não estava.
- Ah não estava... Olhe, e aproveitei e estive a tratar das plantas. Plantei-lhe ali umas flores novas, acho que vai adorar. E tirei as ervas daninhas, adubei a terra. Ah e deixei-lhe ali na entrada o catálogo da Oriflame. Não quer ver e escolher alguma coisa?
- Obrigada, mas agora preferia que limpasse só a banca, que está realmente suja. E o chão também não está passado a pano, pois não?
- Está. Mas a bicha anda para um lado e para o outro e não me deixa limpar bem. Há bocado acho que ela queria mijar e até a levei lá abaixo. Tirei umas fotografias e mandei ao meu filho. Veja que bonita que ficou. Tenho que pôr no facebook, mas não queria gastar tráfego. Qual é a pass da internet aqui em casa?
- Depois digo-lhe. Pode tratar primeiro do que lhe disse?
- Claro, mas olhe que a culpa é da janela empenada e da bichinha, que está sempre ali a chafurdar o focinho no chão.
- A bichinha tem nome.
- Desculpe, eu sei. Mas 'bichinha'e é o nome carinhoso que eu dou. Sabe que adoro cães. E esta é muito esperta, estou sempre a brincar com ela. Deixo-lhe então aí o catálogo, para ver se gosta. Tem coisas muito bonitas, ainda há pouco estava a ver...
- Pois, por isso não limpou a cozinha. (disse eu, entredentes)
- Como? Ah, tenho que tirar os phones, que estou aqui a ouvir rádio, enquanto limpo.
Esta mulher era uma personagem. Teve que ir embora, mas talvez um dia a contrate como jardineira, entertainer ou petsitter da minha cadela. Para limpar, realmente, é que não. Desculpe, D. Adélia.
Entretanto, tenho que aceitar o seu pedido de amizade no facebook. Até tenho medo...

10 comentários:

  1. Ahahah coitada de ti, sinceramente. Com uma empregada dessas, preferia fazer eu as limpezas.

    ResponderEliminar
  2. ehehhehehehhe. Ainda bem que a "minha"D. Rosa não é coisa que se lhe pareça.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. A mim faz-me alguma especie ter alguem estranho na minha casa, nem que seja para limpar. Isto significa que tenho que ser eu a arregaçar as mangas. E a vontade muitas vezes não ajuda...lol

    ResponderEliminar
  4. Olha que esta hum ?! :S
    Toda folgada a senhora.. Bom olha pior são aquelas que nos levam coisas de casa, temos o frigorífico com comida ou assim, pimbaa. Temos champoo e elas pimba.. há com cada uma..

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ela não era empregada, era jardineira :p

    ResponderEliminar
  6. Cheguei e gostei!
    Ainda li pouco mas fiquei agarrada.
    I'm in se me deixares entrar.

    ResponderEliminar
  7. Gostava de ter este talento...

    ResponderEliminar
  8. Lol, é melhor não aceitares! As empregadas domesticas sao mesmo assim, é preciso ter muita sorte com quem se arranja.... Tenho uma amiga que foi a casa a meio da manha de surpresa e encontrou a dela sentada no sofá a comer lhe os iogurtes e a ver o goucha!

    Kiss

    Coisasquetaiseafins.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. eheh essas senhoras são de mais, falam mais do que o que trabalham =)

    ResponderEliminar