sábado, 2 de fevereiro de 2013

Há alguma relação entre ginasticar e vacas?

Sim.
Ontem deu-me a nostalgia.
Andava há umas semanas a cantar a música do "ginasticar", sempre que alguém falava em correr ou fazer desporto, mas como não me lembrava da letra toda já me irritava a mim mesma. Sabem quando querem cantar e vibrar com uma música, mas só sabem o refrão e, por isso, depois têm que vibrar em pensamentos, porque não conseguem exteriorizar o resto da música?
Pronto, eu andava assim. A música, para quem não está recordado, é da Rua Sésamo e já não ouvia desde o século passado (adoro viver na viragem do século, permite-me estas hipérboles que são, no entanto, verdade).
Para acabar com o martírio (próprio e alheio - sobretudo alheio), fui procurar no youtube. Ora carreguem no 'play':
Lembram-se agora? Foi quase como uma massagem ao coração ouvir isto. Que saudades!
Acontece que o youtube é como as cerejas: quando ouvimos uma música nunca ficamos por aí e queremos sempre muitas mais. Ninguém consegue ficar satisfeito só com uma. Então andei eu a saltitar de música em música, a reviver a infância e a maravilhar-me com estas pérolas da Rua Sésamo, primeiro, e depois com outras canções para crianças do meu tempo.
Agora pergunto: já pararam para ouvir as letras destas músicas? Vou dar-vos alguns exemplos do que
ouvi. Não sei se sou eu que cresci e desenvolvi uma mente pecaminosa, doentia e tenho que ser internada, mas deixo que as letras falem por si e que sejam vocês a decidir do teor inocente ou não das mesmas:
Exemplo 1: "Às vezes, quando estou para aí virada, penso nos animais que eu podia ter sido. (...) Tenho orgulho em ser a criatura que eu sou. Tenho orgulho, orgulho em ser uma vaca, vacaa, vacaa. (...) Tenho cornos na cabeça. O prado é a minha cama. Todas as vacas deveriam ser adoradas.  (...) Tenho orgulho em ter um badalo como o meu pai. Não, como a minha mãe."
Exemplo 2: "Bananas sempre juntas, a crescer. Não verás uma banana só. (...) Nunca uma banana sozinha cresceu."
Exemplo 3: "O Lobo Mau corre para a avó e chega lá primeiro. Come-a duma vez, ai que lobo matreiro."
Até posso ser eu que estou louca, mas sinceramente parece-me que há letras que devem gerar muita risota por parte de quem está a escrever. Além disso, se assim não fosse, as canções infantis não tinham sido utilizadas pelo Quim Barreiros, certo? Não vou colocar aqui o link, mas adianto que esse senhor fez uma música, com um videoclip todo catita para crianças, cujo nome é "Pito mau" e que, com pena minha, tenho que admitir que também poderia ser música para crianças, não fosse sabermos quem escreveu essa pérola.
Deixo-vos a ouvir estas músicas, a reviver a vossa infância e a decidir, portanto, se sou eu que sou doida varrida ou se são os criadores das músicas para crianças. (votem na segunda, votem na segunda!!!)

13 comentários:

  1. ahaha tão bom recordar

    ResponderEliminar
  2. LOOOOLOL! demais! eu aposto na 2a! dá-me a ideia que os autores gostam de um toque de malícia nas suas letras! Tb me fizeste lembrar outra coisa, não sei se vês HIMYM, há um episódio em que eles tb veêm a malicia no programa infantil da Robin! é de rir! :)
    kiss e bom fds ;)

    coisasquetaiseafins.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, também já vi esse episódio. A Robin Sparkles era o máximo!!! :)
      Bom fim-de-semana!!
      beijinho

      Eliminar
  3. Foi muito bom recordar o Ginasticar e o Orgulho em ser uma Vaca, mas os que mais me marcaram foram o Pescar sem cana, o Quem é que martelava? e o Cinto de segurança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Podia ser doutor ou enfermeiro (...) podia, podia, mas não ia dar...!!! Quem é que martelava?? (...) Alguém teeem que maaaarteeeelaaaaar!!" Aii o que eu procurei essa, mas não encontrei. Se encontrares envia-me, PLEAAAAASEEEEE!!!

      Eliminar
    2. Eu também procurei e não encontrei :-)

      Eliminar
  4. a rua sesámo era maravilhosa! :)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo17:08

    Agora recordem este...

    http://www.youtube.com/watch?v=aS0kujh6V2o

    e imaginem que em vez de canequinha era carequinha!;)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo11:13

    Em Portugal limitaram-se a traduzir os originais:

    http://www.youtube.com/watch?v=afP5yWoVs6s

    http://www.youtube.com/watch?v=PGatWm-oYhg

    http://www.youtube.com/watch?v=YtI5J4qwSog

    A minha preferida é a das vaquinhas :)

    ResponderEliminar
  7. Bem, não estou sózinha! :)
    Tenho a mesmissima opinião, quem escreve/traduz estas letras para a n/lingua deve divertir-se imenso!
    Mas a verdade é que a n/mente se torna muito pecaminosa com o tempo ;)

    ResponderEliminar
  8. Sou educadora d infância, e ás vezes rio-m imenso interiormente pq penso mt nestas e noutras historias e musicas q por ai andam. e pensava q era da minha cabecinha :P

    ResponderEliminar
  9. Sou educadora d infância, e ás vezes rio-m imenso interiormente pq penso mt nestas e noutras historias e musicas q por ai andam. e pensava q era da minha cabecinha :P

    ResponderEliminar