quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Hello Kitty. Bye bye Kitty

Nunca usei nada da Hello Kitty. Não sei explicar bem o que aconteceu, mas devo ter nascido com uma sequência genética na qual não estava incluída a molécula responsável pelo amor à gatinha japonesa.
Pior - além de ter nascido e crescido sem sentir qualquer apreço pela felina asiática, algures no meu DNA vive alguma pequena, mas persistente molécula que me faz sentir até uma certa aversão pela mesma.
Respeito quem gosta da bichana de olhos inexpressivos, de bigode composto por três fios em cada lado, sem boca e corpo, sem tridimensionalidade, mas apenas com um lacinho. Tenho amigas que sempre gostaram da Hello Kitty e do merchandising que a rodeia e até acho amoroso, porque é uma paixão que começou quando eram crianças.
De qualquer maneira, como dizia, irrita-me um pouco a cara da gatinha japonesa, parece-me um pouco assustadora, só com aquela cabeça sem corpo e sem boca. Terá sido decapitada? Porque é que ninguém se preocupa? Eu não acho normal aparecer só a cabecinha dela, como símbolo, qual oferenda numa bandeja. Por outro lado, o facto de não ter boca também me parece extremamente assustador. Padecerá de alguma maleita rara? Terá sido vítima de alguma atrocidade? Ninguém comenta, passeiam-se com a cabecinha de olhos arregalados, apenas, com ar de profundo orgulho. Haverá uma seita que se dedica a cometer crimes contra felinos indefesos, sendo a Hello Kitty o símbolo deles? Ou simplesmente passeiam a cabecinha voadora, desligada dum corpo, desbocada, sem se aperceberem?
Quanto a mim, nunca percebi muito bem o que se passava ali. A gatinha não é sexy, pelo menos nem curvas tem. Qual é o sentido de aparecer estampada em cuecas e soutiens? A gatinha não tem capacidades reconhecidas. Porquê aparecer em elecrodomésticos, utensílios e roupas de desporto? A gatinha não tem - pelo menos que eu conheça - uma história. Não tem sentido de humor reconhecido, sarcasmo, inteligência, cultura ou outras capacidades atribuídas. Porquê o culto?
Assim sendo, nunca usei nada da marca. Até há dois anos atrás.
Tive que fazer uma cirurgia, que foi marcada praticamente dum dia para o outro. Levei um saco para o hospital com pouca coisa, porque só ia lá dormir duas noites. No entanto, a minha mãe, prevenida como é, decidiu que me ia levar mais roupa. Não queria que recebesse visitas com roupa repetida, com certeza. Trouxe-me, assim, de surpresa, algumas peças de roupa que comprou. Uma querida.
A surpresa foi que, no meio das compras, descubro um pijama da Hello Kitty!
- Hello Kitty, mamã?...
- Sim...
- Mas sabes que nunca usei.
- Sei, mas não resisti. Repara só no desenho: é a Hello Kitty ballerina. Tem saia tutu, está em pontas e tudo. Repara... Fez-me lembrar de ti.
Uma parte de mim achou aquilo fofinho. A minha mãe quis reviver os tempos em que eu fazia ballet e transpôs aquilo para o pijama. O pior foi que, no dia seguinte, fui acordada pelo meu médico, que estava a fazer a ronda e foi ver a paciente após a cirurgia:
- Bom dia, dorminhoca!!!
Abri os olhos, com alguma dificuldade...
- Como estás, dormiste bem? Sem dores?
- Sim, dormi como um anjo.
- Ou como uma ballerina? Que belo pijama. Hello Kitty? É como as minhas filhas de 6 e 8 anos. É um vício que não tem idade, não é?
- Hmm... por acaso é a primeira vez que visto algo da Hello Kitty....
- Vá, sem vergonha. Sem vergonha. Fica-te bem! Podes admitir que gostas. ahah Dr... - chamando outro médico colega - já viu esta menina? Tem 28 anos, mas continua a parecer uma menina, não é? E de Hello Kitty... Olhe que querida.
Eu devia estar com o sorriso mais amarelo já visto. E não acabou ali. Todas as enfermeiras que apareceram depois comentavam: "Hello Kitty?? Também sou grande fã!".
Eu tentava gritar - "é a primeira veeeeez!! Acreditem em mim!!". Até que tive que me render. Ninguém acreditava e não...
- Também é fã da Hello Kitty? Tenho tudo dela: pijamas, roupão, chinelos, t-shirts, roupa interior...
- Hmpf. Sou, sim. Fã número 1, respondia eu.
Se não os podes vencer, junta-te a eles. Juntei-me. Nos dias seguintes, tive que abandonar a seita.
Bye bye, Kitty!

7 comentários:

  1. em resposta ao teu post, coloco-te aqui o link de um blog que debateu esse tema: http://gospelhomeblog.blogspot.pt/2007/10/verdades-e-mentiras-sobre-boneca-hello.html
    eu por acaso, já tinha ouvido a história da criança e blablabla, mas não acho que seja verdade...

    ResponderEliminar
  2. Por acaso, até acho q o raio da gata tem história. Mas isso n a torna mais bonita, fofa ou querida. Crianças q gostem disso, ainda tolero. São crianças... vá. Agr mulheres? Seriously? Odeio o raio da bichana. É feia, é irritante. Em lingerie? Pq ah e tal... é fofo? Não. De todo. Credo, é feia q dói, é uma praga e por mim acabava-se já com isso tudo :D e pior... pior q ter uma cuequinha, um pijaminha ou um boneco qq com a hello kitty... pior q isso é, como já vi, ter um carro todo cor de rosa, com forros e pêlos e bonecada e desenhos TUDO dessa gata odiosa. Bem como o quarto... A sério......... Too much!

    ResponderEliminar
  3. A boneca é fofinha pronto pronto, guilty:p mas é tudo tão caro que desisto só de olhar!

    ResponderEliminar

  4. Como te entendo! Partilho totalmente a tua opinião sobre o raio da gata e recuso-me a usar qualquer coisa que faça parte do infinito merchandising da marca. E como diz a Cynthia, em crianças até compreendo, mas em mulheres e em "modo exagero" como a maioria utiliza, acho muito piroso.
    Mas pronto, há que respeitar todos os gostos. ;)

    ndnan.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Por acaso não sou fã da hello kitty... Mas tenho também alguns pijamas com esta boneca, que comprei simplesmente porque gostava dos padrões e das cores... Só que é difícil explicar às pessoas que não estou minimamente interessada no desenho... parece que se não és fã de alguma coisa, então não és gente...

    http://tenho1duvida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Concordo em tudo contigo. Eu detesto essa boneca, não acho jeito nenhum aquilo. Opa têm de fazer dinheiro com alguma coisa, vá lá que existe sempre alguém que gosta, senão estavam tramados se fossem todos como nós.

    ResponderEliminar