quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Os limites das ofensas

Nunca percebi aquelas pessoas que, perante o insulto "és-um-filho-da-...", partem para a violência, enquanto gritam "ninguém insulta a minha mãe!!". Parece-me óbvio que apenas se pretende insultar a pessoa que está perante nós. A expressão é infeliz, mas não é para ser levada à letra.
Se repararem bem, este é o ponto de partida para grande parte das agressões entre jogadores de futebol durante os jogos. O guião é sempre semelhante: um dos jogadores chama "filho-daquela" ao outro, este sente-se ofendido em nome da sua progenitora e decide que tem, obrigatoriamente, que defender a honra de quem ali não está.
Sou, portanto, totalmente contra moralismos exagerados.
Do mesmo modo, quando, no Domingo à noite, li no blog A Pipoca mais Doce, os comentários mais ou menos positivos que esta ia tecendo sobre as vestimentas de quem estava presente na cerimónia dos Óscares, houve um que me chamou particularmente a atenção, mas apenas pelo facto de a pessoa em questão ser Portuguesa e ser tão nova. "Quem será?", pensei na altura. "Portuguesa, tão nova e nos Óscares... será que entrou nalgum filme que não reconheço?".
Fiquei, por isso, com a imagem daquela jovem na memória. Na altura, confesso que pensei também "oh é tão nova, tem desculpa para se vestir assim... eu com a idade dela vestia-me pior", mas não mais que isso.
O comentário era este: "E pronto, não é preciso procurar mais, está escolhido o terror da noite. Esta pequena, de seu nome Sofia Alves (podia perfeitamente ser a nossa Sofia Alves, que também é uma bimbalhona do pior) teve um surto de febre e, em delírio, decidiu apresentar-se assim na passadeira vermelha. Collant opaco, saia da Pimkie, uma camisola básica da H&M e o gorro do irmão mais velho que assalta carros à noite. Estou de boca aberta."
Quando a polémica "estalou" é que percebi - a rapariga em questão, a Ana Sofia Alves, encontrava-se nos Óscares a convite da fundação Make-a-wish. Li entretanto que, em Agosto, após descobrir que tinha um tumor na clavícula, iniciou os tratamentos no Instituto Português de Oncologia e foi aí que lhe sugeriram uma candidatura a um desejo pela Make-a-wish. Desconheço se a Ana Sofia já conseguiu ver-se livre do cancro - espero sinceramente que sim - mas, pelas imagens, parece-me uma jovem feliz a viver o seu sonho.
Ora, o problema aqui foi esse: sendo a Ana Sofia uma jovem vítima de cancro, as pessoas revoltaram-se em massa contra aquelas críticas à sua indumentária.
E há que esclarecer que, daquilo que tenho lido, as pessoas revoltaram-se por motivos variados: ora porque se chamou 'bimbalhona' à actriz Sofia Alves; ora porque se chamou 'bimbalhona' indirectamente à jovem Ana Sofia Alves; ora porque se criticou as marcas que aquela usa; ora porque se disse que o irmão mais velho assalta carros à noite.
Quanto à actriz, acho que a mesma é maior e vacinada e, se quer processar a Ana Garcia Martins, autora do blog em questão, o problema resolver-se-á judicialmente. Quanto a crítica ao irmão, acredito que seja uma não-questão: como é óbvio, a Ana Martins não conhece o irmão e apenas quis criticar o gorro, a indumentária da jovem e não a família. O mesmo se passou com as marcas das roupas: o que foi aqui criticado foi a escolha e não as marcas, e isso parece-me claro. Por fim, relativamente à jovem Ana Sofia Alves, julgo que o assunto estará resolvido. A Ana Martins tirou de imediato aquele post e veio pedir publicamente desculpas à visada, no seu blog.
Foi um momento infeliz? Foi. Mas as críticas à indumentária foram apresentadas com o intuito de criar mal-estar à jovem? Não. Foi reconhecido de imediato o erro e apresentado pedido de desculpas? Sim. A jovem visada sentiu-se ofendida? Desconheço. Acredito, no entanto, que, com o sorriso rasgado que demonstra nas fotografias, dificilmente será este episódio que a fará esquecer a alegria daquele dia. Espero sinceramente que assim seja.
O meu desejo é que tudo isto sirva para que Fundações como a Make-a-wish e a Terra dos Sonhos sejam mais conhecidas e que, consequentemente, os apoios aumentem. Admiro imenso as pessoas que estão por trás destes projectos e só espero, do fundo do coração, que esta história venha contribuir, pelo menos, para se publicitar mais estas histórias que todos os dias nos passam ao lado: crianças com doenças graves, mas que continuam a sorrir, todos os dias, optimistas, e a viver um dia de cada vez.
Eu própria, inscrita na Terra dos Sonhos desde a sua constituição, praticamente, confesso que fiquei sensibilizada com esta história e concluí que também eu nada fiz ainda, além da minha inscrição e preenchimento do respectivo NIF na Declaração do IRS. Não estará na altura de ajudar mais?
Foi isso que retirei desta história.
Espero que mais pessoas consigam retirar algo parecido, em vez de gastarem energias negativas desnecessárias em críticas. Vamos ser um bocadinho melhores que isso.

37 comentários:

  1. Miguel22:06

    Para mim a questão principal é, quem é essa Ana Martins para comentar o modo como as outras pessoas se vestem? E não era preciso um testamento tão grande :) Espero sinceramente que essa pessoa nunca venha a precisar dessas associações e que o/a filho/a não passe pelo mesmo que aquela rapariga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu espero que ninguém venha a passar pelo mesmo que a Ana Sofia... Não consigo imaginar o que é ter uma notícia dessas...

      Eliminar
  2. Anónimo22:11

    Muito bom, este artigo! Muito bom, mesmo! Assino por baixo...apesar de continuarem a " gastarem energias negativas desnecessárias em críticas " !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Julgo que o principal é mesmo essa última frase.

      Eliminar
  3. Muito bem escrito Pippa. Parabéns, não conhecia nenhuma das duas fundações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Pesquisa, vais gostar. Tenho pena que pouca gente conheça...

      Eliminar
  4. Pipa, é fácil escrever umas coisas incendiárias atrás de um computador e deixar que as redes sociais façam o resto. A Ana Martins (aka Pipoca) não fez nada que outros bloggers não tenham já feito, que foi dar a sua opinião. talvez de uma maneira exagerada mas não foi mais que a sua opinião.

    Só para dar uma achega aqui no Miguel: Ela pode comentar a maneira como os outros se vestem assim como tu podes. Agora, querer fazer disso uma coisa do outro mundo é que cai no ridículo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel09:27

      Mas tal como o título deste post, há um limite para os insultos, basicamente o que ela fez foi insultar as pessoas que estavam naquelas fotos, e outras que nada tinham a haver com o assunto. Ela poderia simplesmente ter dito que o gorro não combinava com o resto, ou as botas não ficavam bem no conjunto, a isso eu considero uma opinião, um comentário sobre moda, agora o que essa senhora fez foi soltar meia duzia de insultos baratos para chamar a atenção da imprensa. Já não é a primeira vez que o faz, e pelo que tenho visto tem dado os seus frutos.
      Não acredito que ela não soubesse quem a rapariga era, qualquer pessoa com dois dedos de testa, ao ver a rapariga iria pesquisar sobre ela e saber o porquê de ela estar ali....

      Eliminar
    2. Eu acredito que não soubesse mesmo, até porque as fotografias iam sendo partilhadas muito rapidamente.
      Quanto ao resto, Miguel, respeito a tua opinião e só espero que as pessoas não se sintam insultadas, como sugeres, porque parece-me a mim que a intenção não era essa.

      Eliminar
  5. Eu partilhei a notícia do dinheiro vivo no Facebook do 100manias. Não sigo assiduamente o blogue da Pipoca, pelo que soube por aí desta notícia. A mim parece-me claro que é um episódio infeliz que assumiu proporções inesperadas! Esperemos que traga de facto esse lado positivo da divulgação das instituições!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vi, sigo-te no Facebook. ;) Também espero que sim.

      Eliminar
  6. Foi a publicação mais inteligente e certeira que li até agora sobre este assunto. Partilho da tua opinião e vou já de seguida ver exactamente do que trata a "Terra dos sonhos".

    ResponderEliminar
  7. NMLB22:59

    É o que dá ter um blog cheio de futilidades, onde se a autora se julga a supra-sumo da moda, do saber estar e imagem, e depois cometem estas atrocidades...só não percebo como é que existe tanta gente a seguir o blog dela... mas pronto na sociedade em que vivemos perderam-se os valores e valoriza-se o que é fútil e fashion.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel09:31

      As marcas gostam desse tipo de blogs, hoje em dia ter um blog daqueles, com meia dúzia de casos destes para chamar a atenção, torna-se uma boa fonte de rendimentos, pode chegar a render cerca de 2500€/mês fora o que as marcas ofecerem para elas falarem das marcas.
      O que eu não percebo é haver bloggers a escrever post's a relativizarem a situação só porque de alguma forma têm ligação ao blog dela.

      Eliminar
    2. "Keep calm", NMLB e Miguel, como dizem os milhentos posters que andam para aí. Inspirem. Expirem.
      Se estiverem com energia, deixem mas é sugestões de temas interessantes para debatermos aqui no blog. Ideias precisam-se sempre e assim ficava a saber sobre que assuntos gostam de ler! ;)

      Eliminar
    3. Miguel18:43

      Pessoalmente não me parece que o blog seja para discutir assuntos, isso faz-se pessoalmente. Isto é um blog teu, onde expões o teu dia a dia e a tua opinião sobre o que te vai na alma. Até estou a gostar dele até agora, é o meu momento fútil do dia e é mais divertido do que passar os olhos nas novelas da TVI. Parabéns e continua a brindar-nos com as tuas aventuras :)

      Eliminar
  8. Anónimo07:29

    Pretty! This was a really wonderful article.
    Thanks for supplying this info.

    My page; girlsbcnes

    ResponderEliminar
  9. Bom dia! Parece-me correcta a sua opinião acerca do momento infeliz da Ana Garcia Duarte. Entretanto, e porque nomeou a Terra dos Sonhos, da qual sou voluntária, deixo-lhe um dos sonhos acompanhados por mim

    http://www.beijosabura.blogspot.pt/2013/02/terra-dos-sonhos-o-sonho-do-leandro.html

    O único que realizei (desde a concepção até ao sonho) até hoje foi o da Retiana, uma menina são tomense que está cá no IPO. É mais simples ajudar no terreno do que preencher os papeis do irs na doação de dinheiro :) Os sonhos são conseguidos através do esforço voluntário de uma equipa, desde a captação do olhar da criança até ao pedido de patrocínios e finalmente, no dia da realização do sonho. Obrigada pela partilha. Beijos sabura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto fez-me pensar que realmente gostava muito de ajudar no terreno. Parabéns pelo sonho realizado, Rita!! Vou ler.

      Eliminar
  10. Concordo com tudo o q dizes. As pessoas insurgem-se por tudo e por nada. Ela é livre de criticar quem quiser no blog dela, tal como toda a gente é livre de o fazer. Ela criticou a roupa, da Ana Sofia e de todas as pessoas q por lá passaram, como faz sempre. É sarcástica e muitas vezes soa mal. Mas acredito q isso do gorro do irmão tenha sido tal como a situação do filho da p*. Ela n insultou ng, a meu ver, apenas criticou o modo de vestir. Achou q a menina ia bimba. Está no seu direito. E poupem-me qd dizem q qq pessoa iria pesquisar sobre a miúda antes de falar. Se uma pessoa está a assistir à gala e vai comentando quem por lá passa, não vai, obviamente, tirar os olhinhos disso para ir pesquisar quem são as pessoas q aparecem, tenham dó! Assim q ela soube quem era, retirou e pediu desculpa. Que querem mais? Estes moralismos exagerados já metem assim um bocadinho de nojo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não quero mais nada, Cynthia, obrigada por perguntares. :p

      Eliminar
  11. Anónimo15:21

    O Arrumadinho (marido da Pipoca), publicitou o teu blog.. Faz sentido agora vires relativizar o que se passou

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh. Não arranjem já teorias da conspiração. Isso é um comment ao estilo "Grândolaaa, Vila Morena", do estilo não-podes-dar-a-tua-opinião-livre-porque-falaram-de-ti-por-isso-cala-te-para-sempre. Posso ter opinião minha sobre o assunto, não posso?

      Eliminar
    2. Anónimo16:14

      Podes.. apenas quis dizer que é a opinião óbvia, não é nenhuma teoria da conspiração
      Por um lado percebo a tua opinião, por outro não são modos de falar das pessoas, é ofende-las. Se dissessem a Pippa Coco cuja irmã ..(uma ofensa qq à tua irmã).. gostavas?
      Acho que a pipoca nem ng tem direito a falar do modo que ela falou. Por essas e por outras é que perfiro 1000x ler o teu blog que o dela..
      São gostos

      Eliminar
  12. Marina16:07

    Pois claro, só agora vi isso, está lá no cantinho do marido da Pipoca o teu blogue, daí defenderes. Bahh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bahh duplo. Eu não conheço nenhum dos envolvidos, Marina, não podia ser mais neutra a falar disto.

      Eliminar
    2. A sério? O meu blog é desconhecido, não tenho não sei quantos seguidores, a Pipoca e o Arrumadinho nem sabem quem eu sou, nenhum deles fez publicidade ao meu blog e eu estou totalmente de acordo com a Pippa. Explica lá isso, então :)

      Eliminar
    3. Marina17:30

      Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    4. Mariana17:48

      Realmente as pessoas arranjam logo umas teorias malucas para justificar as opiniões diferentes das suas!!
      Bahh triplo. Quem nunca errou que atire a primeira pedra! Ou será que são todos um poço de pureza, nunca comentaram nada sobre outra pessoa, nunca julgaram de forma precipitada?

      Eu nem blogue tenho e estou de acordo com a Pippa. E esta hein?

      Eliminar
  13. LOL. Estás a ser incoerente. Criticas a Pippa por defender a Pipoca de falar mal de alguém. E depois vens para aqui dizer isso. Vergonha devias ter tu, querida. Há muito que aprendi a não ofender-me com insultos gratuitos, principalmente vindos de pessoas que não me conhecem de lado nenhum :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marina20:00

      Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    2. Marina20:04

      Cunthia, não gostaste porquê? foi o que a pipoca fez, exactamente o mesmo. Queres dizer que não faz mal ela ter ofendido a Sofia Alves (as duas) pelo aspecto, mas faz mal, eu criticar a tua aparência? Qual é a diferença? Eu não te conheço? E a Pipoca Mais Doce conhecia a Sofia Alves? Não conhecia. Por isso o que eu fiz foi só para te mostrar o que ela fez. Ficaste logo ofendida, porque foi CONTIGO! Quer dizer que nos outros não faz mal, mas TU és intocável? Qual a diferença. Só julguei pela aparência, e para ter graça, como a Pipoca diz que fez, mas na verdade não tem graça nenhuma, pois não!? Quando é connosco é sempre diferente, ah, pois é!

      Eliminar
  14. Marina, mas tu não sabes ler ou isso é mesmo burrice? Eu não me ofendi minimamente, como fiz questão de dizer. Mas a Pipoca não ofendeu ninguém a criticar o seu aspecto, criticou AS ROUPAS. Percebes a diferença ou também não? Depois, eu já referi em vários comentários sobre esta polémica merdosa que concordo que a Pipoca soa arrogante em muita coisa que diz, o que não justifica este circo. Não achei que tivesse graça, como não achei que fosse algo tão grave como querem fazer parecer. A actriz Sofia Alves ameaça processar e tudo LOL, só pode ser piada. Enfim. Por mim, podes criticar o quanto quiseres. Não me conheces, não me ofendo com palavras ditas por quem nunca me viu na vida e nada sabe sobre mim. Se as pessoas se ofendem com o que diz a Pipoca, é problema delas. Não entendo isto "ficaste logo ofendida". Fiquei? Tem graça! Não me apercebi disso :D oh filha, se te faz mais feliz, ofende para aí. É para o lado que durmo melhor.

    ResponderEliminar
  15. Marina22:55

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar