segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Pippa, a chef de renome

É algo que sei que nunca vou ouvir dizer.
"Ela é tão boa cozinheira, é um prazer ir lá jantar", é também algo que sei que os meus convidados nunca vão sair de minha casa a comentar.
Ou "tens que me dar a receita desse risotto! É divinal". Ou ainda: "Como fazes essa tarte? Há qualquer ingrediente que desconheço. Conta-me o segredo, por favor!". É realmente melhor continuar a sonhar. Porque na realidade nunca ouvirei isto.
Eu até me esforço. A sério que sim. Mas acontece sempre qualquer coisa: ou o sal mingou a caminho do tacho, após sair da minha mão. Ou a água evaporou. O tacho é fraco e colou em baixo. Sou sempre alvo de azar.
E o engraçado é que cozinho para mim própria desde os 18 anos. Faço quase tudo, apesar de preferir as sobremesas. Acho que me safo, até. Mas nunca fiz nenhum prato que eu própria adore. Não é mau concluir isto, ao fim de tantos anos à frente de tachos e panelas?
Ele, um chato de primeira com a comida, até é simpático e vai dizendo "não está mau, eu gosto! Tem só pouco sal". Ou "até está bom. Tem só água a mais" e lá come. A fome e um prato cheio não combinam, por isso a comida lá vai desaparecendo.
Mas sinceramente, quando vejo o Masterchef, quando vejo algumas amigas a cozinhar ou até a minha irmã percebo que realmente há gostos que nascem connosco, não adianta forçar - e, por muito que eu cozinhe, nunca vou ser óptima a fazê-lo. E nunca hei-de estar perto duma chef. O que faço come-se. Mas não se elogia ou se sonha com isso. Acho que consigo conviver com esta realidade. Com fome, talvez, mas consigo.
Por tudo isto, desculpem lá a minha falta de jeito para a cozinha, cobaias-que-já-se-sentaram-à-minha-mesa, ok? Em compensação: vinho, gin ou whisky não há-de faltar. Podem passar fome, mas sede não hão-de passar. Ah e espero que não haja ligação entre este post e o facto de não ter há muito tempo ninguém cá em casa a jantar... Hmmm...

9 comentários:

  1. Custa-me a acreditar!! E ainda não jantei, por isso abriste-me o apetite ;)

    ResponderEliminar
  2. Agora que disseste que vinho, gin ou whisky nunca há-de faltar, gente nunca há-de faltar também. Podem é chegar com muita sede e pouca fome.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia era essa! Gosto da casa cheia...

      Eliminar
  3. estou no mesmo barco que tu...eu comecei a cozinhar hà um ano (sim só com 28 anos é que pus em frente a uma fogão), por isso como podes imaginar tenho um looooongo caminho pela frente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas pela forma como evoluí em 12 anos, ultrapassas-me em meia dúzia de dias!! E com uma perna às costas...

      Eliminar
  4. Anónimo10:25

    Ai já não tens há muito tempo ninguém em tua casa a jantar? Então, posso aparecer logo às oito?? :) **** R.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperei por ti e não apareceste, R.!!! :p

      Eliminar
  5. Eu só recebo elogios nas sobremesas que faço. Para os pratos principais falta o jeito e a imaginação! E já cozinho para mim há quatro anos. Deve ser uma realidade que não muda! xD

    ResponderEliminar