sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Querer ser feliz

Numa troca de emails com uma amiga, dizia-me ela "andas bem, não andas? Pareces sempre feliz".
A verdade é que, como toda a gente, tenho dias bons e maus. Dias em que só me apetece chorar (geralmente coincide, surpreendentemente, com a TPM) e ficar em casa com pena de mim própria. E dias em que sinto que estou capaz de dominar o mundo.
Sinceramente, tenho até muitos momentos de tristeza, de nostalgia, de saudades, de introspecção. Sou uma pessoa de saudades, sempre fui. Vivo angustiada por não conseguir agarrar o tempo e saber que, num fechar de olhos, vou ter 80 anos e tudo vão ser memórias. Vivo angustiada, porque quero ser tudo, tenho mil sonhos, tenho mil planos, mas não vou ter mil anos.
No entanto, tenho também em mim uma necessidade de ser feliz. Decidi ser feliz. E acredito que isto é realmente uma decisão que se toma. Nos dias piores, não oiço música triste - escolho a playlist mais animada que tenho e tento mudar o estado de espírito. Nos dias em que quero chorar, choro cinco minutos, limpo as lágrimas e meto mãos à obra. Nos dias em que parece que tudo corre mal, ligo o botão dos sonhos e dos planos e penso nas coisas boas que vou fazer.
Nem sempre é fácil ser feliz. Às vezes custa e é difícil.
Mas acredito que há fórmulas que são quase 100% eficazes e raramente falham - vão sempre elevar o estado de espírito.
Quando tudo parece correr mal, obrigo-me a aplicar uma dessas fórmulas. E que fórmulas são essas? Pode ser o obrigar-me a praticar alguma actividade física (dançar, jogar ténis, correr, andar de bicicleta), mesmo que a vontade seja nula, pode ser um jantar fora, pode ser uma ida ao cinema, um programa com os amigos, pode ser uma ida às compras, um fim-de-semana romântico. Ou pode também ser admitir que preciso dum abraço apertado daqueles que nos esmagam e deixam sem ar, ou admitir que preciso dum beijo. Às vezes basta até pegarmos no telefone e fazermos um telefonema para aquela pessoa que nos anima sempre, ou pode ser enviar uma mensagem mais querida e ter uma resposta que nos derrete. Há pequenas coisas que vão sempre fazer-nos sentir melhor.
Por isso, acho que é uma questão de querermos realmente ser felizes. Se quisermos, tudo o resto vai ser mais fácil. Eu acredito mesmo que sim.

8 comentários:

  1. Fazer exercicio é fundamental seja em que circunstância for. Mesmo para quem é feliz, nunca deve deixar de fazer.

    ResponderEliminar
  2. Revejo-me tanto nessas palavras!

    ResponderEliminar
  3. Não me revejo nessas palavras, mas acho que retirei algo muito positivo.

    ResponderEliminar
  4. Raramente me sinto infeliz, mas quando acontece, ponho-me a recordar momentos em que fui feliz. Comigo, resulta.

    ResponderEliminar
  5. Desde que tive algumas desgraças familiares, sinto que nunca mas fui feliz. Que todos os meus planos se desmoronaram e que não tenho um rumo.
    Mas tenho dias felizes :) vivo um dia de cada vez, sem grandes projectos, e vou vendo o que acontece. E perdi o medo da morte e essa angústia de que pode ficar algo por fazer antes de me ir...

    ResponderEliminar
  6. Absolutamente de acordo!
    Ser feliz é uma decisão pessoal!
    Tudo o resto vem por acréscimo!

    ResponderEliminar