domingo, 23 de junho de 2013

Diz-me o teu sexo, dir-te-ei como funciona o teu ego

Há que reconhecê-lo, sem rodeios: nós, mulheres, precisamos de elogios. Precisamos dum constante esporádico "estás bonita", "gosto de ti" ou dum "tens tanta piada!!". Precisamos de uma massagem ao ego constante de vez em quando, até porque o nosso ego padece de Alzheimer em fase avançada e tem a memória de um peixinho de aquário em fase terminal. Sim, porque esquecemos os elogios minutos depois de serem proferidos. E, passado algum tempo, voltamos à estaca zero - "porque é que ele não me diz há dias que estou bonita? Será que já não gosta de mim??!". Por outro lado, essa criatura chamada ego é caprichosa e selectiva. Se se esquece de todos os elogios, já não se esquece, no entanto, de todas as críticas. As críticas ficam registadas todas numa espécie de Acta guardada a sete chaves e vão sendo relembradas ao longo da vida. É assim que funciona o "bicho-mulher".

Já ao contrário, é normal comentarmos com eles "estás gordinho", "andas desleixado", "devias cortar o cabelo", etc. E a verdade é que acho que os homens acabam por funcionar ao contrário de nós. O ego masculino alimenta-se de alguns elogios, qual camelo em plena travessia do deserto. Dissemos um dia que era um leão na cama? É a isso que se vai agarrar sempre. Comentámos certo dia que nos deixava malucas? Nunca se há-de esquecer. E é também selectivo, mas de forma contrária: ignora a maioria das críticas e consegue relativizá-las, não permitindo que nada abale a confiança. O ego masculino dispensa massagens semanais.

Há dias, lia este post do Eduardo e ri-me sozinha. Revi-me completamente no comentário da Raquel, a mulher dele, porque era algo que eu poderia facilmente dizer, na brincadeira, se passasse pelo mesmo. E, no entanto, se a situação fosse ao contrário talvez não adorasse ouvir. Numa situação ao contrário, acredito que a maioria das mulheres ficava melindrada. "Velha?", perguntaria. Porque é que somos assim? Caprichoso ego feminino.

2 comentários:

  1. Gostei de ler! É verdade! :)

    ResponderEliminar
  2. Só agora li este post e até já me tinha esquecido que me tinha chamado de velho. Se fosse eu a dizer-lhe isso, ainda estaria, neste momento, a pedir-lhe desculpa.

    ResponderEliminar