segunda-feira, 3 de junho de 2013

O sonhador que se esqueceu de sonhar

Num espaço de uma hora, aconteceu-me duas vezes. Primeiro, cumprimentei-o a ele, acompanhado da mulher. Ex colega (mais velho) de faculdade, cheguei a ter um leve fraquinho por ele (tinha um ar de nerd a que achava piada, sempre muito penteadinho), mas já não via há séculos. Era um optimista, idealista, um sonhador e eu gostava especialmente do arco-íris que parecia desenhar no céu sempre que falava comigo. Perguntei-lhe como corria a vida, a ele, o eterno sonhador, optimista, idealista, ambicioso, trabalhador.
- Vai correndo.
- Isso nem parece resposta tua. Aposto que estás óptimo e isso é tudo modéstia tua. Não tens que ser modesto comigo!
E sorri para a mulher, à procura de um aceno de concordância, no mínimo. Nada.
- Não, Pippa. Isto não está nada bem. Devo ir trabalhar para fora.
- Oh mas e o bebé? Têm que ir então os três, não é? Para não morrerem de saudades.
- Isto é muito complicado...
Senti um nó na garganta. Ainda tentei desvalorizar as coisas, brincar, animá-los, mas ele estava irreconhecível.
- Um dia destes combinamos e conto-te tudo, ok?
- Sim. Claro.
E despedi-me, com um aperto. Para onde teria ido a força toda dele? Até o sorriso estava apagado.

Continuámos a andar. Metros à frente, encontrei uma antiga colega de trabalho que não via desde que foi para um país qualquer da Europa Central fazer um estágio. Outra personagem confiante, (tão confiante que era facilmente confundida com convencida, até, apesar de não ser) segura de si e sempre com estilo.
- Olá!! Então que é feito de ti? Estás boa??
- Olá! Dentro dos possíveis...
- Como correu o estagio? Deve ter sido uma experiência para a vida!
- Foi muito bom. Mas agora estou a encarar a realidade.
- E o que fazes?
- Nada. Estou no desemprego.
Engoli em seco. Nem tentou durar a pílula como geralmente se faz.
- E tens procurado na net e nos jornais?
- Sim. Mando currículos todos os dias. Não há nada.
O meu coração, ainda não recuperado, voltou a sentir-se apertado.

O que é feito dos optimistas? Sonhadores? Aqueles que nunca desistem? Foram consumidos por isto? Pela falta de trabalho? Pelos salários baixos? Fecharam o sorriso? Não fechem. Não desistam. Não deixem de sonhar e lutar. Está difícil para todos. Mas o segredo é não baixar os braços. Insistir. Hoje. Amanhã. E depois. Até tudo melhorar novamente. Porque vai melhorar. Acredito que sim, mas não quero a última representante dos optimistas...

6 comentários:

  1. Há dias que é difícil não baixar os braços e estar mais em baixo, mas deixar de sonhar e lutar nunca!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13:06

    Tão difícil não fechar o sorriso. Tão difícil acreditar que tudo vai melhorar. Mas amanhã é outro dia...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14:05

    Há dias em que até o mais optimista à face da terra é afectado por algum motivo menos bom... mas optimismo sempre. Sorriso sempre. A esperança é a última a morrer e a persistência, mais cedo ou mais tarde, dá frutos :)
    Raquel P.

    ResponderEliminar
  4. Francisco14:07

    Eu como o portuguese tenho uma preponderancia para a melancolia mas nao me considero um pessimista. Alias, as vezes ate me supreendo com a minha capacidade de olhar sempre pela positiva as situacoes. Mas tenho vivo na realidade, dentro do que existe. O desemprego e uma merda, consegue desanimar qualquer um. A solucao? COntinuar em frente, trabalhar e fazer escolhas inteligentes de carreira. Nao faz mal uma pessoa ficar triste de vez em quando. Isso tambem nao percebo aquelas pessoas que fogem da tristeza. As vezes e preciso, e um bom catalisador.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo15:33

    É mesmo assim que me sinto. Eu que era tão alegre e era feliz e sabia que era feliz. Estou uma rezingona quase quase a "perder" o meu marido para outro país. Estou infeliz e mais amarga. Não vejo saída, não vejo melhoras. Serei mais uma mulher "mãe solteira" com duas filhas para criar sozinha.

    ResponderEliminar
  6. apesar do português querer ver sempre o copo meio vazio acho que é muito difícil ser optimista nos dias que correm para quem não está numa situação confortável. o tempo passa e não meios de as coisas se tornarem mais fáceis, é não ver a luz ao fundo do túnel, mesmo.

    ResponderEliminar