quarta-feira, 19 de junho de 2013

Ser solteiro

Ser solteiro até aos 13 anos é gostar do mais bonito da turma, olhar para ele supostamente à socapa (supostamente - porque é um olhar que afinal se torna tão descarado que é impossível não reparar), é tentar formar par com ele em Educação Física, conversar sobre tudo e sobre nada, é dar uns beijinhos de vez em quando a jogar ao bate-pé ou outras variantes, é dizer aos pais "tenho namorado!" perante o sorriso benevolente destes, é gostar de outro no dia a seguir porque afinal o "namorado" agora gosta de outra (sem problema!), é escrever cartas (ou mensagens de telemóveis, quando já se tem), é dedicar músicas, é fazer desenhos com os dois, é afinal não gostar de ninguém e andar com os amigos a passear, sem sofrer de males de amor. Ser solteiro até aos 13 anos é ter o coração ainda em processo de formação, a tentar definir o que é o amor, alheio a grandes arrebatamentos ou dores. Ser solteiro até aos 13 anos é descobrir o mundo com os pais, amigos e família, sentindo apenas de vez em quando umas muito leves picadas no coração.

Ser solteiro dos 13 aos 18 anos é ser arrebatador. Pela primeira vez sente-se tudo intensamente, todo o corpo está cheio de sensações, dos pés à cabeça. É sentir o primeiro amor, mesmo que à distância. É definir realmente quem são os nossos amigos, a que grupo pertencemos, quem somos, o que queremos ser. É construir uma identidade, é tentar publicitar o nosso novo ser, é alterar o vestuário, o corte de cabelo, as expressões utilizadas, as músicas ouvidas, os sítios onde vamos, é publicitar o novo "eu", é um reconstruir diário. É o primeiro beijo a sério, o primeiro amor que consome todas as energias, é a descoberta, é o amar como nunca ninguém amou, é a altura das promessas - "é para sempre, não é?" -, das primeiras vezes. É a primeira desilusão de amor, a primeira dor. Ser solteiro nesta idade é ter o mundo dentro de nós.

Ser solteiro dos 18 aos 25 é querer viver tudo antes que a vida se esgote. O que não se sabe é que a vida não termina aos 26, há tempo. Nesta idade, o tempo é cada dia, é cada hora, é cada minuto. Os primeiros amores são vistos como uma realidade longínqua, a fase arrebatadora é vista como um laivo de romantismo exagerado, esta é a idade de experimentar, conhecer gente nova, sítios novos, gostar de loiros, morenos ou ruivos. A maior parte dos solteiros desta idade já não pensa no "para sempre", porque é suficiente se durar até amanhã de amanhã. Ser solteiro desde a maioridade até aos 25 anos é estar cheio de filmes na cabeça, é achar que o mundo é um local de engate, que podemos dar uns beijos de manhã e ir de tarde para a praia com os amigos, sem pensar em mais nada. Não há tanto sofrimento, porque não se pensa no amanhã. O hoje é bastante.

E ser solteiro dos 25 aos 35? O hoje acabou. Chegou o amanhã. E nesse amanhã, a cama tornou-se demasiado grande para uma pessoa. Afinal, o solteiro até quer alguém. E alguém a sério. Uma relação. Subitamente, o dia é diferente: trabalha das 9h às... Vive em espaços fechados: casa - carro - trabalho - carro - casa. Vê as mesmas pessoas todos os dias. Os amigos começam a assentar. Falam em casamento. Em ter filhos. E o solteiro? Primeiro convence-se que está bem. Tem uns amigos especiais, chamam-se "coloridos", porque há uns beijos e uns amassos que dão cor à amizade pelos vistos cinzenta. Porque a verdade é que a partir daqui se vê as amizades como cinzentas - preenchem, estão sempre connosco, são parte de nós, mas não nos dão a cor e o calor dum namorado. Ser solteiro dos 25 aos 35 anos pode ser divertido, se a pessoa lida bem com o estar sozinha e com os amigos, mas pode ser também asfixiante, porque de repente o sexo oposto parece ter desaparecido. As luzes dos bares, onde antes estavam sempre, acenderam-se e... a sala está vazia. Onde andam os solteiros nesta idade? Concentrados nos seus empregos das 9h às... e por isso é mais difícil encontrá-los. Começa o jogo das cadeiras. E muitas vezes nem ganha o melhor, mas apenas o mais rápido. Ser solteiro na fase adulta é acreditar finalmente no amor. No "para sempre". Resta apenas encontrar a cara-metade. Muitas vezes, descobre-se até que a cara-metade já se conhecia do tempo em que o hoje era bastante. "Como é que não vi isso??". Simplesmente não era "a" altura. Muitas vezes está mesmo aí ao lado. A fazer o mesmo percurso casa - carro - trabalho - carro - casa, todos dias, qual linha paralela. Basta olhar para o lado.

Ser solteiro não é nenhum drama. Há solteiros em cada esquina. Não é uma doença, mas para aqueles que julgam precisar da cura, sorriam. Caminhem mais. Saiam à rua. Conversem. Liguem aos amigos. Saiam da linha que seguem todos os dias, vão correr, fazer algum desporto, vão jantar fora, dançar, vão até à praia. O amanhã chegou e pode ser mais divertido que nunca. Há finalmente dinheiro, há trabalho, há independência, há uma identidade construída, viagens feitas, histórias para contar. Um solteiro com 30 anos tem mil vezes mais interesse e cultura que um solteiro com 20 anos. Por isso, recuso-me a acreditar que seja difícil encontrar alguém igualmente interessante e solteiro nesta idade. Eles estão aí.

7 comentários:

  1. Não acho que seja dificil, mas é preciso fazer algo por isso, de facto. Fazer trabalho -> casa -> centro comercial -> casa -> trabalho , nunca irá dar em nada.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:22

    E quando sabemos que já encontramos a nossa cara metade? Mas as coisas não correram da melhor maneira? Avançar ou ficar, eis a questão!

    Solteira aos 29 anos

    ResponderEliminar
  3. Provavelmente coisa por que não vou passar :)

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito deste texto, não sou solteira, mas se fosse acho que pensaria assim!

    ResponderEliminar
  5. Acredita que é muito difícil encontrar um homem solteiro "de jeito" nesta última idade. Ou não se querem comprometer, ou têm medo de raparigas independentes e querem uma mãezinha, ou acabaram uma relação de 10 anos e estão de ressaca, ou então não saem de casa! ´´e triste :(

    ResponderEliminar
  6. claudia12:30

    olá!
    sou solteira, e concordo com a sushi :D
    tenho 29 anos e é tal como dizes...........

    ResponderEliminar
  7. não é muitas vezes fácil lidar com o solteiro, nem é fácil lidar com a solidão, como também não é fácil lidar com os pensamentos e o nosso cerebro. não é que seja mau ser solteiro, mas sim porque temos a necessidade de procurar mais algo para nos complementar... amor carinho felicidade, muitas vezes não se consegue alcansar sozinho, assim como o prazer, toda a gente sabe que precisamos uns dos outros, mas como tudo existem sempre obstaculos pela a frente, umas vezes feitos por nós humanos, outros porque a natureza assim o acha que não está correcto! tanta homens e mulheres passam por isso, mas como vi e continuo a ver, existe tanto egoismo, tanta gula, tanto materialismo, tanto medo, tanta precaução, que no fim de contas nos esquecemos, que acabamos por deixar isso tudo quando morremos, e vivemos isso com as nossas proprias vidas, que nos esquecemos de tudo o resto... o meu conselho... deixem-se de tudo de mal que existe nas vossas cabeças, afinal o medo é apenas um pensamento criado pelo nosso cerebro para nos assegurar a nossa protecçao, o nosso bem estar, mas como tudo, a coisas que temos de algum dia de deixar para traz!!! é o meu conselho........ tiago rodrigues 25 anos, solteiro...... deixo aqui a minha opinião!

    ResponderEliminar