quinta-feira, 27 de junho de 2013

Um cantinho feliz, longe de tudo

Como contei aqui, armei-me, há semanas, em organizadora de viagens e planeei dois dias numa casa de turismo rural, longe de tudo... mas com tudo: piscina exterior, interior, ginásio, banho turco, court de ténis, grande varanda no quarto e onde até aceitavam cães sem ser preciso pagar mais por isso. Não achei caro e era numa zona que nenhum de nós conhecia bem: Amares, perto de Braga. Conheço bem o Gerês, é uma zona que adoro e regresso sempre que posso, mas os arredores estavam por conhecer, por isso decidimos viajar à descoberta dessa zona. Devo apenas acrescentar que não fui com ideias de fazer grande reportagem fotográfica, mas sim descansar, por isso as fotografias que vou mostrar de seguida estão fraquinhas: foram tiradas com telemóvel e sem grande critério. De qualquer maneira, pediram-me para falar mais do tal sítio e prometi que o fazia, aqui vai.

Antes de mais, chama-se Quinta Vale do Homem. Descobri no booking, liguei para lá a marcar, avisei que íamos chegar por volta das 21h e a menina que me atendeu perguntou-me de forma simpática se queríamos jantar na varanda, porque trabalhavam com um restaurante que lhes faziam as refeições. "Siiiim!", deve ter sido a minha resposta eufórica. Acrescentou-me que a piscina interior ficava aberta até às 21h30, por isso ainda podíamos dar um mergulho antes do jantar. Foi tudo perfeito. Despedimo-nos da cidade, rumámos para a calma e a tranquilidade. Pousámos as malas. Mergulhámos naquelas águas quentes. Nadámos. Deixámos todo o stress da semana para trás. Depois, fomos para a varanda, onde nos esperava o jantar posto à luz das velas e o som dos grilos ao longe. No dia seguinte, ao pequeno-almoço tínhamos tudo preparado e o pormenor dos jornais do dia à nossa espera. Não podia pedir mais. Apanhámos sol, nadámos, jogámos ténis, matei saudades de andar de baloiço (há uma criança dentro de mim), passeámos nos arredores, apanhámos framboesas e rejuvenescemos dez anos. No fim, ainda tivemos direito a um presente: doce da casa. E não ficou nem um bocadinho para contar a história, devo acrescentar. Já foi todo! Se estiverem a precisar de descanso e quiserem viajar até essa zona (quem sabe depois dar até um salto ao Gerês), aconselho.

Deixo aqui o (pobre) relato fotográfico:
Ainda na cidade, percebi que algo de errado se passava: eu ainda estava a usar collants opacos.
A verdade é que, se na véspera tinha chovido, nesse dia estava finalmente SOL.
E eu não queria vê-lo só de dentro do meu carro. Queria aproveitar o Verão que tinha finalmente chegado!
Pesquisei na net por hotéis giros e baratinhos e dei de caras com esta imagem associada à tal casa de turismo rural.
E ainda com esta. Dizia que era junto ao Rio Homem, lá para os lados de Amares.
Parecia amorosa e não ultrapassava o meu orçamento. Não procurei mais.
Fizemo-nos à estrada. Quando chegámos, tínhamos isto à nossa espera. Água bem quentinha e só para nós.
O único senão foi que "alguém" teve que ficar de fora...
( Bem, pelo menos, esta é a nossa versão oficial. Acham que resistíamos àquele ar triste...? ;) )
No final, o tal jantar na varanda à luz das velas. E ao luar. Maior cliché é impossível.
Mas sabem que mais? Adorei.
No dia seguinte, o tempo estava fenomenal e não corria uma ponta de vento.
"Água que se faz tarde".
E não estávamos sozinhos! Havia um peixe-cão no pedaço.
(e aqui, sim, a versão oficial também é essa, porque deixavam entrar cães na água)
Dei depois uma de Michelle a derrotar a Sharapova. (ou tentei)
Armei-me em criança.
Apanhei framboesas.
Encontrei recantos que pareciam saídos dos contos de fadas.
(A foto não faz justiça - eu avisei)
E pusemos as leituras em dia. Até cairmos para o lado, de cansaço por um dia tão preenchido.