Houve, no entanto, um episódio deste estilo que me marcou especialmente e de que me recordo amiúde. Eu tinha uma festa qualquer, o vestido estava escolhido, mas precisava dum soutien diferente daqueles que tinha, porque o vestido era decotado dos lados. Fui a uma loja de lingerie com uma amiga, pusemo-nos a pesquisar o que existia e, quando nos decidimos a experimentar, pedimos ajuda à funcionária.
- Tem este modelo tamanho x?
- Tenho, querida. Dê-me um momento, por favor.
- Obrigada.
- Aqui está! Escolheu bem o soutien, sabe? Está a vender-se muito bem, este modelo.
- Hmm...
- E já viu este também? Mas este é para datas especiais. É todo alcochoado. Faz um decote muito muito bonito. Quem adora e só compra este é a menina X.
- Hmm...
- Filha do Dr Y, sabe?
- Sim, sei.
- Quem gosta muito do que escolheu é a Z. A actriz, está a ver? Comprou logo as cores todas.
Aquilo começou a fazer-me confusão. Não haverá nenhuma regra de sigilo profissional para estas pessoas, como existe para os padres e médicos?? Escusado será dizer que não comprei nada. Não sou ninguém importante, mas com a facilidade com que as informações lhe saíam, o mais provável era, no dia seguinte, já todas as clientes saberem qual era a minha cor preferida de lingerie, número e preferências de roupa interior. Dispenso, obrigada. Quanto à Z, serviu para ficar a saber que até tem bom gosto. ;)
Olha que disparate, que falta de respeito.
ResponderEliminarÉ realmente uma estratégia, ultimamente utilizada por muitas vendedoras de vestuário feminino no sentido de cativar o interesse, pensando que ao indicar alguma figura pública de referência como modelo que tal vai influenciar o nosso desejo de compra. E é algo, que confesso, que me irrita um pouco. E por acaso aconteceu-me recentemente algo do género que a Pippa partilhou hoje. A ideia de ir atrás de uma compra de algo, só porque é moda corrente ou pessoa X ou Y usa, assusta-me um pouco porque afecta a liberdade e criatividade da pessoa em fazer as suas escolhas. Assim, como dá a ideia de que caiu num vazio e de que vamos nos tornar progressivamente, sem nos apercebermos-nos, em clones e termos de comportamento de compra.
ResponderEliminarPor isso e no sentido de contrariar essa tendência, apressei a responder a sra. vendedora :" Não me interessa que pessoa X, use muito agora essa cor de verniz, porque a razão pela qual estou a comprar é simplesmente porque sempre gostei dessa cor e já a muito a procura.
E com isto, aproveito para dar uma as sra. vendedoras : Antes de categorizarem o cliente em termos de padrão, procurem primeiro conversarem com o mesmo para o atendimento seja mais personalizados e vá ao encontro das expectativas do mesmo. Se assim procederem todos ficam satisfeitos e o seu trabalho é cumprido com sucesso.
Acredita que podem ser mentiras para vender mais umas peças. Mas em muitos casos é verdade.
ResponderEliminarhomem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt