segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Move like Jagger

Há pessoas que carregam um fardo com elas desde sempre. Ou porque têm um gémeo e vão ter que ouvir toda a vida - "ohh são iguais!!". Ou porque têm determinado nome ou apelido que será sempre dado a trocadilhos - "Julieta? E onde anda o teu Romeu?", ou ainda "Chamas-te Adão? E já encontraste a tua Eva?". Ou porque têm certa característica de nascença que é dada a comentários -"esta madeixa branca é natural?". Ou porque são da família de alguém conhecido -"diz-me: como é ser sobrinha dum Ministro?". Ou porque... são parecidos com alguém famoso. São cópias de carne de osso. Já conheci alguns duns primeiros casos. E vivenciei de perto o que era estar constantemente a receber os mesmos comentários, até ao ponto em que as palavras perderam todo o significado e a resposta sai sempre mecanizada e com um sorriso forçado, tal é o cansaço de ouvir sempre o mesmo.

Estas férias, no entanto, conheci finalmente um exemplar do último caso - um sósia de alguém famoso. E, sem pensar duas vezes, dei por mim a fazer o mesmo que toooooda a gente faz - a comentar também, como se tivesse sido a primeira pessoa a descobri-lo.
- Já alguém lhe disse que é extremamente parecido com o Mick Jagger?
- Ohh! That's the story of my life! [notem bem a resposta pronta, e na língua materna do sósia]
- A sério?
- Yes! Nem imagina as vezes que me dizem isso...
- Mas a sua mãe tem alguma coisa a dizer sobre isso? É possível que...?
- Ahahah! [gargalhadas teatrais] Não, a minha mãe sempre viveu em Portugal e nunca conheceu o Mick [reparem na familiaridade - "Mick", sem mais]. Mas sabe... Uma vez estava a jantar em casa duns amigos, em Londres. E calhou de o Mick estar também nesse jantar. A dada altura, não resisti e fui falar com ele. Disse-lhe "You know... everyone in Portugal says that we are very similar".
- E então??
- E ele ficou mais sério. Fitou-me. De cima abaixo. E respondeu-me "well... I can see why..." Depois acrescentou, muito solene "Now please tell me: who's your mother?". Ahahah!
- Ahah. [ri-me também, mas confesso que senti que estava a assistir a uma peça de teatro já apresentada vezes sem conta]
Na noite seguinte, lá o vimos novamente muito compenetrado a dançar, sozinho, talvez à espera que o abordassem mais uma vez com aquele comentário. Comentário esse que o surpreendia tanto quanto a sua cara de surpresa, estudada anos a fio em frente ao espelho, permitia demonstrar: zero. Essa era a história da vida dele. E parecia já habituado a vivê-la assim.

Há pessoas que carregam um fardo com elas desde sempre. E para sempre. E acabam por habituar-se a ouvir o mesmo toda a vida, qual banda sonora riscada, sempre em "repeat". Felizmente, quanto a mim -à excepção duma personagem dos Morangos, mas só durou uma temporada, felizmente - nunca me associaram a ninguém. Também não tenho irmã gémea. Não tenho nome próprio dado a trocadilhos. Não tenho características de nascença dadas a comentários. Ou familiares conhecidos. E ainda bem...

E vocês, inserem-se nalguma destas características? Há algum comentário que tenham que ouvir toda a vida, constantemente?

13 comentários:

  1. Eu tenho algumas pessoas que me conhecem pessoalmente que, por causa do meu nick de blog, me estão sempre a perguntar se o meu sabre funciona. LOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o que respondes? Já tens uma resposta preparada, de certeza... ;)

      Eliminar
    2. Já. Digo que o meu sabre só funciona se estiver nas mãos certas :P

      Eliminar
  2. Joana Fevereiro12:09

    Associado ao meu apelido vem a "piadola" de sempre: "Ah, e então quando chega a Março?" Há dias em que apetece responder torto lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que falta de originalidade Joana. Ao menos podiam perguntar quando é que chegas à próxima estação :P

      Eliminar
  3. Eu e o meu namorado somos bastante parecidos, então já por algumas vezes nos perguntaram se éramos irmãos! Ficam escandalizados quando dizemos que não. Eu acho que pensam que é uma relação de incesto! (Mas garanto que não). :P

    ResponderEliminar
  4. Nenhum dos que referiu mas todos estes:
    "Ai, pareces muito mais nova! Ainda pareces uma menina novinha!" - repara-se que tenho 18 anos e é comum darem-me 12!!! -.-
    "A sério que ela é tua sobrinha? Podiam ser irmãs" - repare-se que sou 7 anos mais velha que a minha sobrinha uma vez que faço 16 anos de diferença da minha irmã mais velha.
    "Ai que és tão magrinha! Mas tu comes!?" - repare-se que sim, sou muito magra mas sim eu como e bem!

    ResponderEliminar
  5. o meu nome Rita Catita! Já me aconteceu de tudo, desde desligarem o telefone a pensar q estou a gozar, até me pedirem identificação porque não acreditam!

    ResponderEliminar
  6. Não me insiro em nenhuma das categorias mencionadas mas não sou portuguesa e vivo em Portugal desde os dois anos de idade (tenho 25). Sempre que conheço alguém, a conversa é a mesma:

    1º - não tens cara de portuguesa
    2º - de onde és?
    3º - falas muito bem português
    4º - ahhh pois.. já estás cá há muitos anos... já és mais portuguesa que outra coisa!
    Às vezes há um 5º ponto que é perguntarem-me de qual dos dois países gosto mais...:P

    É inevitável esta sequência de "small talk" e confesso que nem sempre há paciência...

    ResponderEliminar
  7. Filipa11:02

    "Ai andas em Direito? Então vais ser advogada né?"

    Aturo esta conversa há quatro anos e já estou pelos cabelos. Imagino se ela durasse a vida toda! Pesadelo!

    ResponderEliminar
  8. Quando ainda estava em Portugal, por diversas vezes me abordavam, maioritariamente em supermercados e centros comerciais, porque achavam que eu era a actriz Ana Guiomar. Principalmente numa fase em que, pelos vistos, tinhamos um corte de cabelo idêntico e ela usava óculos numa novela.
    Era difícil convencer as pessoas do contrário, porque diziam que até a voz era igual. Dali para a frente pensei que se mais alguém me abordasse dizia que sim e dava um autógrafo. Mas depois fui embora de Portugal :P

    ResponderEliminar
  9. Anónimo18:35

    Eu tenho uma irmã gémea :)
    Mas como não estamos muito tempo juntas, uma vez que ela vive no estrangeiro já não acontece com tanta frequencia!

    Mas quando vamos na rua há pessoas que comentam sempre "devem ser irmãs gemeas".

    Só já falta uma semana e meia para ela vir de ferias :)

    Yupiiiii

    ResponderEliminar
  10. Tenho algumas engracadas. Qd apareceu a penelope cruz comentaram que era parecida com ela, eu ficava toda contente porque a acho lindissima e a cara dela sempre me pareceu familiar, ate que um dia estava a ver fotos antigas e não que afinal a penelope é que é parecida, mas com a minha mãe. Só ha aquele desvio de uns 25 anos de diferença.
    O coméntario que tambem ouço muito (tenho 32 anos) é que nem 20 anos me davam... A este nem sei se gosto muito.
    Ja cheguei a estar na sala de espera do ginecologista e na altura com 25 anos e ter aquelas mulheres mais velhas a olharem de lado e mt provavelmente a fazerem uns quantos juízos de valor.. Mas aqui so me apetecia sorrir e dizer lhes que tinha 11 anos e ja andava a fazer o "pecado" :D ahaha

    ResponderEliminar