terça-feira, 20 de agosto de 2013

Kate, podemos ser amigas?

Querida Kate,

Catherine Middleton, Duquesa de Cambridge. Mais conhecida por Kate. Por isso, permite-me que te trate assim, ok? E desculpa-me a língua em que me dirijo a ti, mas aproveito desde já para avisar que tens ali um botão do lado direito (o que diz "Translate") que irá traduzir este texto para a tua língua materna, ok? Peço também desculpa pelo tom coloquial com que te trato - o tratamento por "tu", e sem "Altezas Reais" ou "V. Exa." para trás e para a frente -, mas somos da mesma idade e acho que não faria sentido, não é? Por isso, adiante... Kate... Kate, minha querida. Andava há que tempos para te escrever, mas o tempo foi passando e ia sempre adiando. Perdi a oportunidade de te felicitar pelo noivado. Pelo casamento. Pelo anúncio da gravidez. E, agora, pelo nascimento do pequeno George. Perdi todos esses felizes acontecimentos. Mas não estive ausente, não penses isso - assisti a todos estes acontecimentos da primeira fila! E por "primeira fila" deve entender-se que estive sempre à frente da televisão, das revistas ou até do computador a acompanhar cada passo que ias dando. E sempre te vi radiante, airosa, sorridente, simples e com a tua expressão de felicidade contagiante. Sempre pensei "ora aqui está alguém com que, à primeira vista, me identifico e de quem podia ser amiga". Criamos muitas fantasias deste lado, sabes? Não te conhecemos de lado nenhum, nunca fomos apresentadas, mas temos tendência a gerar uma percepção das pessoas com base em fotografias ou pequenos vídeos. E o mais engraçado é que mal te ouvi falar até hoje! Nem nunca li nada escrito por ti... Mesmo assim, concluí que sei como és, estou convencida que te tracei uma personalidade. Sou um pouco ridícula, pensarás tu. Mas que se há-de fazer? Convenci-me que te conhecia... E sabes que mais? Concluí que gosto da tua maneira de ser.

Ora, mas como te estava a dizer há pouco, fui sempre adiando o dia em que te escreveria esta carta. Até que ontem, ao deparar-me com as fotografias oficiais de apresentação do teu pequeno George, decidi que não podia esperar mais. Tu, Kate, não podias esperar mais. Tinhas que ler isto. E o que te quero dizer? Quero dizer-te, antes de mais, que adorei as fotografias. Adorei que tivesses escolhido o teu próprio pai para as tirar - e não um fotógrafo profissional conceituado, de renome. Adorei que se tivessem deitado na relva, tu, o William, o George e até os cães - Lupo e Tilly, um cocker spaniel e um golden retriever, duas raças tão comuns - de forma descontraída e sorridente, sem grandes formalismos. Dizem os entendidos que o lugar escolhido - os Jardins de Berkshire - fazem lembrar as fotografias do teu marido em bebé, com os pais Diana e Charles, nos longínquos jardins da Government House, em Auckland, Nova Zelândia. Feliz coincidência ou fonte de inspiração? Eu direi que não há coincidências...

Adorei também que tivesses escolhido um vestido de uma marca acessível - não muito conhecida em Portugal, mas que dá pelo nome de Seraphine, -  e que até pode ser comprado online aqui. O vestido custa a módica quantia de 46 libras (em euros, serão 53€) e faz-nos pensar que, afinal, todas nós podemos ter o look duma verdadeira princesa, pois ele está apenas a 46 libras de distância... Outro pormenor que gostei muito foi o facto de nem te teres dado ao trabalho de pintar as unhas. Não deves saber, mas também eu sou uma verdadeira adepta das unhas o mais naturais e práticas possível. E gostei de ver que nisso és como eu. Adorei também que, mais uma vez, mantivesses a maquilhagem sóbria, com destaque apenas para o eyeliner subtil dos olhos. Uma vez li que os maquilhavas assim, porque, quando conheceste o William, usavas dessa maneira e ele te elogiou bastante os olhos. Li que quiseste manter o estilo e continuar a maquilhar-te tu mesma, porque sabias que era assim que o William - agora teu marido e pai do teu filho - gostava. E que desculpa mais romântica e desconcertante que esta poderá haver? Adorei ainda as mangas dobradas do William, num toque de descontração que se assemelha a qualquer família num final dum dia de trabalho.

Sei que os críticos dizem que as fotos carecem de qualidade técnica; sei que criticaram o tratamento da luz; sei que não gostaram do facto de, numa das fotos, um cão ter o nariz cortado, mas... que se lixem os críticos, não é? A mim, conquistaram-me. Achei luminosas, gostei do registo de proximidade e do ar descontraída. Vê lá tu, Kate, que eu, que nunca fui muito dada a piqueniques, penso até já em partilhar uma toalha na relva com vocês, quando quiserem vir até Portugal. Gostas da ideia? É que gostava de vos convidar a vir cá passar uns dias, com o George. E tragam o Lupo e o Tilly, porque podem brincar com a minha cadela. Ofereço-vos desde já a minha casa. Venham todos, Kate. A sério... Levo-os a conhecer os recantos mais bonitos de Portugal. Tiramos umas fotografias. Trocamos uns vestidos entre nós, se a confiança chegar a tal. Secamos o cabelo uma à outra (quero saber que produtos usas para ter esse cabelo tão brilhante, dizes-me? Temos um corte e cor de cabelo parecido, mas o meu não tem esse brilho....). Esquecemos a manicura. Dás-me conselhos de maternidade. Falamos de viagens... Essas coisas. Combinado? Diz-me depois quando vêm, para preparar tudo. Sei que vão gostar!

Aguardo notícias tuas.

Beijos,
Tua amiga (se o quiseres) Pippa.

11 comentários:

  1. Francisco12:49

    Tens consciencia que estes dois sao mais produzidos e processados que um big mac nao tens? Nada disto 'e real..

    Acho especialmente hilariante quando o Principe William vem com a conversa que nao dorme nada por causa do bebe, haha. Pois realmente ele nao deve ter um exercito de criados no palacio de kensington onde os dois moram.

    Enfim, aparentemente este tipo de imagem funciona.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que seja tudo pensado ao pormenor, mas gosto deles... Parecem-me dois vizinhos do lado e não o futuro Rei e Rainha. Gosto disso.

      Eliminar
  2. O teu texto está giro, como sempre, mas diz-me que tens noção que toda aquela "ilusão do natural" é pensada ao mais infímo detalhe....

    jinhosssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho noção que é pensado. Mas pelo menos pensaram bem. ;)

      Eliminar
  3. Ah!Ah!Ah! Posso me colar a vocês na troca de vestidos?! :D

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito do texto e concordo contigo, também simpatizo imenso com eles! :)

    Com o que não simpatizo nada é com a atitude das pessoas hoje em dia, de destruir tudo o que é bom, o que parece diferente e natural com: é tudo fingido, é tudo pensado e artificial, nada disto é verdade etc etc...

    É assim com o novo papa (eu não sou católica e fiquei rendida ao senhor!), é assim com o William e a Kate e com muitas outras coisas... Tudo o que ousa ser diferente e melhor tem de ser fingido... e é tão triste quando passamos a encarar o mundo assim :(

    ResponderEliminar
  5. Só faltou dizer que até o nome da irmã já tens ;)

    ResponderEliminar
  6. Tens o nome da irmã dela. Vais bem lançada :)

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Eu também gosto deles e da Kate, 'da mesma forma que tu'!

    Gostei imento do texto!

    ResponderEliminar
  8. Senao nao lerem esta carta nao sabem o que perdem. Esta fantástica ; D

    ResponderEliminar