sexta-feira, 23 de agosto de 2013

"Os meus pais são os melhores cirurgiões do mundo"

A esta hora já todos devem saber que a Rita Pereira participou no novo programa da Tvi chamado "Dança com as Estrelas". Eu é que ando maluca com o "Game of Thrones" - e não tem havido televisão aqui em casa, na última semana e meia, para além da série -, por isso, ando a leste de todos os programas que têm passado na televisão. Mas uma amiga minha já me tinham falado numa certa dança da Rita, em que teria mostrado um corpo espectacular. Sim, porque nós mulheres perdemos mais tempo a comentar mulheres que homens, que se há-de fazer? Sabia da tal prestação, mas a verdade é que só decidi ver a dança após esta e ainda esta notícias do Correio da Manhã. E o que vi no vídeo da dança? Vi uma Rita Pereira cheia de "salero", com uns ares de Beyoncé, cheia de confiança. E foi impossível não gostar e não ficar a babar-me por um corpo igual. Se fez cirurgias? Nem pensei nisso. Gostei de a ver, e o resto não me interessou, nem estive a analisar pormenorizadamente. E acho, muito sinceramente, que tampouco interessou a mais alguém se fez ou não alguma cirurgia.

Só depois destas rápidas considerações - e de ter ido limpar a baba - é que resolvi ver o vídeo que a Rita fez em resposta àquela primeira notícia das cirurgias. E fiquei mesmo desiludida. Pareceu-me ser uma oportunidade totalmente desperdiçada de brilhar e até de servir de exemplo às outras mulheres (a ser verdade que não fez qualquer retoque). Uma oportunidade tão desperdiçada... Porquê?
1. Porque vi uma Rita ansiosa, com uns risinhos nervosos, a falar aceleradamente, sem grande coerência ou piada.
2. Porque vi uma Rita demasiado preocupada em desmentir uma notícia tão inocente como esta da cirurgia, o que me fez logo pensar "então, e todas as notícias que saíram até hoje? Se não foram desmentidas, significa que foram todas verdade, correcto?".
3. Porque vi uma Rita tãaaaao repetitiva, a desperdiçar com repetições a ideia (até engraçada) de os-meus-pais-é-que-são-os-melhores-cirurgiões-do-mundo (a parte do "são professores" era escusada, por exemplo, só confundiu o discurso).
4. Porque vi uma Rita a desperdiçar a oportunidade de se tornar porta-estandarte duma vida saudável, com comentários que nada acrescentaram e que só caíram na redundância (por exemplo, não tem tempo para fazer uma cirurgia de duas horas, porque está a gravar, mas tem tempo para treinar afincadamente).
5. Porque vi uma Rita com ares de bairro (nem vou falar das argolas gigantes, porque é uma questão de estilo), a rir ironicamente, a gesticular exageradamente, a repetir-se (mandou não sei quantas vezes beijos aos pais), com perguntas para o ar, e mais risos despropositados no final.

A ser verdade que nunca fez qualquer cirurgia (que duvido, mas adiante...), a Rita tinha aqui uma oportunidade de ouro para servir de exemplo a todos aqueles que, como eu, têm tantas vezes preguiça de fazer desporto. A Rita tinha aqui uma oportunidade para nos incentivar, para nos demonstrar que o desporto compensa, que o esforço pode trazer frutos e que um estilo de vida saudável é tudo o que é necessário para garantir um corpo de sonho. O vídeo da Rita poderia ter sido utilizado por personal trainers por todo o país - "vêem? Este corpo consegue-se com suor e esforço. Toca a trabalhar!". O vídeo da Rita poderia ter sido utilizado por tantas jovens (e menos jovens) que precisam de motivação antes de sair para o ginásio, ou antes de fechar a boca e decidir não comer porcarias. A ser verdade que nunca fez qualquer cirurgia, a Rita poderia ter-nos inspirado a todos. Assim... Inspirou-me apenas a mim a escrever estas linhas. Eu disse que foi um desperdício...

5 comentários:

  1. Foi uma Rita em formato Fanny, por assim dizer...

    ResponderEliminar
  2. Realço o número cinco. Uma Rita com ares de bairro. A verdade é que nunca gostei dela, sou assim, que hei-de fazer, não gosto do ar dela. Mas coitada para ser ridícula não precisava de fazer este vídeo.

    (Eu sei que não é um crítica lá muito bem estruturada, mas que se há de fazer ao maldizer feminino!)

    www.meuqueridodiario.pt

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14:36

    Quando vi o vídeo a primeira coisa que pensei foi que a Rita fez aquilo num impulso: levantou-se da cama, viu as mensagens dos amigos, foi ver as notícias e... reagiu imediatamente, a quente, sem pensar. O vídeo demonstra isso mesmo: um discurso emotivo, com raiva da jornalista, sem qualquer preparação prévia, daí as inúmeras repetições de que falas e a ironia no tom de voz.
    Quanto ao corpo da rapariga, pode estar muito tonificado e muito em forma e etc e tal, e essa parte eu invejo, mas Deus me livre ter um rabiosque assim! Está um bocado "prateleira", não?...

    ResponderEliminar
  4. Sofia15:34

    Nunca gostei da Rita Pereira. Nunca achei que fosse boa atriz, e muito menos que fosse bonita. Tem sem dúvida um corpo de fazer inveja a muita gente (pessoalmente prefiro corpos menos robustos, mais para o magrinho) mas de cara acho-a estranha, estrábica, desinteressante. Mas toda a gente parece achar que a rapariga é linda de morrer e acho que grande parte do sucesso que tem como atriz vem dessa adoração geral que existe à volta dela e não das suas capacidades de representação.
    Contudo, não é por isso que não gosto dela. Isso já tem que ver com a forma como ela sempre se apresentou ao público, a maneira como fala sempre com um tom de superioridade e principalmente com a sensação que tenho de que há pouca coisa dentro daquela cabeça. Em relação à participação dela no "Dança com as estrelas" não me surpreende pois, para mim, ela está a fazer aquilo que sempre fez: usar a sua aparência para ganhar pontos (literalmente, neste caso), tentando fazer com que as pessoas não reparem tanto na sua dança um pouco desajeitada. Aquele momento em que ela dançou sozinha era totalmente desnecessário, até porque os outros participantes não tiveram essa oportunidade. Quanto ao vídeo em que ela responde à jornalista, percebo que ela esteja farta dessas notícias e achei piada à frase os-meus-pais-são-os-melhores-cirurgiões-do-mundo. Teve graça. Se é verdade ou não que fez plásticas, só a ela diz respeito.
    Apesar disto tudo, acho que ela é que sabe o que faz da vida dela, os jornalistas abusam imenso, já sabemos, e se ela não se importa de ser usada para subir audiências e gerar falatório ainda bem. Até porque me parece que isso vai continuar a acontecer nos próximos tempos.

    ResponderEliminar