quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Estas nossas madrugadas

Acabei ontem de ler o "Madrugada Suja", o novo romance do Miguel Sousa Tavares. Não tenho tido vontade de ler revistas do social e de "fofoquices", estas férias (falta de verdadeiras histórias, cheias de pormenores sórdidos?), por isso voltei-me para os livros. Depois do Mo Yan, andava bastante curiosa por ler este, que já sabia que estava num registo diferente, mais actual e crítico. Confirmou-se - o livro centra-se na vida de Filipe Madruga, actualmente Arquitecto Paisagista numa Câmara Municipal, e na sua família (é contado da perspectiva dele, do pai... e do pai, da mãe, do avô, da avó e até duma outra personagem com que se envolverá) e percorre vários anos. A política começa por ser apenas cenário e enquadramento histórico, mas por fim torna-se ela própria personagem central. Quem será o Dr Luís Morais fora destas páginas? Haverá assim tantas Câmaras Municipais como a de Riogrande? Qual será o Partido Liberal entre nós? Quantos almoços com envelopes recheados de notas a passar debaixo dos garfos haverá? Haverá muitos Comendadores e Joões Diogos?
- Estão cinco mil contos. Não chega para se começar a sentir doente?, foi das minhas frases preferidas.

Aconselho. E dêem-me por favor os vossos palpites a estas respostas no fim,  principalmente quanto ao nosso "Luís Morais" real, ok?

3 comentários:

  1. Por acaso já tive para o encomendar da última vez que fiz uma encomenda na Wook e depois não o fiz, tenho em casa mais de 30 livros para ler e nas férias não posso levar nem um, mas quando chegar em Setembro vou ler como se não houvesse amanhã e esse está na lista.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo23:36

    Riogrande = Rio Maior ?
    Odemar = Odemira ?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo23:36

    Riogrande = Rio Maior ?
    Odemar = Odemira ?

    ResponderEliminar