sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Tenho sonhos para dar e vender*

Estava a ler este texto sobre a (surpreendente, no mínimo!) possibilidade de o Ben Stiller vir a ser nomeado para os Oscars e decidi ir espreitar o trailer do seu próximo filme "The secret life of Walter Mitty". O trailer é apelativo, tem uma óptima fotografia, apresenta-nos um Ben Stiller que parece mais maduro e contido (finalmente, já não havia paciência para tantas caretas), e realmente despertou-me a curiosidade para o ver. Lá terei que esperar até ao final do ano.

No entanto, aquilo que me deixou mais a pensar nem foi isto do Ben Stiller, até porque nem conheço o rapaz de lado nenhum, e - apesar de embirrar com ele -, só lhe desejo o melhor (se é que se pode desejar o melhor a um desconhecido). O que me deixou a pensar foi a mensagem que retirei dali, sobre pessoas que vivem afogadas em sonhos, a querer fazer isto e aquilo, a sonhar com esta viagem, em conhecer determinado sítio; a sonhar com o dia em que vão poder ousar, avançar, fazer. Pessoas, em resumo, que vivem cheias de sonhos, mas que não avançam pelo medos e pelos "se". Pessoas que constroem muros à sua volta e não se permitem ser felizes... Até ao dia. Quando o dia chega, deixam tudo para trás, esquecem medos e dúvidas e apenas vão. Vão realizar tudo aquilo que sempre existiu apenas nas suas cabeças.

E a verdade é que escrevo isto, porque às vezes tenho medo de ser eu própria uma dessas pessoas cheias de hesitações. Tenho mesmo. Mas preciso de sentir esse medo para saltar. Avançar. Sempre que tenho medo de estar parada, dou um passo. Foi assim com este blog, por exemplo. Adorava escrever, mas nunca o fazia, por isso tinha medo de acabar por morrer sem ter escrito uma linha. Avancei e comecei para aqui a debitar umas parvoíces. É assim com as férias que vou marcando. Quando começo a achar que existe a possibilidade de morrer sem conhecer determinado sítio, encho-me de força, perco o amor ao dinheiro, e marco. E vai sendo assim com quase tudo. O medo de morrer sem ter experimentado isto ou aquilo faz-me sempre dar o passo em frente. Por isso, como explicar que, de cada vez que vejo um filme destes (neste caso, apenas o trailer), por exemplo, me dê esta vontade de pegar numa mochila gigante e na máquina fotográfica, e ir viajar mundo fora? Parece que ainda tenho tanto, tanto para viver... Sou só eu assim? Sempre com esta angústia de não viver tudo enquanto é tempo? Sou só eu que tenho medo que o tempo não chegue para realizar todos os meus sonhos? Tenho quase a certeza que não.

*E vendo baratinho, que isto com a crise...

5 comentários:

  1. andreia19:06

    Junto-me a ti..mas há coisas que já percebi que nao valemuito a pena estar a matar cabeça a sonhar...a vida, as ocasiões fazem por fazer acontecer aquilo que sempre quisemos. Eu sempre planeei muito, idealizei bastante...mas quando normalmente fazia uma pausa e não pensava os sonhos aconteciam...e o sabor era perfeito!! Como agora...semprei ambicionei fazer hiper mega festa quando fizesse 30 anos...a verdade é qur é aquele aniversario que NUNCA vou esquecer! Descobrimos que estava grávida e por isso como estava no inicio da gravidez nao pude viajar para Portugal para celebrar com amigos! Aquilo que andei uns aninhos a imaginar como seria a festa dos 30...foi um acontecimento de perfeito amor e felicidade! E um sonho realizado :)

    ResponderEliminar
  2. Mais um para o clube!
    Também tenho sonhos para dar e vender e tenho pressa! Quero concretizá-los! :)

    Quanto ao filme, vou espreitar!

    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  3. Sou uma pessoas cheia de sonhos, mas de facto tenho alguns receios em concretiza-los...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo16:59

    Não és a única, eu sou exactamente assim. sempre que fecho os olhos imagino grandes sonhos, grandes planos, grandes cenários, mas quando acordo... não fiz absolutamente nada, não arrisquei absolutamente nada...As pessoas dizem-me que tudo o que faço é sempre muito seguro, tudo muito calculado,..
    Mas pergunto-me, será que é mesmo "até ao dia?", eu espero que sim, mas tenho sérias dúvidas. Também tenho medo de morrer sem fazer um monte de coisas, e ainda para mais , tendo agora um exemplo de um familiar que morreu de repente ainda cheio de planos para o futuro. E eu quero mudar, digo a mim mesma para fazer qualquer coisa, mas quando tento, nada muda...
    No dia em q perceberes qual o grande segredo disto tudo, partilha! até lá, vou continuar a ler-te! Obrigada pela reflexão.

    ResponderEliminar
  5. Costumo dizer que senao precisasse de trabalhar para pagar contas seria mais feliz. Mas falta de tempo e dinheiro limitam o nosso poder ate de sonhar, pq as vzs ja nem pensamos porque nao irá mesmo acontecer. Com 15 anos queria mudar o mundo. Aos 32, mudo o sofa de lugar e chega...

    ResponderEliminar