sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Acho que me convenceram.

post de hoje é sobre séries de televisão. E a propósito do tema, há uma história que me vem muitas vezes à memória e que marcou, em simultâneo, o início da minha actual relação. Ali entre 2007 e 2008, eu (e mais alguns milhares de mulheres?) andava completamente fascinada com a Grey's Anatomy, e acima de tudo com a relação entre a Meredith e o McDreamy (quantas de nós não lhe sussurrámos: "esquece essa depressiva indecisa, escolhe-me a mim!!"?). E andava tão fascinada que tinha até o tema da série como toque de telemóvel, e tinha o cuidado de não combinar nada em dia de episódio novo. Tão fascinada que sonhava encontrar - também eu - o meu McDreamy, já que este estava ali do outro lado do mundo agarrado àquela miúda sem sal, sem expressão e sem o mínimo de piada ("o que é viste nela?", perguntava-lhe a cada episódio... sem resposta).

Por outro lado, no final de 2007 e início de 2008 era solteira e boa rapariga. Solteira e decidida a só avançar com alguém se decidisse que era "o tal". Solteira e decidida a viver uma história de amor típica de filme. Tinha que encontrar alguém com os olhos e o cabelo dum McDreamy, o corpo dum Brad Pitt, a voz dum Caleb Followill, o sentido de humor dum Jerry Seinfeld, a inteligência dum Stephen Hawking, e por aí adiante... Nada exigente, portanto. Nesses entretantos, um certo amigo (de há muito) andava a tentar combinar alguma coisa, mas acontecia que o convite coincidia quase sempre com o dia em que a série passava. Andávamos mesmo desencontrados. Até que um dia, recebo uma mensagem no telemóvel que diz apenas "vai à caixa do correio". Assim fiz. O que encontro? Uma caixa com os episódios todos da "minha" série. E um cartão - "vê lá se despachas a porcaria da série de uma vez por todas para não teres mais desculpas para me dar". Escusado será dizer onde acabou esta história: eu despachei os episódios todos em dois dias e fui então ter com aquele que revelou ser o meu McDreamy de carne de osso.

Ficámos juntos, como se percebeu, e algo que sempre esteve praticamente subentendido foi que não veríamos essa maldita série juntos - ele tem uma aversão qualquer à série, não sei bem porquê. Assim, as séries que fomos vendo em conjunto nunca foram muitas, e pouco variou entre Modern Family, How I met your motherThe Middle e ainda o Sex and the city. Nestas férias, no entanto, quis saber, junto dos meus casais de amigos, que séries é que viam eles em conjunto, pois tenho a nítida sensação que sempre insisti para que víssemos séries mais "de mulheres". E achei interessante que uma resposta coincidiu em dois casais, e com o mesmo incontido entusiasmo: "Game of Thrones" (!!), disseram. Mais: um amigo nosso não largou nunca um dos livros da saga na praia... Quis saber mais, quis perceber o entusiasmo e fui pesquisar: encontrei um reino de fantasia, dragões, mortos-vivos, irmãos gémeos que se envolvem sexualmente, lutas pelo poder, pessoas decapitadas, lutas, mais fantasia. Pensei "isto não é para mim, gosto de séries reais e com sentido de humor". Mas algo me deixou a pensar. E esse algo foi a nota de 9,4 dada no site do Imdb. Repito: nove vírgula quatro! Tudo bem que podem ser só fanáticos a votar, mas mesmo assim é uma nota considerável... Li ainda sobre o sucesso dos livros e da série. Sobre o orçamento milionário. Li as críticas a comparar com o Senhor dos Anéis, e a dar clara vantagem a esta nova série...

Conclusão: pensei de mim para mim que, enquanto fã assumida da saga Star Wars e das histórias do Tolkien, deveria dar uma oportunidade a esta nova série. E vi ontem. Só um episódio?, perguntam vocês. Três. Tive que ver três seguidos. Cada episódio tem quase uma hora, mas passa a correr e é viciante. Adormeci às três da manhã. E acho que já percebi algum do fascínio em torno da série. Alguém segue? Vale a pena continuar a ver?

18 comentários:

  1. A melhor série em muito tempo. Game of Thrones não falha, nem desilude ;) Continua!
    Logo na primeira temporada tens muito evento surpreendente, mas não pára por aí!

    ResponderEliminar
  2. eu não sigo mas toda a gente diz que é espectacular. Tb tenho de começar a ver!

    ResponderEliminar
  3. É muito boa. Confesso que devido ao facto de alguns episódios cá em casa estarem sem legendas e ao sono causado pela recém maternidade, saltei quase uma temporada inteira, e mesmo assim delirei com o fim da última.

    Também recomendo vivamente o Homeland. Essa sim, até me tira o sono.

    ResponderEliminar
  4. Eu não vejo muitas séries, mas essa já vi também com o namorado, já vimos as 3 temporadas e agora queria ler os livros :)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:50

    Eu já vi as temporadas q deram, agora leio os livros :)
    Silvia

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente, vale muito a pena continuares a ver a série!! A série é muito boa mas os livros são ainda melhores. Já vou no 8º e não paro de ser surpreendida :) Ao início não ligava muito a esta "febre" de Game of Thrones porque pensava que era apenas mais uma série de guerra. Não podia estar mais enganada. Como os personagens costumam dizer, algumas guerras ganham-se com espadas, outras com penas e corvos.. ;)

    ResponderEliminar
  7. Veja, vale mesmo a pena! E não sei se gosta de ler mas os livros são fantásticos também! Imaginar aquele mundo na nossa cabeça é qualquer coisa e com os livros ainda se vai convencer que a Guerra dos Tronos não trata totalmente uma mera fantasia... Vai aperceber-se que muita coisa pode ser transportada para o mundo real, principalmente para a altura da Idade Média.

    ResponderEliminar
  8. Melhor série de sempre, pois está sempre a surpreender :) E olha que vejo cerca de 10 séries diferentes (Grey's Anatomy, Suits, Revenge, NCIS: LA, Good Wife, Nikita, ...) por isso sei bem do que falo :) O único "problema" de Game of Thrones é só regressar em 2014 eheh :)

    ResponderEliminar
  9. Em conjunto também vemos Modern Family e agora andamos um pouco viciados em The Big Bang Theory, a única série em que sou eu a explicar-lhe algumas piadas (sim, é muito geek!). Também víamos The Event, até que acabou precocemente.
    Sozinho, vejo Breaking Bad, e é a melhor série que já vi.

    ResponderEliminar
  10. Game of Thrones é muito muito bom mesmo, continua! E prepara-te para os episódios 9 de cada temporada! They will blow your mind :p

    ResponderEliminar
  11. Anónimo18:02

    Vê Game of Thrones, não te vais mesmo arrepender! Vais adorar. Aconselho também Breaking Bad e Dexter!

    ResponderEliminar
  12. Game of Thrones é muito, muito boa. Também fiquei com vontade de ler os livros logo depois da primeira temporada. Mas ATENÇÃO: faças o que fizeres, não andes pelos fóruns da série no IMDb, nem noutro sítio qualquer, e evita falar dela com pessoas que já viram. A sério. A imprevisibilidade da história é um dos seus melhores atributos!

    ResponderEliminar
  13. Eu tinha um ''conflito interior'' com uma das personagens da série por isso insistia em não ver. Até que me convenceram. Vi as três temporadas em menos de uma semana. Só num dia vi 7 episódios!
    Para mim, sem dúvida que é a melhor série que foi feita até hoje!

    ResponderEliminar
  14. Já estou na terceira temporada!
    É uma série viciante!
    Adoro!

    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Poderia ter sido eu a escrever essa ultima parte do post... Vi as duas primeiras series em dois dias :) Continua a ver que nao te vais desiludir, muito pelo contrario...

    ResponderEliminar
  16. Adoro a série! Amo os livros!
    Uma prova de que a série é uma inteligente e extremamente bem feita reprodução do conteúdo dos livros é as conversas que tenho com amigos que nunca leram os livros. Posso ter uma conversa de igual para igual sobre cada detalhe do que acontece na série. :D

    Aconselho a ler os livros porque são do melhor. Muito diferente do que estamos habituados a ler.

    - Martin constroi personagens tão reais e vivos. São muito bem construídos. Não existe o tipico bom e mau da história. Aquela fábula de que o bem vence o mal e seremos felizes para sempre não existe.
    Nada é o que parece, e somos surpreendidos a cada página. R.R. Martin.

    Os livros, assim como a série mostram toda a sensualidade e poder da persuasão feminina. Diferentemente do que estamos acostumados a ver em livros de História, nos quais a mulher é apenas um adereço, George Martin parece querer mostrar uma nova mulher, inserida numa época de poucos recursos e direitos para a sociedade feminina.
    As mulheres de Game of Thrones dão força e vida à história E, indirectamente, elas induzem ou manipulam seus reinos e homens a fazerem aquilo que elas acham que é o certo, e aquilo que crêem ser o melhor para elas.

    Desculpa o texto ter ficado grande mas adoro as Crônicas de Gelo e Fogo de R.R.Martin :D

    ResponderEliminar
  17. Também era assim em relação à Anatomia de Grey, viciada, a ponto de nunca combinar nada às 5ªfeiras e chegar a desligar o telemóvel para não ser interrompida durante o episódio. Actualmente continuo a ver a Anatomia, mas confesso que de temporada para temporada o entusiasmo não é o mesmo. A serie foi perdendo carisma e por vezes é demasiado previsível. As emoções fortes que haviam em cada temporada foram completamente esquecidas nesta ultima... achei apenas histórinhas.

    No entanto, achei que depois de Sex and the City e Grey's Anatomy, não me haveria de viciar noutra série. Que evaria as coisas com "calma"... ia vendo um ou outro episódio sem entrar em histeria e tentando apenas ver quando desse na tv.

    Não podia estar mais enganada...

    O Game of Thrones arrebatou-me por completo. Depois de ouvir o burburim em torno da série, lá me emprestaram a 1ªtemporada completa (que eu achei que ia demorar umas boas semanas de entretem). Em 3 dias estava a 1ªtemporada toda vista e ansiava por mais!!! Bastou mais 1 semana e la meti em dia a 2ªtemporada.

    Fiquei nervosa com o ultimo episódio da 2ª temporada, apenas porque sabia que ainda não me tinham emprestado a 3ª e eu já não conseguia lidar com a ansiedade de ter de esperar.

    Grande série!!!!

    ResponderEliminar
  18. Dani*15:39

    Série completamente viciante!
    Continua, vale muitoo a pena! :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar