sexta-feira, 30 de agosto de 2013

O piropo e o assédio sexual

A acreditar nas notícias, encontra-se em discussão, no Bloco de Esquerda, a possibilidade de, futuramente, serem apresentadas propostas de alterações legislativas no sentido de "interditar esta forma de expressão" chamada piropo. Esta notícia suscitou-me curiosidade. É que, quando dentro dos limites do bom senso e da educação, acho que muitas vezes até sabe bem ouvir um "oh princesa" ou até um mais rústico "és toda boa". Os piropos ja fazem parte da cultura portuguesa e encontram-se muitas vezes verdadeiros poetas e românticos a habitar nos andaimes das obras, e não só. Já ouvi frases maravilhosas (dirigidas a mim ou dirigidas a outras mulheres), e dignas de entrar para os compêndios dedicados à matéria.

Mulheres que me lêem: um piropo pode fazer rir e alegrar-nos o dia mais cinzento, ou estou enganada? Sentem-se incomodadas com os piropos que ouvem na rua? Se sim, que tipo de piropos deveria então ser proibido?

8 comentários:

  1. Anónimo18:38

    Então não sabe tão bem ouvir um piropo bem formulado, (que não seja má educação e que nos faça rir baixinho) mas mostrar cara de más ao seu autor? Sinceramente, o BE está, como toda a gente, cansado da política sensaborona, e decidiu brindar-nos com algum humor ;) R.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que um piropo educado ou com sentido de humor não faz mal a ninguém... Desde que não sejam obscenos ou brejeiros. Acho que o piropo com que mais me ri até agora foi um 'ó estrela, queres cometa?'. É feio, mas é um trocadilho deveras interessante...

    ResponderEliminar
  3. BE está com um sentido de humor apurado, já me ri com anedotas mais fracas :)

    ResponderEliminar
  4. BE está com um sentido de humor apurado, já me ri com anedotas mais fracas :)

    ResponderEliminar
  5. Um Piropo bem educadoooo sabe bem, pois concertezaaaa!

    ResponderEliminar
  6. E eu que não me lembro de nenhum piropo que me tenha sido dirigido! Estou velha!

    ResponderEliminar
  7. No início deste verão ouvi um piropo...mas logo de seguida o colega fez questão de corrigir: "Oh princesa, tens de apanhar um solzinho nessas pernas que estão muito brancas!". Imaginam a minha cara de parva? Não que fosse mentira, mas era a última pessoa de quem esperava ouvir isso!hehe esses piropos é que deviam ser proibidos! ;)

    ResponderEliminar
  8. Já agradeci mentalmente a muitos homens por me fazerem sentir bonita naqueles dias em que ando com cara de zombie mas também há alturas em que o piropo me deixam desconfortável. Penso que tudo depende da quantidade de piropos que se recebe, do piropo em si, do humor com que acordamos e de quem manda o piropo :)

    ResponderEliminar