segunda-feira, 26 de agosto de 2013

E se, um dia, um desconhecido...?

...Te sugerir, sem mais nem menos, um mini "makeover"?

Pois bem... Ontem, sem que nada o fizesse prever, comecei a notar uns olhares estranhos no masculino a virem na minha direcção. Ok, não dum total desconhecido (como diz o título), mas duma pessoa recém-apresentada, o que acho que vai dar praticamente ao mesmo. Só que não eram aqueles olhares com um toque de galanteio que muitas vezes os homens lançam, sem sequer disfarçar, mas sim um olhar de dúvida ao melhor estilo algo-não-está-bem-ali. Senti-me a ser avaliada, mas com a certeza que a avaliação não estava a ser positiva. Não foi a melhor sensação do mundo, portanto. A dada altura, diz-me ele:"permita-me que lhe empreste estes óculos. [eram os tradicionais Aviator, da Ray-ban, eu própria tenho uns antigos em casa] Use estes em vez dos seus. Hmmm... Agora, sim". Perguntei se os meus tinham algo de errado. "Digamos que não lhe fazem justiça. Não os use mais". Guardei os meus óculos de sol adorados e estimados, ao estilo cat eye, e tentei fazer o sorriso mais rasgado que aquele ataque ao meu ego permitiu.

Vim para casa a pensar que realmente a moda feminina é, na maioria dos casos, feita para agradar apenas e só a nós, mulheres. Sei que o tema não é novidade, mas experimentem perguntar aos homens que quiserem se gostam de ver uma mulher com:
- óculos de sol com grandes armações ou um toque exótico;
- jumpsuits ou, em português, as jardineiras/ macacões;
- peças com corte masculino (calçado incluído);
- cabelos curtos;
- ombros pronunciados ou volumes em geral.
Aposto que vão receber, como resposta, um unânime "Nãaaaaao!!". De qualquer maneira, ignoramos esta resposta e continuamos convictas que a razão está do nosso lado, não é? Nós, mulheres, temos o gosto mais apurado. Temos a noção do chique, do que tem classe. Eles, por seu turno, são básicos e só querem ver o corpo da mulher em roupas justas e decotadas. Não têm noção de moda, por isso nem merecem ser ouvidos. Mas a resposta será assim tão simples, afinal...? Será que realmente estamos mais evoluídas que eles? Ou será que estamos a levar, isso sim, o conceito de moda para um patamar em que usamos roupa que nem sequer nos embeleza ou nos faz justiça?

5 comentários:

  1. daí o tão famoso blog "the man repeller". A Leandra Medine usa roupas que sabe que são um autêntico repelente para homens, mas para nós o resultado é o máximo!

    ResponderEliminar
  2. Eu confesso que sou um pouco assim mas sem extremos. Andou aí a moda das calcas de de gancho baixo (eu chamo as calças de fraldinha) e mesmo esta moda de sapatos ou roupa máscula. Eu nunca aderi pois achei que não fazia jus ao meu estilo e as xs nem me sentia à vontade com as peças. Mas por outro lado o meu cunhado é fan de moda a incentiva a minha irmã destas coisas. Já o meu namorado tudo que sai muito do normal torce o nariz. Depois até pode gostar. Resumindo como em tudo, cada um é diferente e as vezes limita-lo a géneros nem sempre é correcto. =)

    ResponderEliminar
  3. Detesto ver mulheres com óculos de sol grandes. É horrível. Mas vocês adoram, nada a fazer.

    Cabelo curto curtinho tipo pente 4 ou curto tipo Pink? Não gosto do primeiro, o segundo não fica bem a todas.

    jumpsuits só ficam bem a meia dúzia de mulheres portanto é melhor não arriscarem. ;)



    ResponderEliminar
  4. Amália Rodrigues, com os seus óculos característicos, foi uma visionária e lançou uma moda avant la lettre.

    Mas o pior, pior, resume-se a uma palavra:

    Crocs.

    ResponderEliminar
  5. Não acho que os homens sejam assim tão básicos em relação à roupa das mulheres. Acho, sim, que os homens básicos nunca passarão disso mesmo, de básicos, e durante a vida toda só quererão ver mamas e cus ao léu. Mas também acho que há homens mais sofisticados que prestam atenção a uma mulher bem vestida e que reparam na classe da roupa. Há para todos os gostos.

    ResponderEliminar