quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A pessoa mais sincera do mundo

A minha avó sempre foi das pessoas mais sinceras que conheci. No entanto, sempre foi tão optimista, tão alegre e positiva que mesmo a sua frase mais sincera nunca era polémica ou capaz de magoar alguém.
A minha avó sempre gostou de toda a gente, podia apenas comentar que determinada pessoa se vestia pior ou era mais gordinha (sempre teve um sentido estético super apurado), mas concentrava-se no lado positivo de cada pessoa que conhecia. Era, aliás, comum ouvi-la distribuir elogios ou palavras carinhosas.
Por isso, sempre que lhe pedia alguma opinião sabia que, mesmo que esta não fosse a melhor, me ia ser apresentada de forma suave, e que, se quisesse criticar algo, iria fazê-lo de forma construtiva. Isto até há uns meses... A verdade é que desde que teve o AVC, há uns meses, a sua personalidade ficou ligeiramente alterada. Este diálogo que a seguir reproduzo é um exemplo disso.
- Que tal a empregada nova, avó? É simpática?
- Simpática? Parece uma bruxa.
- Uma bruxa? O que é que tem de mal?
- Tudo. Não aprecio nada nela, nada.
(mudando de assunto) - Pronto, se é assim, não vale a pena falar nisso. Depois explicas-me melhor. Vamos concentrar-nos agora neste jantar. Estamos aqui todos juntos à mesa. É tão bom, não é?
- Nem por isso.
- Nem por isso? Então porquê?
- É que fala um aqui. Depois fala outro ali. Só vejo bocas a falar.
- Então era melhor estares sozinha em tua casa?
- Era, sim.
- Era melhor estares sozinha em casa, a falar para as paredes?
- Sim.
(risos. Que bofetada de luva branca. Apesar de tudo, acreditamos que a necessidade de solidão é algo temporário e acreditamos que não sente realmente isto. Rimo-nos, porque acreditamos que continua a mesma pessoa e que apenas a confusão de pensamentos a faz sentir-se perdida. Rimo-nos, porque sabemos que rapidamente a teremos de volta. Sem bruxas, sem demasiadas bocas a falar e sem preferir falar para as paredes. Tenho saudades tuas, avó.)

5 comentários:

  1. Sei o quanto a minha avó me faz falta, e por conta disso apeguei-me bastante à do N. As melhoras da Sr.ª tua avó :)
    (a verdade é que com a idade as pessoas vão ficando mais desbocadas)

    ResponderEliminar
  2. Senti saudades dos meus avós :(

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:33

    E eu da minha, que partiu quando eu estava no outro lado mundo... R.

    ResponderEliminar
  4. Vai ficar tudo melhor, é óptimo sinal que sinta vontade de estar sozinha... Quer dizer que a família não a larga :) **

    ResponderEliminar
  5. Sabes, como futura terapeuta da fala, não acredito que tenha sido a personalidade dela a ficar alterada. Especialmente com a saída de "só vejo bocas a falar", parece-me muito claro que tem sobretudo a ver com o facto de não ser fácil para ela entender o que as pessoas estão a dizer, e isso faz com que lhe pareça que estão todos a falar ao mesmo tempo.. Apoiem-na muito (como não tenho dúvidas que já façam) e foquem-se em ajudá-la com a linguagem, talvez melhore algo :)

    ResponderEliminar